Buscar

Introdução a assistencia farmaceutica

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201710015041)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Historicamente a saúde passou por diversas fases desde o descobrimento do Brasil, até a Primeira República no início do século XX. Constatou-se:
		
	 
	Na primeira República a falta de um modelo sanitário e as epidemias como varíola, febre amarela, tuberculose e sífilis além das endemias rurais como doença de Chagas e malária, a questão sanitária passou a ser tomada como uma questão política por Oswaldo Cruz, realizando campanhas sanitárias de prevenção e vacinação.
	
	A vinda da família real para o Brasil em 1850 conferiu à colônia status de capital do Império, sem interferir no sistema de saúde, pois não havia nem controle sanitário mínimo dos navios que chegavam aos portos do país.
	
	A vinda de Imigrantes europeus após a Abolição da Escravatura, não interferiu no acesso da população às condições mínimas de saúde.
	
	No período do descobrimento havia modelo de atenção à saúde definido; os recursos eram provenientes da terra (plantas e ervas) e do conhecimento dos curandeiros; havia médicos e farmacêuticos vindos diretamente de Portugal para tratar todos os habitantes da nova colônia, o Brasil.
	
	Na primeira República já havia um modelo sanitário implantando, não havendo nenhuma restrição por parte da população às campanhas higienistas realizadas por Oswaldo Cruz.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201710015021)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Em 1903, o médico sanitarista Oswaldo Cruz foi nomeado pelo presidente Rodrigues Alves, Diretor-Geral de Saúde Pública com a missão de combater as três principais epidemias que assolavam o Rio de Janeiro: febre amarela, peste bubônica e varíola. Em 1904 foi publicada uma lei sobre a vacinação contra a varíola, gerando uma revolta popular, denominada Revolta da Vacina. Aponte as principais características desse episódio e sua correlação com a vacinação.
		
	
	A vacinação obrigatória foi aceita pela população, sem nenhum tipo de manifestação contrária.
	
	Após o episódio a vacinação tornou-se obrigatória e passado algum tempo, com aceitação dessa medida, a epidemia de varíola foi controlada.
	 
	Movimentos estudantis e populares iniciaram as manifestações, sob a liderança de políticos governistas ao governo e médicos favoráveis à vacina.
	
	A aprovação dessa lei permitia a entrada das brigadas sanitárias acompanhadas por policiais nas residências para a vacinação com o apoio da população.
	 
	O modelo de saúde desse período que envolve uma abordagem coletiva e ambiental da doença e caracteriza-se pela prática autoritária recebe o nome de sanitarismo campanhista.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201709050490)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O Sistema Único de Saúde foi proposto:
		
	
	No ano de 1994, com a eleição do presidente Fernando Henrique Cardoso;
	
	No ano de 1992, durante o “impeachment” do presidente Fernando Collor;
	
	No ano de 1990, no início do governo do presidente Fernando Collor;
	
	No ano de 1964, durante a ditadura militar;
	 
	No ano de 1986, durante a VIII Conferência Nacional de Saúde;
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201711872939)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O Brasil esteve sob o comando político do presidente Getúlio Vargas, a partir de 1930, quando foi promovida uma reforma administrativa e política, que gerou algumas mudanças e ações de saúde nesse período. Qual das alternativas abaixo não representa estas mudanças?
		
	 
	Neste período, o Estado não garante mais os direitos sociais ao trabalhador.
	
	Várias instituições de trabalho passaram a criar serviços de atendimento ambulatorial.
	
	O Estado passou a garantir direitos sociais ao trabalhador.
	
	As medidas adotadas caminhavam no sentido de manter a força de trabalho em condições de produção.
	
	O Estado passou a garantir direitos sociais ao trabalhador.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201709126074)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O SUS é seguramente a resposta adequada aos problemas de saúde do nosso país. Os princípios para a operacionalização deve(m) ser :
		
	
	Oferta de informações sobre o sistema de funcionamento de serviços
	
	Aprimoramento de reclamações tornado-os mais efetivos
	
	Remuneração adequada ao profissional de saúde
	 
	Todas as afirmativas acima estão corretas
	
	Respeito ao direito do cidadão
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201709144473)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Diversos fatores dificultam que os princípios do SUS sejam alcançados, entre esses princípios a equidade. Qual a dificuldade existente para alcançar esse princípio?
		
	
	Amplo acesso a prática preventivas de saúde
	
	Acesso desigual a medicamentos
	 
	Dificuldade de acesso da maioria da população aos serviços de saúde
	
	Difícil acesso de cidadãos de raça negra a atenção à saúde
	
	Oferta generalizada de serviços de atenção primária
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201709866069)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	A Lei das Patentes (9.279/97) foi promulgada no Brasil após a assinatura do acordo TRIPS. A partir dessa legislação o governo brasileiro passou a acatar as patentes de medicamentos no país, afetando o mercado farmacêutico nacional. São características dessa mudança, EXCETO:
		
	
	Favorecimento à Indústria Multinacional Farmacêutica, dona de patentes e detentora de tecnologia e pesquisa de novos fármacos.
	
	Incentivo por parte do governo federal para a pesquisa e desenvolvimento de novos fármacos, com criação de órgãos específicos para isso.
	 
	Ausência de uma política industrial para o Setor Farmacêutico nacional, sem estímulos à transferência de tecnologia farmacêutica.
	
	Estímulo de Políticas de Capacitação aos Recursos Humanos Especializados, com a concessão pelo governo federal de bolsas de mestrado e doutorado no exterior nas áreas afins.
	 
	incentivos financeiros para a melhora da infraestrutura dos parques industriais nacionais.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201709866041)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O mercado farmacêutico nacional, caracteriza-se por:
		
	 
	A maior parte do mercado brasileiro é constituído por indústrias transnacionais que não investem em pesquisa e desenvolvimento no Brasil, reproduzindo e vendendo no país fármacos desenvolvidos em suas matrizes no exterior.
	
	Ser constituído de diversas indústrias nacionais farmacêuticas; líderes de venda. ocupando as 10 primeiras posições do ranking de vendas de medicamentos no mercado brasileiro.
	
	A maior parte do mercado brasileiro é constituído por indústrias transnacionais que investem em pesquisa e desenvolvimento no Brasil, realizando transferência de tecnologias de modo permanente.
	
	Possuir um parque de indústrias de imunoderivados avançado, com produção de diversos produtos todos vindos de processos de pesquisa e desenvolvimento do governo brasileiro.
	
	Caracteriza-se por ser um mercado inovador, com alternância de lideranças nas vendas de medicamentos entre as indústrias nacionais, as públicas e as transnacionais
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201709078021)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Assinale a afirmativa CORRETA em relação à Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME):
		
	
	A RENAME foi aprovada através do ato da Secretaria Estadual de Saúde, sendo periodicamente atualizada, de conformidade com os princípios preconizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
	
	Na prescrição de medicamentos da RENAME será obedecida a terminologia do nome comercial do medicamento.
	 
	A RENAME é o documento que define os produtos farmacêuticos considerados prioritários para prevenção, diagnóstico e o tratamento de doenças prevalentes na população brasileira.
	
	Os municípios devem utilizar apenas os medicamentos que estão na RENAME, não adaptação para cada realidade local.
	
	nenhuma das alternativas acima10a Questão (Ref.:201709851093)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Os medicamentos essenciais são aqueles que servem para satisfazer às necessidades de saúde prioritárias da população e selecionados de acordo com a sua importância para a saúde pública, a evidência sobre a eficácia e a segurança e relação custo efetividade. Sobre os medicamentos essenciais, assinale a alternativa incorreta:
		
	
	O processo de seleção dos medicamentos essenciais é de base comparativa, estando baseado em critérios, como eficácia, segurança e conveniência para o paciente
	
	A relação de medicamentos essenciais nacional no Brasil denomina-se RENAME
	
	A adoção da relação de medicamentos essenciais nacional é uma das diretrizes da Política Nacional de Medicamentos (PNM)
	 
	A relação de medicamentos essenciais nacional deve ser a base para a organização das listas estaduais e municipais de medicamentos essenciais
	 
	Após a definição de relação de medicamentos essenciais, não é necessário sua atualização e revisão periódica

Continue navegando