Buscar

Produção Textual

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
_____________________________________________
produção textual interdisciplinar em grupo:
Temática Interdisciplinar: Desenvolvimento de Pessoas na Organização
Teresópolis/RJ
2018
TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
__________________________________________
produção textual interdisciplinar em grupo:
Temática Interdisciplinar: Desenvolvimento de Pessoas na Organização
Produção Textual apresentada à Universidade Norte do Paraná – UNOPAR – como requisito para aprovação no Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos.
Orientador(es):
Teresópolis/RJ
2018
INTRODUÇÃO – Caracterização da Empresa
- Empresa: NOVA MEGA PÃO DE TERESOPOLIS PADARIA LTDA - ME
- Nome fantasia: Nova Mega Pão
- Localidade: Teresópolis/RJ
- CNPJ: 14.425.930/0001-00
- Atividade primária (CNAE): Padaria e confeitaria com predominância de revenda
- Fundação: 07/10/2011
- Endereço: Rua Waldir Barbosa Moreira, 62 – Centro – Teresópolis/RJ CEP: 25955-010
	
	
	
	
	
	
- Número de Colaboradores: 24 colaboradores, com todos os cargos incluídos. 
- Missão: Oferecer produtos e serviços de qualidade adequando-os às necessidades dos clientes, buscando um bom relacionamento com nossos colaboradores e fornecedores.
- Visão: Tornar-se referência no ramo de padaria e confeitaria no município de Teresópolis/RJ, com intenção de expandir a empresa pelo Município, com pelo menos mais quatro a cinco lojas distribuídas nos principais bairros.
- Valores e princípios:
a) Qualidade, variedade dos nossos produtos;
b) Atendimentos aos clientes de forma diferenciada;
c) Inovação e investimentos em tecnologia;
d) Respeito e valorização dos nossos colaboradores.
e) Respeito com o Meio Ambiente
- Cronograma da Empresa
- Breve histórico:
Desde a sua inauguração, em 2011, a NOVA MEGA PÃO DE TERESOPOLIS PADARIA permanece na rua Waldir Barbosa Moreira, centro da cidade. 
Logo nos primeiros anos de mercado, experimentamos um crescimento excepcional, que proporcionou investimentos constantes em estrutura física e operacional, sempre focada na produção de panificados: de pães tradicionais aos especiais além de confeitaria fina e seca.
Hoje, além dos serviços de panificação e uma extensa variedade de produtos, Nova Mega Pão oferece café da manhã, lanches, serviços de confeitaria, além de revenda de alguns produtos alimentícios.
A empresa trabalha com uma completa linha de produção própria, com destaque para os pães especiais feitos a partir de técnicas originais da França. A matéria-prima é de alta qualidade, além de nossos profissionais serem treinados e capacitados para manter sempre o padrão de qualidade.
O setor de produção conta com a área de pré-pesagem, onde todas as receitas são auditadas para seguirem o padrão adotado. A empresa oferece aos clientes atendimento personalizado na loja e via delivery. Aceitamos encomendas diversas e preparo de lanches para coffee break.
1 - OS ASPECTOS DE GESTÃO DE PESSOAS IDENTIFICADOS NA NOVA MEGA PÃO DE TERESÓPOLIS PADARIA LTDA - ME
Os Principais aspectos da gestão de pessoas da Nova Mega Pão são: Motivação; Comunicação; Trabalho em equipe; Conhecimento e competência; Treinamento e Desenvolvimento.
- Motivação: ´E necessário que as empresas reconheçam a necessidade de manter seus funcionários motivados para que possam obter sempre os melhores resultados, por isso é preciso que os colaboradores estejam sempre estimulados a crescer, a alcançar metas e criar novas condições, atingindo os objetivos da melhor forma possível. A motivação trata-se de forças propulsoras de cada colaborador e estão intimamente associadas à produtividade e desempenho, despertando o interesse dos dirigentes, desta forma, o crescimento da motivação para o trabalho se dá pela possibilidade de atender as expectativas da organização.
- Comunicação: Envolve participação de todas as partes, onde o retorno das informações é o feedback, essa relação acontece a todo momento, na vida e no cotidiano de todos. Dentro de uma empresa, a comunicação é fundamental, pois é através dela que o conhecimento pode ser adquirido e repassado e assim se tem a oportunidade de ter o livre acesso a expressão, oportunidade de amadurecer, de aprender, ensinar, desenvolver e melhorar. Se não houver comunicação efetiva e eficiente, não há desenvolvimento.
- Trabalho em equipe: O trabalho em equipe é algo essencial para que as empresas obtenham sucesso e alcance todos seus objetivos. A função de toda e qualquer liderança é trabalhar os pontos fracos e fortalecer os pontos fortes de sua equipe, para que assim todos saibam como trabalhar juntos e unidos com um só objetivo, mediante a qualquer situação que a empresa possa vim a enfrentar. O trabalho em equipe é um ponto fundamental para o sucesso da Nova Mega Pão.
- Competência e conhecimento: Competência é a capacidade de um indivíduo executar uma tarefa corretamente. A Gestão por Competências da empresa padroniza e integra todas as atividades de Gestão de pessoas baseado em competências que suportam os objetivos organizacionais.
- Treinamento e Desenvolvimento: O treinamento da Nova Mega Pão é voltado para a eficiência das pessoas no desempenho de suas atribuições. Atualmente é tido como peça-chave no processo de desenvolvimento empresarial.
Recursos Humanos na Empresa e Estruturação de cargos
O maior desafio do setor de Recursos Humanos (RH) é manter seus melhores profissionais. Esses profissionais precisam encontrar formas de manter o interesse do colaborador em trabalhar, para que o mesmo possa contribuir dentro ou acima das expectativas.
Portanto, a organização o departamento de RH da empresa foca na qualificação de seus profissionais para alcançar o maior número possível de clientes, oferecendo um serviço de qualidade. Afinal, com uma boa valorização, o colaborador passa a se empenhar cada vez mais em prol da empresa.
A empresa possui descrição de cargos, os quais podemos citar:
- Área Financeira – Administração Financeira.
- Área de Negócios – Setor comercial.
Forma de Remuneração praticada pela Empresa Nova Mega Pão
Na empresa Nova Mega Pão existem algumas formas de remuneração oferecidas aos funcionários. Existe o salário fixo de cada um dos funcionários, mas existem outras formas de compensação monetária atrelando fatores como atitudes, desempenho, entre outros com o valor percebido. Remuneração por resultados está diretamente vinculada ao desempenho. O desempenho individual, que pode ser recompensado por incentivos e prêmios e o desempenho a equipe podem ser reconhecidos através de remuneração por resultados. O objetivo principal da remuneração variável é de criar vínculos entre o desempenho e a recompensa, compartilhamento dos resultados da empresa e transformação do custo fixo em variável. 
Benefícios ofertados pela Empresa e a forma que a empresa avalia o nível de satisfação dos colaboradores com relação aos benefícios recebidos
Entende-se por benefícios aquelas facilidades, conveniências ou vantagens que um colaborador recebe da empresa, no sentido de causar estímulos para que estes se sintam mais motivados. Os benefícios da Nova Mega Pão são concedidos de forma monetária, ou seja, benefícios concedidos em dinheiro e comumente efetuados através de folha de pagamento, o que gera encargos sociais deles decorrentes. No município de Teresópolis, a empresa é cotada como umas das melhores empresas para se trabalhar, não apenas pelo salário satisfatório oferecido como também pelas recompensas acima descritas, e por outras vantagens oferecidas como vale alimentação, plano de saúde e seguro de vida.
Plano de Carreira da empresa e sua estrutura
A Nova Mega Pão tem um plano de carreira peculiar, uma vez que a empresa entende que o plano de carreira é o caminho mais rápido e seguro para chegar ao sucesso profissional, pois garante uma redução
de riscos e aumenta a produtividade, a qualidade dos serviços e ganhos financeiros. É fundamental afirmar que a empresa tem investido em equipes para fazer o plano de carreira junto com seus colaboradores. A empresa usa como principal forma a Remuneração Funcional: conhecida popularmente como Plano de Cargos e Salários é um dos sistemas de remuneração mais tradicionais, e mais usados nas empresas em geral. Um sistema de remuneração funcional é composto de: descrição de cargo, avaliação de cargos, faixas salariais, política para administração dos salários e pesquisa salarial.
Programa de Gestão por competência da Empresa
A empresa Nova Mega Pão possui um programa de gestão por competências onde a proposta é entender quais são as competências organizacionais mais críticas para o sucesso empresarial em termos profissionais para desenvolvê-las junto ao quadro de funcionários internos. Trata-se de uma metodologia de gestão moderna, focada nos negócios, no mercado atual e no desenvolvimento profissional constante e permanente.
Valorização da Aprendizagem e o Compartilhamento do Conhecimento (Gestão do Conhecimento) por parte da Empresa
Em um mundo globalizado e dinâmico, competitivo e interconectado e também cheio de dúvidas, presencia-se o momento em que o conhecimento e o aprendizado contínuo estão sendo altamente valorizados. Estamos vivendo um momento conhecido como a era do conhecimento. Sendo assim uma empresa que não valoriza a aprendizagem e não compartilha seus conhecimentos certamente estará abaixo dos níveis exigidos pelo mercado atual, o que evidentemente não é o caso da empresa Nova Mega Pão.
Na teoria, a gestão do conhecimento tem como objetivo estimular o trabalho intelectual em uma empresa. Para isso, recolhe informações e adota práticas que incentivam o desenvolvimento de novos conhecimentos desejáveis enquanto busca alcançar o progresso dos negócios.
Na prática, quando implementada, a gestão do conhecimento promove grandes benefícios, pois trabalha com o que o mercado atual mais exige de empreendedores e gestores: o conhecimento. 
As ações desenvolvidas pela empresa em relação à Gestão de Conhecimento se refere exatamente ao acompanhamento das constantes inovações sociais, institucionais, tecnológicas, organizacionais entre outras, uma vez que a informação e o conhecimento passaram a desempenhar um papel essencial e estratégico.
CAPÍTULO 2 - PROPOSTA DE INOVAÇÃO NA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS, AS AÇÕES A SEREM REALIZADAS E OS RESULTADOS PRETENDIDOS
A empresa deverá apostar no investimento em autoconhecimento do colaborador que a faz designar esforços para conhecer a si mesmo e a suas emoções. Descobrir as qualidades de seus profissionais, suas capacidades individuais, bem como seus defeitos e pontos que devem ser melhorados. Além disso, deve buscar constantemente as oportunidades para seu autodesenvolvimento.
Os gestores da empresa devem perceber e conhecer o mundo ao seu redor, lembrando-se sempre não apenas de sua equipe profissional, como também de seus clientes, o alvo desejado para o seu sucesso. Realizando tudo isso, as chances de sucesso da empresa aumentam consideravelmente. Dessa forma, observa-se, que a importância do autoconhecimento profissional é, acima de tudo, acreditar que é possível alcançar aquela etapa tão desejada. É entender que o maior e único responsável pela sua carreira é você mesmo.
É por isso que cada indivíduo precisa descobrir quais são seus pontos positivos e também negativos, para que se possa sempre buscar a primazia. A perfeição pode não ser alcançada em 100%, mas deve ser sempre pretendida, pois só alcança o sucesso empresarial quem pensa alto, quem não tem medo de errar, quem arrisca. E para isso, é preciso ousadia e coragem. Quando a empresa possui uma equipe de gestores e profissionais qualificados que buscam acima de tudo a satisfação maior de seus clientes, dá um grande passo para o sucesso. 
Resumindo, o profissional deve estar sempre aprimorando suas habilidades e competências para contribuir cada vez mais e melhor dentro de sua empresa.
A busca pela potencialização e otimização desse processo exige muita determinação, foco, paciência, perseverança e vontade de vencer, para assim alcançar seus objetivos.
A busca do autoconhecimento gera soluções para o desenvolvimento da empresa. Neste momento, as oportunidades começam a aparecer e passam a ser percebidas e podemos ver que é possível atingir os objetivos propostos pela empresa. 
É muito importante estabelecer objetivos e metas e estar disposto a enfrentar tudo o que for preciso para alcançar o seu objetivo. É imprescindível ter foco nos pontos positivos e acreditar que é possível conquistar suas metas e transformar seu trabalho em realidade.
O autoconhecimento é fundamental para capacitar e auxiliar o profissional a alcançar resultados satisfatórios e obter uma experiência cada vez maior em sua área de atuação, alcançando suas metas e ajudando a empresa a crescer no mercado de trabalho.
CONCLUSÃO	
Através deste trabalho observei que a gerência de ações de estratégias na motivação dos colaboradores representa o ponto de partida parra para o sucesso dos negócios e cabe à área de Recursos Humanos – RH realizar todas essas tarefas.
Foi importante trabalhar com fatos e dados concretos, pois isso reflete em um maior conhecimento e consequentemente, na valorização da pesquisa.
Observei que, referente a área de Gestão de Pessoas, a empresa possui uma estrutura bem elaborada e capacitada, capaz de recrutar, selecionar, treinar, desenvolver, avaliar, motivar, auxiliar e remunerar seus colaboradores. Um colaborador motivado e valorizado desenvolve seu trabalho com eficiência e eficácia, o que só pode levar ao sucesso da empresa.
Por fim, foi também observado que a empresa realiza alguns questionários periódicos entre seus colaboradores com o objetivo de identificar os fatores relevantes dentro da organização que possibilitam à empresa o aprimoramento e a correção de suas funções.
Em relação aos clientes, a empresa disponibiliza também um folheto periódico com algumas questões, com o intuito de checar a satisfação do cliente bem como para solicitar sugestões e reclamações.
REFERÊNCIAS
CASTRO, ABREU E SANTOS. A gestão do conhecimento e a inovação: abordagens do atual estado da arte. Universidade Federal de Santa Catarina UFSC. 2012.
Comunidade ADM. A importância da Gestão do Conhecimento nas Organizações. Disponível em: http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/a-importancia-da-gestao-do-conhecimento-nas-organizacoes/72908/. Acesso em 25/04/2018
DUTRA, J. S., HIPÓLITO, J. M., SILVA, C. M. Gestão de pessoas por competências. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUA- ÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 22., Foz do Iguaçu: Anpad, 2008.
LASTRES, ALBAGLI, LEMOS E LEGEY. Desafios e oportunidades da Era do Conhecimento, 2002. São Paulo em Perspectiva. 
SANTIAGO JR. Gestão do Conhecimento: A chave para o sucesso empresarial. Editora Novatec. 2008.
TAKAHASHI, A. R. W.; FISCHER, A. L. Os novos horizontes de gestão: aprendizagem organizacional e competências. São Paulo: Artmed Editora S.A, 2005.
1 - Concordo totalmente 2 – Concordo / 3 – Concordo 
parcialmente /
 4 – Sou neutro / 
5 – Discordo 
parcialmente /
 6 – Discordo 7 – Discordo totalmenteANEXO 1 – QDO - QUESTIONÁRIO DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL 
	1
	Os objetivos desta organização são claramente delineados
	1
	2
	3
	4
	5
	6
	7
	2
	A divisão do trabalho desta organização é flexível
	
	
	
	
	
	
	
	3
	Meu supervisor imediato apoia meus esforços
	
	
	
	
	
	
	
	4
	Meu relacionamento com meu supervisor é harmonioso
	
	
	
	
	
	
	
	5
	Meu trabalho me dá oportunidade de crescer como pessoa
	
	
	
	
	
	
	
	6
	Meu supervisor imediato tem ideias que são úteis a mim e ao meu grupo de trabalho
7
	Esta organização não é resistente a mudanças
	
	
	
	
	
	
	
	8
	Estou pessoalmente de acordo com os objetivos estabelecidos para minha unidade de trabalho
	
	
	
	
	
	
	
	9
	A divisão de trabalho desta organização propicia que sejam alcançados seus objetivos
	
	
	
	
	
	
	
	10
	Os padrões de liderança desta organização ajudam seu progresso
	
	
	
	
	
	
	
	11
	Há sempre alguém com quem falar se eu tiver algum problema relacionado com meu trabalho
	
	
	
	
	
	
	
	12
	O sistema de salários e benefícios desta organização trata cada empregado com igualdade, respeitando as proporções
	
	
	
	
	
	
	
	13
	Eu disponho das informações que necessito para fazer um bom trabalho
	
	
	
	
	
	
	
	14
	Esta organização está introduzindo, em grau adequado, novas políticas e procedimentos
	
	
	
	
	
	
	
	15
	Eu compreendo os objetivos desta organização
	
	
	
	
	
	
	
	16
	A maneira pela qual as tarefas e trabalhos são divididos tem lógica
	
	
	
	
	
	
	
	17
	Não há evidência de conflitos não-resolvidos nesta organização
	
	
	
	
	
	
	
	18
	Todas as tarefas a realizar são vinculadas a incentivos
	
	
	
	
	
	
	
	19
	As atividades de planejamento e controle desta organização são úteis para seu crescimento e desenvolvimento
	
	
	
	
	
	
	
	20
	Estou satisfeito com meu trabalho
	
	
	
	
	
	
	
ANEXO 2 - QUESTIONÁRIO DE PESQUISA DE SATISFAÇÃO DE CLIENTES
1. Quão conveniente é a utilização dos serviços da nossa empresa? 
Extremamente conveniente
Muito conveniente
Moderadamente conveniente
Pouco conveniente
Nada conveniente
Conhecendo alguns de nossos competidores, em comparação a eles, a qualidade do nosso serviço é superior, inferior ou a mesma? 
Extremamente superior
Moderadamente superior
Pouco superior
Mesmo
Pouco inferior
Moderadamente inferior
Extremamente inferior
3. Em relação à prestação de serviços, como você avalia a nossa empresa? 
Extremamente prestativa
Muito prestativa
Moderadamente prestativa
Pouco prestativa
Nada prestativa
4. Qual o seu nível de satisfação com os colaboradores da nossa empresa? 
Extremamente satisfeito
Moderadamente satisfeito
Pouco satisfeito
Nem satisfeito nem insatisfeito
Pouco insatisfeito
Moderadamente insatisfeito
Extremamente insatisfeito
RECLAMAÇÕES OU SUGESTÕES: _____________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais