Buscar

Sufrágio, Mandato, Democracia e Reforma Política

Prévia do material em texto

17 de Maio
Sufrágio 
Mandato Politico
Democracia e Reforma Politica
 3.1 Conceito e Modelos de Democracia 
 3.2 Democracia e Reforma
Sufrágio: Pode ser definido como poder inerente ao povo de participar da vida política do Estado. 
Voto: Instrumento para realização do sufrágio 
Em uma democracia minimalista, ela se resume, basicamente a eleição (voto e sufrágio se confundem)
Em uma democracia maximalista, ela se resume, basicamente, a democracia além da votação (participação), amplia o conceito de sufrágio (art. 1 da CF 88) – Ex: Brasil
Institutos da democracia participativa através do voto: 
 - Plebiscito: Consulta popular prévia 
 - Referendo: Consulta popular acerca de algo já existente, posterior.
Iniciativa Popular da Lei: Exercício do Sufrágio. Não se resume apenas às eleições. O povo pode apresentar projetos de leis. REQUISITOS: 1% do eleitorado dividido em pelo menos 5 estados (0,3% do eleitorado do estado apoie aquele projeto).
No Brasil, o Sufrágio Universal é uma cláusula pétrea, imodificável. 
 - Sufrágio Direto: O povo elege os seus participantes
 - Sufrágio Periódico: Acontece a cada 2 anos
 - Sufrágio Universal: Por mais que tenha o nome ‘‘Universal’’, nem todos votam. Restrições Razoáveis: Crianças não votam.
Sufrágio Capacitário: É o sistema de sufrágio limitado, opondo-se ao universal. Por ele, o eleitorado, isto é, as pessoas que têm a faculdade de votar, devem possuir um certo grau de instrução, comprovado pela posse de um diploma acadêmico.
Sufrágio Secreto - 
Sufrágio Censitário – Não pode existir no Brasil. É a concessão do direito do voto apenas àqueles cidadãos que atendam a certos critérios econômicos.
Sufrágio por Gênero – No brasil, até 1982, as mulheres não tinham direito ao voto garantido 
Sufrágio Racial – Apesar da escravidão, nunca existiu no Brasil. Diferente da África do Sul.
Mandato Político: Uma delegação. A palavra mandato remete também ao Direito Civil. Contrato de Mandato: Contrata uma pessoa para representa-la (Ex: Estabelecer um mandato com o advogado).
Mandato Representativo: O representante (mandatário) tem total liberdade para agir. Ex: Brasil. – Se pensarmos no Controle Social, é considerado algo ruim, pois ele vai tomar decisões sem consultar o povo. Crise de Legitimidade, porque o povo não se vê no representante.
Mandato Imperativo: O cidadão eleito (mandatário) é obrigado a cumprir as determinações do eleitor, sob pena de perder o mandato. – Às vezes é necessário a tomar decisões impopulares. Risco da Ingovernabilidade. Se o cidadão fosse eleito para fazer aquilo que o cidadão quer, a questão da governabilidade seria interferida (as vezes é necessário tomar decisões que está contra ao que a sociedade quer).
Mandato Partidário: Diz respeito à fidelidade partidária. Ex: Brasil. Não teria uma relação direta de subordinação entre o mandatário e o eleitor, mas seria entre o mandatário e o partido.
Democracia
Discurso ideológico que se impôs no século XX, como forma de busca de legitimidade jurídica.
A democracia não pode se confundir com o processo eleitoral. 
Na Grécia antiga, a democracia tinha outro formato (democracia direta, sorteio e não eleições). A democracia desenvolvida em Atenas e Roma acabou sendo abolida, esquecida. Revoluções: Serviram de campo para a retomada da democracia como regime político – modelo representativo puro e simples da democracia, minimalismo democrático
Modelo Minimalismo Democrático: Democracia que se resume à eleição, representação política. O povo elege representantes periodicamente para falaram em seu nome. Passou a ser questionada. A ampliação dos direito s fundamentais, retomada de debate de maior inclusão política, colocou em cheque a ideia de democracia minimalista. 
Modelo Maximalista de Democracia: Pressupões que o povo exerce poder, não somente pele escolha dos representantes, mas pelos meios de participação política na lei. Se debruça sobre o desafio (interação entre representante e representados).
DESAFIO: Equilibrar governabilidade (eficiência nas decisões) com representatividade (vontade da maioria e respeito da minoria).
Voto Obrigatório x Voto Facultativo 
A democracia busca garantir o equilíbrio entre governabilidade e representatividade.
Vantagem: Garantir, de certa forma, que todo mundo possa participar do poder. Que não seja um poder absoluto. Regime de contenção. Permite uma mobilidade maior social política. 
CONCEITO: Lincoln – 1863: Governo do povo, pelo povo e para o povo.
A eleição é um símbolo democrático, porém não basta que exista eleição para ser uma democracia.
Robert Dahl – Democracia é um regime político que tem 5 elementos: Inclusão de Adultos (Sufrágio Universal); Participação Efetiva; Igualdade de Voto; Controle do Planejamento (Transparência Pública); Educação.
PROBLEMA: Nenhum regime político, por mais democrático que seja, não atingiu o nível de democracia proposto por Dahl.
Sartori – A realidade democrática não se confunde com o ideal democrático. Democracia é um processo. Sempre está numa busca de aprimoramento.
Reforma Política: Algo inerente ao processo democrático.

Continue navegando