Buscar

Condomínios Fechados e Significados das Ruas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Sociologia Urbana e da Violência
Leia a seguinte citação:
 “As favelas e os condomínios fechados vêm sendo usualmente associados à dualidade das formas de morar de pobres e ricos, respectivamente, na metrópole paulistana. As ocorrências desses assentamentos acontecem desde o início do século XX, no caso das favelas (desde os anos 1940, no caso das favelas paulistanas), e a partir dos anos 1970, no caso dos condomínios e loteamentos fechados”.
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BALTRUSIS, Nelson; D'OTTAVIANO, Maria Camila Loffredo. Ricos e pobres, cada qual em seu lugar: a desigualdade socioespacial na metrópole paulistana. Cad. CRH, Salvador, v. 22, n. 55, p. 135-149, abr. 2009. p. 135.
 De acordo com o livro-base Sociologia Urbana e da Violência, sobre os condomínios fechados, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Os condomínios fechados proporcionam que grupos heterogêneos compartilhem espaços de moradia e lazer.
	
	B
	Viver em condomínios fechados é também uma questão de status para a classe economicamente mais rica.
Você acertou!
Comentário: A alternativa B é a correta porque somente os grupos privilegiados tem acesso à essas moradias seguras e isoladas (livro-base, p. 110-111). A afirmação A está incorreta porque o termo correto seria homogêneo no lugar de heterogêneo (livro-base, p. 110 e 111). A alternativa C está incorreta porque o isolamento dos condomínios fechados tornou as ruas mais inseguras, o aumento da segurança ocorre na medida em que os espaços públicos são ocupados (livro-base, p.118). A alternativa D está incorreta porque os serviços estão sendo levados para áreas próximas aos condomínios fechados justamente para que os moradores não precisem sair de seu local de segurança para fazer compras, ir ao médico etc. (livro-base, p. 113). A alternativa E está incorreta porque também existem criminosos entre as classes mais ricas da população que vivem nos condomínios fechados (livro-base, p. 111).
	
	C
	A construção de condomínios fechados também tornou as ruas mais seguras devido à vigilância tecnológica.
	
	D
	Os condomínios fechados oferecem uma vida tranquila aos seus moradores, mas se encontram afastados da área de serviços da cidade, provocando um grande deslocamento diário dos moradores.
	
	E
	Os condomínios fechados oferecem segurança e não permitem a entrada de criminosos.
Questão 2/5 - Sociologia Urbana e da Violência
Atente para o fragmento abaixo:
 “Em seu plano específico, a cidade pode se apoderar das significações existentes, políticas, religiosas, filosóficas. Apodera-se delas para dizer, para expô-las pela via – ou pela voz – dos edifícios, dos monumentos, e também pelas ruas e praças, pelos vazios, pela teatralização espontânea dos encontros que nela se desenrolam, sem esquecer as festas, as cerimônias (com seus lugares qualificados e apropriados)”.
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LEFEBVRE, Henry. O direito à cidade. São Paulo: Centauro, 2001. p. 62
 Segundo as informações do excerto e de acordo com os conteúdos do livro-base Sociologia Urbana e da Violência, a rua, característica do espaço urbano, é o símbolo da modernidade. Assinale a alternativa correta quanto às mudanças e significados da rua:
Nota: 0.0
	
	A
	Desde o início da modernidade, a rua foi considerada um ambiente hostil devido às práticas violentas comuns que ocorrem no espaço público.
	
	B
	O espaço público é destinado para a passagem das pessoas e a permanência dos cidadãos é percebida como uma conduta inadequada e perigosa.
	
	C
	O grande volume de pessoas nas ruas prejudica a manutenção dos bens públicos.
	
	D
	As ruas proporcionam o convívio das pessoas com diferentes grupos sociais, por isso tem sido evitada pelas classes econômicas mais altas.
Comentário: A alternativa D é a correta, pois as classes mais altas têm evitado o espaço público se fechando em enclaves fortificados (livro-base, p. 119). De acordo com o livro-base (p. 114, 117 e 118), as alternativas A e B estão incorretas porque a rua é o espaço do convívio social onde “se aprende a resolver conflitos, criar laços e valorizar o que é de todos como sendo algo particular também. Essa compreensão e valorização é essencial para a manutenção da identidade cultural de um povo” (livro-base p. 117). A alternativa C está incorreta porque, para que haja manutenção dos espaços públicos, estes devem ser ocupados e valorizados pela população da cidade (livro-base, p.118). A alternativa E está incorreta pois o governo não combate o esvaziamento das ruas, um exemplo é a aprovação da construção de condomínios fechados e demais enclaves fortificados (livro-base, p. 118).
	
	E
	Alguns movimentos sociais das periferias têm ocupado alguns espaços públicos com o apoio governamental que incentiva práticas de ocupação.
Questão 3/5 - Sociologia Urbana e da Violência
Atente para o excerto de texto abaixo:
“O cenário urbano atual nos revela uma grande variedade de espaços, frutos do processo histórico e cultural ao qual as sociedades foram submetidas. [...] Nessa perspectiva, por um lado, o planejamento das cidades pode ser entendido como um sinal de desenvolvimento e progresso, pois carrega as ideias de valorização do ambiente público, preocupação com o bem-estar humano, respeito ambiental e integração de espaços e habitantes”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PANCETTI, Alessandra. Cidade planejada, cidade-global, cidade-modelo: qual é a sua capital?. ComCiência, Campinas, n. 118, 2010. <http://comciencia.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-76542010000400004&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 13 out. 2017.
Tendo em vista o extrato lido e os conteúdos do livro-base Sociologia Urbana e da Violência, marque a alternativa certa sobre o desenvolvimento de cidades planejadas:
Nota: 20.0
	
	A
	A construção de cidades planejadas impede que os problemas comuns das cidades não planejadas se desenvolvam nestas.
	
	B
	A harmonia e a sustentabilidade são ideais buscados na construção de cidades planejadas.
Você acertou!
Comentário: A alternativa B é a única correta porque o discurso do planejamento de cidades está pautado nestes ideais (livro-base, p. 104). O planejamento das cidades não impede que problemas semelhantes aos das demais cidades ocorram, inclusive, porque não tem controle do crescimento, por este motivo as alternativas A e E estão incorretas (livro-base, p. 104). As alternativas C e D estão erradas porque as cidades planejadas no Brasil apresentam problemas muito semelhantes aos das demais cidades e não se assemelham aos modelos de sustentabilidade europeus. Portanto as estratégias criadas e pensadas não foram eficazes para a construção das cidades no Brasil, principalmente por causa da enorme desigualdade social existente (livro-base, p. 104).
	
	C
	Mesmo com a desigualdade social, as cidades brasileiras planejadas se assemelham aos modelos de sustentabilidade atingidos em outros países.
	
	D
	Os modelos existentes no Brasil de cidades planejadas demonstram que é possível criar estratégias que enfrentam a realidade futura.
	
	E
	As cidades planejadas mantém um crescimento ordenado de sua população.
Questão 4/5 - Psicologia e Desenvolvimento Humano
Não há a possibilidade de o homem ser estudado fora do contexto em que se insere e que não se pode extrair qualquer comportamento humano, isolando-o como se existisse por si próprio.
LORENA, Angela B. (Org.). Psicologia Geral e Social. São Paulo: Pearson Educacion do Brasil, 2014.
 
Entendendo que há diversos fatores que envolvem a vida individual e coletiva dentro de uma cultura. Analise as afirmativas abaixo:
I -Agressividade: sociedades mais coletivas tendem a ser mais agressivas, visto que se preocupam com interesses que dizem respeito a todos.
II - Emoção: alguns autores afirmam que há algumas emoções básicas euniversais, como medo, raiva, repulsa, tristeza, surpresa e felicidade.
III - Sexualidade: diz respeito a aspectos biológicos, como os hormônios, mas também está relacionada a fatores sociais, recebendo influência da cultura sobre o que é mais ou menos estimulante.
Assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Apenas a afirmativa I está correta
	
	B
	Apenas a afirmativa II está correta
	
	C
	Apenas a afirmativa III está correta.
	
	D
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas
Você acertou!
Agressividade: a forma como cada cultura lida com a questão da agressão irá influenciar no comportamento dos indivíduos. Sociedades mais pacíficas tendem a valorizar mais o grupo e os interesses coletivos do que em sociedades mais individualistas, que tem como característica pensar mais em interesses particulares; Emoção: alguns autores afirmam que mesmo em culturas muito deferentes identificariam emoções básicas como felicidade, tristeza, raiva, surpresa, medo e repulsa; Sexualidade: podemos considerar que o sexo é uma necessidade biológica, para fins de reprodução e sobrevivência da espécie. Porém, os fatores culturais influenciam no comportamento sexual, tanto com relação às experiências quanto ao discurso social, ou seja, o que é moral, apropriado e agradável sentir prazer.
Questão 5/5 - Psicologia e Desenvolvimento Humano
Estão interessados na capacidade de o ser humano se desenvolver afetiva, cognitiva, moral e socialmente a partir da interação com o outro. Essa capacidade oferece ao homem a possibilidade de crescer em diversos âmbitos: o da inteligência, o 
afetivo-emocional, o ético, o social, o da utilização da linguagem, o da capacidade de amar, de trabalhar e, ainda, de modificar o meio em que vive.
LORENA, Angela B. (Org.). Psicologia Geral e Social. São Paulo: Pearson Educacion do Brasil, 2014.
 
De acordo com o texto-base sobre o desenvolvimento da subjetividade humana, analise as preposições abaixo:
I -O desenvolvimento da subjetividade é composto pelo desenvolvimento social e pelo desenvolvimento moral.
II- A família é fator essencial no processo de socialização.
III -O desenvolvimento moral é responsável pelo reconhecimento dos significados das relações sociais.
Assinale a resposta correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Apenas a afirmativa I está correta
	
	B
	Apenas a afirmativa II está corretaApenas a afirmativa II está correta
	
	C
	Apenas a afirmativa III está correta
	
	D
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas
Você acertou!
O desenvolvimento da subjetividade depende do desenvolvimento social e moral. O desenvolvimento social entende que a principal forma de socialização é a família, essa interação tem grande influência na subjetividade de cada um. Assim como os outros contatos que vão sendo estabelecidas ao longo da vida, como influências no período escolar e amizades que levam o sujeito a reconhecer os significados nos relacionamentos sociais

Continue navegando