Buscar

LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA Faça valer a pena SEÇAO 2.1

Prévia do material em texto

Faça valer a pena 2.1. 
01)Uma antiga e tradicional empresa de fabricação de relógios decidiu premiar seus dois funcionários mais antigos, que possuem 20 anos completos de serviços prestados. Para tanto, agraciou cada um com um relógio banhado a ouro. Os demais funcionários sentiram-se desprestigiados e exigiram do empregador o mesmo “presente”, alegando tratar-se, na verdade, gratificação por tempo de serviço. O Direito acolhe o desejo dos demais funcionários. Mesmo sendo uma gratificação por tempo o que não está bem definido, consistir apenas para os dois mais velhos e não para todos. Pagina 34 do livro.
02) Ademir Adoniram é funcionário aposentado de uma multinacional e um dos muitos que ainda estavam em atividade na empresa e que receberam proposta através de comunicado interno que, no período de seis meses, a empresa pagaria 20 salários para quem fosse aposentado e desejasse encerrar definitivamente as atividades na empresa, ou seja, ficar em casa e não retornar mais ao trabalho. Ele procurou seu advogado para pedir orientação. O empregador pode fazer tal pagamento? Não, pois esse tipo de acordo não está previsto por lei entre os tipos de rescisão de contrato de trabalho. 
3. Segundo o professor Sérgio Pinto Martins (2009, p. 212), remuneração é o conjunto de prestações recebidas habitualmente pelo empregado pela prestação de serviço, seja em dinheiro ou em utilidades, provenientes do empregador ou de terceiros, mas decorrentes do contrato de trabalho, de modo a satisfazer suas necessidades básicas e de sua família. Analisando o conceito acima, podemos afirmar sobre a remuneração que:
a) Compõe a remuneração, para todos os efeitos legais, além do salário devido e pago diretamente pelo empregador, como contraprestação do serviço, as gorjetas que receber.
b) Como a CLT cita apenas a gorjeta como contraprestação proveniente de terceiro (e parcela além do salário) significa que não existem outras modalidades de parcelas remuneratórias.
c) As comissões e gratificações, por exemplo, incorporam o salário, são espécies de remuneração, mas pagas somente em não pecúnia.
d) O 13º salário não é gratificação, é salário, pois é obrigatório por lei.
e) Nenhuma dessas alternativas está correta.
4. Entendemos que as gratificações são parcelas espontâneas pagas pelo empregador com o intuito de, entre outras, estimular o empregado ao trabalho e de reconhecer determinada condição pessoal ou coletiva. Nesse sentido, é correto afirmar que:
a) Se o funcionário receber gratificação por função de confiança, deverá recebê-la sempre, pois a quebra de confiança sobre sua pessoa implica necessariamente em demissão
b) Se o funcionário receber gratificação por função de confiança, deverá recebê-la sempre, mesmo após substituído dessa função ou dela simplesmente destituído.
c) Se o funcionário receber gratificação por função de confiança, essa gratificação incorporará ao salário após transcorridos 10 anos de efetivo exercício.
d) Se o funcionário receber gratificação por função de confiança, deverá recebê-la sempre se estiver incorporada ao salário, devendo, para tanto, permanecer na função.
e) Se o funcionário receber gratificação por função de confiança, não deverá recebê-la sempre, pois sua validade é de até 10 anos.
5) O Supermercado Tem de Tudo paga mensalmente aos seus funcionários que operam os caixas uma gratificação de 60 reais, geralmente utilizada para compensação de diferenças no fechamento, pois o troco em centavos nem sempre é fácil, pois faltam moedas em circulação. Não obstante a esta prática adotada, que faz parte do contrato de trabalho, aborrece Túlia Tulipa, porque todo mês sua diferença ultrapassa esse valor e abate-se a diferença de seu salário. Nesse caso:
I – O Supermercado age corretamente, pois a gratificação quebra de caixa tem esta finalidade de ajustar o fechamento de caixa. 
II – O Supermercado age incorretamente, pois a gratificação quebra de caixa deve ser usufruída pelo funcionário, caso contrário, não seria gratificação.
III – O Supermercado age corretamente, pois o zelo pelo correto fechamento do caixa é do funcionário e eventual prejuízo deverá ser por ele arcado.
IV – O Supermercado age incorretamente, pois eventual prejuízo do fechamento do caixa é de responsabilidade exclusiva do empregador, pois o empregado não pode assumir os riscos do empreendimento.
a) Estão corretos os enunciados I e II.
b) Estão corretos os enunciados II e III.
c) Estão corretos os enunciados III e IV.
d) Estão corretos os enunciados II e IV.
e) Estão corretos os enunciados I e III
6. Sobre as comissões, sua natureza é de contraprestação e decorre de desempenho ou resultado previamente definido como satisfatório pelo empregador. Sobre as comissões, avalie os enunciados a seguir.
I – Possui natureza jurídica de salário.
II – É pago de forma habitual ou periódica.
III – Seu valor poderá corresponder a um valor fixo ou a percentagem.
IV – É possível haver parcela fixa.
V – Não precisa ser previamente ajustada.
Está incorreto o que se afirma em:
a) I.
b) II.
c) III.
d) IV.
e) V
7. Sobre as parcelas sem natureza salarial, associe os conceitos aos institutos correspondentes e, a seguir, assinale a alternativa com a sequência correta.
(1) Abono PIS
(2) Ajuda de custo
(3) Diárias de viagem
(4) Participação nos lucros 
(1) Criado por lei, pode ser recebido nas Casas Lotéricas.
(3) Seu valor não pode superar 50% do valor do salário.
(2) Deve ser paga em caráter indenizatório.
(4) Regulada pela lei nº 10.101/00, seu pagamento pode ser anual.
a) 1 – 4 – 3 – 2 
b) 3 – 2 – 1 – 4 
c) 2 – 4 – 1 – 3 
d) 1 – 3 – 2 – 4
e) 4 – 2 – 3 – 1

Continue navegando