Buscar

Orientações para uma boa dissertação

Prévia do material em texto

Orientações para uma boa dissertação 
Componente Curricular:
Redação e Comunicação
1. O texto deve ter autonomia, ou seja, deve ser compreendido pelo leitor; por isso é muito importante apresentar o tema logo no início da redação;
2. A dissertação deve respeitar a norma culta da Língua Portuguesa. Portanto, nada de gírias ou qualquer tipo de coloquialismo;
3. O vocabulário deve estar adequado ao tema;
4. A argumentação é parte vital de uma dissertação e deve ser construída através dos conhecimentos adquiridos e da leitura regular de livros, jornais e revistas.
 Título:
É a síntese precisa do texto;
Sugere o sentido do mesmo;
Desperta o interesse do leitor;
Estabelece vínculos com informações textuais e extratextuais;
Contribui para a orientação da conclusão.
1. A introdução – há várias formas de iniciar um texto; a melhor é aquela que prende de imediato a atenção do leitor. Ex.: “Educação”, você poderia começar com:
a) Uma declaração sucinta: “Sem educação é impossível pensar em desenvolvimento”.
b) Uma pergunta: “Até quando teremos jovens saindo da escola sem saber ler e escrever?
c) O ponto de vista alheio para contra-argumentar: “Há quem diga que a educação brasileira está bem encaminhada”.
d) Um fato histórico: “O Brasil esperou quatro séculos para ter sua primeira universidade”.
e) Uma citação de forma direta: “ A maior pobreza da educação não se encontra na escassez de recursos econômicos. Ela se encontra na pobreza de imaginação” ( Rubens Alves ).
f) Uma citação indireta: Rubem Alves diz num de seus livros que a maior pobreza da educação não está na falta de recursos, e sim, na falta de imaginação.
g) Uma frase de impacto: “Nossos índices educacionais estão entre os piores do mundo”.
2. O desenvolvimento: argumentos e comentários
Ao receber o tema, pense logo em dois ou três argumentos e anote-os para não esquecer; cada um deles servirá de base para os parágrafos de desenvolvimento;
É aconselhável não escrever os argumentos logo na introdução, o acúmulo de ideias pode travar o texto, deixando-o sem rumo preciso.
3. A conclusão – momento decisivo na construção de um texto.
O que esperar de uma conclusão?
 - Uma resposta ao ponto de vista exposto na introdução;
 - Um ou dois comentários sobre o que essa resposta provoca.
Veja algumas possibilidades de conclusão, usando como tema “o homem e o meio ambiente”:
Conclusão- síntese: “O homem precisa repensar sua relação com o meio em que vive. Se continuar depredando-o da forma como tem feito até agora, o futuro da humanidade estará ameaçado. Medidas preventivas devem ser colocadas em prática urgentemente para...”
Conclusão- solução: ”O estrago está feito, mas ainda é possível repará-lo. Planos diretores existem para isso. Eles são capazes de disciplinar o uso do solo e manter uma vigilância constante para sua execução...”
Conclusão-surpresa: “A guerra continua. Homem de um lado, meio ambiente de outro, sem possível entendimento, até que a vida se torne inviável e o mundo, um lugar inóspito”.
Conclusão-pergunta: ”Até quando o homem continuará agindo assim? Difícil responder. Enquanto ele não tomar consciência...”
Conclusão avaliativa: “Infelizmente, o homem ainda não tomou consciência do que está fazendo em relação ao meio em que vive. Se continuar a depredá-lo da forma como vem fazendo ...”
......................................................................................................................
 O tema e as oposições – todo tema encerra uma oposição, mesmo que ela não venha explícita. Nunca se precipite, começando a escrever o que lhe vier à cabeça. Reflita por um momento para amadurecer as ideias e pensar em quais seriam os dois lados da questão; assim a estrutura de sua redação virá naturalmente.
Outra orientação é fazer o plano do texto.

Continue navegando