Buscar

A IMPLEMENTAÇÃO DO NEOLIBERALISMO NO BRASIL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A IMPLEMENTAÇÃO DO NEOLIBERALISMO NO BRASIL
O Neoliberalismo foi um modelo de conceitos políticos e econômicos de finco capitalista que tem por objetivo a indução da não participação do estado na economia, ou seja, a extinção dos conceitos de economia planificada.
O Neoliberalismo surgiu após a crise que atingiu a economia mundial em 1973, que foi provocada pelo aumento excessivo no preço do petróleo. 
No Brasil, o Neoliberalismo surgiu no governo do ex-presidente Fernando Collor de Mello que deu continuidade com o governo de Fernando Henrique Cardoso.
Um dos principais motivos da implementação do neoliberalismo no Brasil, foi a crença de que este novo sistema econômico e político teria a capacidade de dar novos rumos ao processo de desenvolvimento econômico e social dos países. Nada mais eficaz, uma vez que o Brasil como Estado já teria passado por situações difíceis. Muitos estudiosos, esses conhecidos como defensores do neoliberalismo, defendem que este sistema é a fonte para transformar a economia em um contexto mais competitivo, capaz de proporcionar desenvolvimento tecnológico e por meio da concorrência, faz com que os preços e a inflação caiam. Resguardando o desenvolvimento tecnológico é que podemos lembrar dos conceitos referentes à globalização, que é um fator aliado também ao regime capitalista e que comumente realça as práticas políticas, econômicas e sociais para novos modelos de desenvolvimento. 
É a globalização hoje a responsável pela construção de uma nova economia de Estado. Na verdade, foi logo após a globalização que as práticas capitalistas ganharam forças, fazendo com que houvesse a inserção de novas empresas, essas de vinculo privado, fortalecendo assim o poder privado no Estado e caracterizando a não planificação da economia, ou seja, os conceitos neoliberais.
As noções de competitividade são que impulsionam o desenvolvimento, uma vez que neste momento é que surgem dois novos conceitos, chamados oferta e demanda. Demanda refere-se à quantidade de interessados em adquirir determinado produto, enquanto a oferta é a quantidade de produto ou serviço que é disponibilizado em mercado. É esse jogo entre oferta e demanda que dá vida às estas questões. 
Há ainda uma preocupação com a educação. Acredita-se que devido essa desconcentração do poder do Estado, a educação passa a ser um setor desqualificado, pois passa a ser descompromissado pelo mesmo. Na verdade, se tratando dos dias atuais, isso se torna verídico, aliás, o governo que é a parte que lidera um Estado, não está interessada em criar seres pensantes e sim seres alienados aos modelos de economia e política por eles impostos.
No tocante, não é fácil dizer se a implementação do neoliberalismo no Brasil é boa ou ruim. Pode-se dizer que por um momento foi válido, uma vez que foi afim de combater a crise provocada pelo aumento excessivo do petróleo, e que outrora, se tratando de um contexto atual, pode-se continuar esse sistema, mas no entanto deve-se compadecer de uma análise do real cenário econômico em que o país se encontra buscando saber se isto é mesmo um contexto que realmente trará mudanças significativas para o desenvolvimento do país enquanto Estado de economia capitalista. Essas mudanças além de serem econômicas, sociais e políticas, devem ser ainda, mais que tudo, culturais.

Outros materiais