Buscar

A Administração e seus pressupostos Ideológicos

Prévia do material em texto

A Administração e seus pressupostos Ideológicos
Simone David
“É um conjunto lógico, sistemático e coerente de representações (idéias e valores) e de normas ou regras (de conduta) que indicam ou prescrevem aos membros da sociedade o que devem e como devem pensar, valorizar, sentir e fazer”. MARILENA CHAUÍ
Ideologia
A ideologia da sociedade é um “princípio maior” que justifica e orienta a forma pela qual a sociedade se organiza e funciona: quem decide o quê, quem participa neste processo de decisão, quem controla, quem usufrui dos bens econômicos e sócio-culturais produzidos na e pela sociedade.
Sociedade X Ideologia
Para que possamos entender a Ideologia de uma sociedade, o que justifica a forma pela qual ela se organiza e funciona, necessitamos responder o que é o ser humano na sua essência para esta sociedade.
Do ponto de vista da Natureza Humana, o indivíduo poderá ser compreendido:
Os seres humanos e seu comportamento são determinados pelo meio externo, isto é, pelas condições sócio-econômicas e do contexto em que se encontram.
Ser Condicionado
Parte-se do princípio de que o ser humano é um ser pensante, portanto, desenvolve um processo cognitivo: percebe, armazena as informações, organiza-as e trabalha sobre elas em diferentes níveis de reflexão. 
Porém não se elimina aqui a possibilidade de fazê-lo Pensar, Sentir e Agir como a sociedade bem desejar.
Ser Inteligente
O indivíduo é capaz de pensar e tem vocação para a liberdade.
Vocação para a Liberdade quer dizer a capacidade de desenvolver a sua Consciência Crítica, ver a si próprio e ao mundo que o rodeia criticamente, SENDO CAPAZ DE TRASNSFORMÁ-LO, AO INVÉS DE SER APENAS TRANSFORMADO POR ELE. 
Ser Inteligente e Livre
POSITIVISTA LIBERAL : existência de uma elite pensante que define as atribuições para a grande massa, dominando a sociedade.
HUMANISTA RADICAL: caracteriza-se pelo pluralismo que se concretiza por meio de um jogo de forças dos vários grupos sociais. O poder é resultante de um intercâmbio de forças sócio-econômicas e políticas.
Tipos de Sociedade
Em função dos pressupostos da Natureza Humana, a Organização poderá adotar políticas fundamentadas em: 
Significa que os indivíduos deverão se submeter aos Objetivos, Valores e Metas das organizações, (vestir a camisa da empresa). 
Determinismo Sociológico
O indivíduo é um ser Inteligente, cuja inteligência deverá ser colocada a serviço da organização, sendo que tal organização definirá as características de seus membros: características físicas, psicológicas, culturais, sócio-políticas e religiosas. 
O Homem Organizacional
O ser humano é Inteligente e Livre. A interação do indivíduo com a organização é baseada na comunicação com bases na VERACIDADE, AUTENTICIDADE E JUSTIÇA.
A Abordagem da “Co-Responsabilidade e Autodeterminação”
AGUIAR. Maria Aparecida Ferreira de. A Administração e seus pressupostos ideológicos (p.21-37). In: Psicologia Aplicada à Administração: uma introdução à Psicologia Organizacional. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 1988. 
Referência

Continue navegando