A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
POLITICAS PUBLICAS

Pré-visualização | Página 1 de 2

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
	
	Atividade de avaliação à distância (AD)
Disciplina: Políticas Públicas
Curso: Turismo Virtual
Professor: Ednara Martins Schmitz
Nome do aluno: Suelen Freitas Piccinin
Data: 24/10/2012
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
ACOMPANHAMENTO DE UMA POLÍTICA PÚBLICA
A proposta desta atividade é que você com o domínio dos conhecimentos adquiridos em nossa disciplina possa se aproximar da realidade de seu município e conhecer o processo de construção de políticas públicas municipais. Para realização desta atividade siga os passos propostos a seguir: 
1º passo: Selecione uma Política Pública de seu interesse (saúde, educação, assistência, segurança pública, habitação, urbana, trabalho e renda, meio ambiente, agrária, ou por segmento: criança e adolescente, idoso, mulher, dentre outras).
2º passo: Faça um levantamento através de pesquisa bibliográfica, internet, documentos legais e site do governo federal para melhor compreender a organização da Política Pública selecionada.
3º passo: Agende um horário em seu município com o gestor responsável pela Secretaria que contempla a Política Pública que você escolheu para estudar ou com um técnico da área.
Conheça a dinâmica de trabalho, infraestrutura e processo de gestão da política. Para se orientar você poderá estabelecer o seguinte diálogo:
- Existe uma Secretaria ou órgão responsável pelo gerenciamento da Política Pública que você selecionou? 
- Como é organizado o Plano de Ação Plurianual (PPA) da Política Pública selecionada? Solicite o documento PPA para estudar.
- Qual é o orçamento previsto para a política pública selecionada (visualizar o valor previsto pela esfera municipal, estadual e federal).
- Quais os programas e projetos priorizados?
- Existe Conselho específico da Política Pública selecionada? Como é a relação do Conselho com a Secretaria, quem escolhe os representantes que compõem o Conselho, existe reconhecimento da importância da participação da representação da sociedade civil?
- Se for possível participe de uma reunião do Conselho e converse com o presidente ou um representante da sociedade civil que está na reunião para perceber o que ele acha de sua função de conselheiro.
4º passo: Com todo conhecimento, informações e experiência adquiridos através desta atividade produza um texto dissertativo de 1 (uma) a 2 (duas) laudas conforme orientações a seguir:
Elabore um texto dissertativo com sete parágrafos contendo: título, introdução, desenvolvimento, conclusão e referências.
1. No primeiro e segundo parágrafos apresente a introdução (descreva neste item a política pública que você selecionou e de que maneira realizou o estudo: levantamento em livros, artigos, internet, legislação, sites de governo, entrevista no município, observação participante). (2,5 pontos)
2. No terceiro e quarto parágrafos, apresente os resultados do levantamento realizado (destaque informações sobre: o que é a política pública selecionada e como ela se organiza, qual a legislação que a define como política pública, a importância desta política pública para a sociedade, porque ela deve ser bem gerenciada – que resultados devem gerar para a sociedade). (2,5 pontos)
3. No quinto e sexto parágrafos você poderá destacar os resultados de seu aprendizado construído através do contato direto com a realidade de seu município (o que percebeu em relação à organização do trabalho ligado a política pública selecionada? existe estrutura, plano, recursos, conselho estruturado? São priorizados recursos, de exemplos de ações previstas no plano de ação,) Como percebeu a participação da sociedade civil no planejamento e controle da política pública selecionada? (2,5 pontos)
4. No sétimo e oitavo parágrafo, apresente a conclusão abordando suas considerações sobre a experiência realizada. (2,5 pontos)
A linguagem utilizada deverá estar ortograficamente e gramaticalmente correta. Cite as fontes da pesquisa (acesse o PDF do livro didático): Trabalhos acadêmicos na Unisul: http://aplicacoes.unisul.br/pergamum/pdf/tau_2012.pdf e veja como realizar citações e referências.
Este artigo vai fazer uma análise sobre as políticas públicas para a Mulher, foram usadas pesquisas no site do governo federal e também entrevista via telefone com a Coordenadoria da Mulher da Prefeitura de Guarulhos.
A lei n.º 10.683, de 28 de maio de 2003, no artigo 22 define:
À Secretaria de Políticas para as Mulheres compete assessorar direta e imediatamente o Presidente da República na formulação, coordenação e articulação de políticas para as mulheres, bem como elaborar e implementar campanhas educativas e antidiscriminatórias de caráter nacional, elaborar o planejamento de gênero que contribua na ação do governo federal e demais esferas de governo, com vistas na promoção da igualdade, articular, promover e executar programas de cooperação com organismos nacionais e internacionais, públicos e privados, voltados à implementação de políticas para as mulheres, promover o acompanhamento da implementação de legislação de ação afirmativa e definição de ações públicas que visem ao cumprimento dos acordos, convenções e planos de ação assinados pelo Brasil, nos aspectos relativos à igualdade entre mulheres e homens e de combate à discriminação, tendo como estrutura básica o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, o Gabinete, a Secretaria-Executiva e até 3 (três) Secretarias. (Redação dada pela Lei nº 12.314, de 2010).
O Plano de Políticas Públicas para as Mulheres criado em 2007 é uma ferramenta de grande valor para as mulheres brasileiras. É um acordo federativo entre governos federais, estaduais e municipais para o auxílio às mulheres, no sentido de combater a violência, reduzir a desigualdade e preservar os direitos. 
No Brasil, é cada vez mais crescente o investimento em políticas públicas voltadas para a Mulher, adotando medidas para que contribuam para a autonomia financeira das mulheres como capacitação profissional e ampliando a Licença-maternidade de 4 para 6 meses. Porém muitos são os problemas enfrentados pelas mulheres no nosso país – violência sexual, psicológica, moral, patrimonial, cárcere privado e tráfico de mulheres. Diante disto, políticas públicas são de extrema importância para garantir o bem estar e até mesmo a vida das mulheres brasileiras. Um grande avanço foi a criação da Lei Maria da Penha de 7 de agosto de 2006 que veio para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, bem como a implantação do disque denúncia 180 onde casos de violências poderão ser relatados de forma anônima.
O município de Guarulhos aderiu ao Plano Nacional de Políticas Públicas para as Mulheres em 2007 e conta com a Coordenadoria da Mulher encabeçada por Hedy Maselli Cabrera de Almeida desde 2009. Tal coordenadoria cuida de jovens em vulnerabilidade social, gestantes e vítimas de discriminação e violência. Entre as ações, podemos destacar a Casa das Rosas, Margaridas e Beths – Centro de Referencia de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência Doméstica, contando com atividades voltadas à proteção física, psicológica, sexual e patrimonial dessas mulheres.
A CPM (Coordenadoria de Políticas para as Mulheres) destaca em suas ações promover a igualdade de gênero, contando com apoio de outras unidades administrativas da Prefeitura e também da sociedade civil. Estimula a participação dos munícipes de Guarulhos nos fóruns de governo. Faz parte do trabalho da CPM organizar atos públicos como os Meses Especiais de Gênero, celebrado em março – Mês da Mulher; a Semana da Lei Maria da Penha, realizada em agosto; a Semana da Não Violência contra a Mulher, realizada em Novembro em homenagem ao Dia Internacional de Não Violência contra a Mulher (25