Buscar

07 ADMINISTRAÇÃO DE CONDOMINIOS Slides

Prévia do material em texto

Administração de Condomínios
Guilherme Moretti
Aula 7
*
Qual a Diferença entre Condômino, Inquilino e Morador?
*
*
Condômino
Proprietário de uma ou mais unidades autônomas no condomínio. 
O §2⁰ do artigo 1.334 do CC equiparou aos proprietários, os promitentes compradores e os cessionários de direitos relativos às unidades autônomas.
*
*
Inquilino
É aquele que a título de um pagamento periódico ao locador, no caso, o condômino, pode usufruir do imóvel.
*
*
Inquilino
Os direitos dos inquilinos são os previstos no contrato de locação e na Lei, podendo usar o bem, incluindo suas áreas comuns. 
*
*
Inquilino
A Lei n. 8.245/1991 alterada pela Lei n. 12.744/2012, conhecida como Lei do Inquilinato, disciplina os direitos e obrigações dos inquilinos. 
Ao inquilino cabe a obrigação de obedecer à convenção de condomínios e ao regulamento interno. 
*
*
Morador
É aquele que reside no imóvel, podendo ser inquilino, condômino, ou nenhum dos dois, como, quando o condômino empresta o imóvel para alguém morar sem qualquer tipo de pagamento.
*
*
Morador
Ao morador cabe a obrigação de obedecer à convenção de condomínios e ao regulamento interno. 
*
*
Vídeo
*
*
Perfis de Condôminos
http://www.activa.cnt.br/
*
*
Desconfiado
Tem tendência a achar que as despesas estão elevadas, os serviços não são realmente necessários e a taxa de condomínio poderia ser menor do que a atualmente cobrada e parecem estar sempre insatisfeitos.
*
*
Contestador
Somente pronunciam-se quando a decisão traz algum prejuízo (sob sua ótica), ou quando uma de suas ideias não é aceita e insiste em tentar vencer “pelo cansaço”.
*
*
Sabe-tudo
Tem sempre resposta e solução pronta para tudo e conhecem (aparentemente) bem a convenção e o regimento interno, sempre os mencionando, sobretudo quando de seu interesse. 
*
*
Desinteressado
Raramente participa das assembleias, raramente questiona ou até mesmo se interessa por algum assunto e tende a pagar rigorosamente em dia as taxas de condomínio. 
*
*
Investidor
Preocupa-se sempre com a aparência e serviços do condomínio, sempre interessado em promover a valorização de sua unidade habitacional. 
*
*
Direitos dos Condôminos
Art. 1.335. São direitos do condômino:
I - usar, fruir e livremente dispor das suas unidades;
II - usar das partes comuns, conforme a sua destinação, e contanto que não exclua a utilização dos demais copossuidores;
III - votar nas deliberações da assembleia e delas participar, estando quite.
*
*
Direitos dos Condôminos
Art. 1.339. Os direitos de cada condômino às partes comuns são inseparáveis de sua propriedade exclusiva; são também inseparáveis das frações ideais correspondentes as unidades imobiliárias, com as suas partes acessórias.
§ 1o Nos casos deste artigo é proibido alienar ou gravar os bens em separado.
*
*
Direitos dos Condôminos
§ 2o É permitido ao condômino alienar parte acessória de sua unidade imobiliária a outro condômino, só podendo fazê-lo a terceiro se essa faculdade constar do ato constitutivo do condomínio, e se a ela não se opuser a respectiva assembleia geral.
*
*
Deveres dos Condôminos
Art. 1.336. São deveres do condômino:
I - contribuir para as despesas do condomínio na proporção das suas frações ideais, salvo disposição em contrário na convenção; 
II - não realizar obras que comprometam a segurança da edificação;
*
*
Deveres dos Condôminos
III - não alterar a forma e a cor da fachada, das partes e esquadrias externas;
IV - dar às suas partes a mesma destinação que tem a edificação, e não as utilizar de maneira prejudicial ao sossego, salubridade e segurança dos possuidores, ou aos bons costumes.
*
*
Deveres dos Condôminos
Pelo art. 1.340 do Código Civil, as despesas alusivas a partes comuns de uso exclusivo de um condômino, ou de alguns deles, como, p. ex., loja, escadaria, antena coletiva, instalação de TV a cabo ou hall de elevador privativo, incubem a quem delas se servir.
*
*
Deveres dos Condôminos – Proprietário do Terraço
Art. 1.344. Ao proprietário do terraço de cobertura incumbem as despesas da sua conservação, de modo que não haja danos às unidades imobiliárias inferiores.
*
Administração de Condomínios
Guilherme Moretti
Atividade 7
*
*
Quais as funções do conselho fiscal? É obrigatória a existência desse órgão no condomínio? Qual o período do seu mandato?
*
(TJ-SC-2009-Juiz)Sobre condomínio, assinale a alternativa correta:
A) O condômino pode alienar parte acessória de sua unidade imobiliária a outro condômino, mas jamais a terceiro.
B) O síndico pode realizar reparos necessários, independentemente de autorização; na sua omissão ou impedimento, qualquer condômino pode fazê-lo.
C) Os condôminos podem convencionar que fique indivisa a coisa comum por prazo indeterminado.
*
*
(TJ-SC-2009-Juiz)Sobre condomínio, assinale a alternativa correta:
D) O condomínio edilício pode ser instituído por escritura pública ou por instrumento particular, mas não por testamento.
E) A mudança da destinação do edifício ou da unidade imobiliária depende da aprovação de dois terços dos votos dos condôminos.
*
*
Resposta
B) O síndico pode realizar reparos necessários, independentemente de autorização; na sua omissão ou impedimento, qualquer condômino pode fazê-lo.
*

Continue navegando