Buscar

resumo artroplastia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fisioterapia após artroplastia do joelho
Com a fisioterapia pretende-se uma total recuperação funcional do joelho operado, que permita a reeducação global do paciente e a retoma do seu nível de atividade e funcionalidade após realização de artroplastia do joelho.
A artroplastia total do joelho, ou seja, a cirurgia que substitui esta articulação por uma prótese do joelho, é a solução final para muitos pacientes e tem uma taxa de sucesso elevada.
A doença degenerativa articular a nível do joelho, a chamada artrose no joelho ou gonartrose, é uma patologia articular muito frequente e que muitas vezes afeta a saúde e bem-estar do doente. À medida que vai progredindo, a osteoartrose do joelho vai impossibilitando o paciente de realizar de forma adequada as suas atividades de vida diária, quer seja pela dor, quer seja pelo défice de mobilidade que origina.
Se assim o entender, o Ortopedista envia o paciente para observação e orientação pelo médico da Especialidade de Medicina Física e de Reabilitação (Fisiatra), para que o doente inicie a Fisioterapia adequada ainda antes da cirurgia. O início do programa de reabilitação na fase pré-operatória é o ideal em muitos dos pacientes com gonartrose.
Para estabelecimento do programa de Fisioterapia é muito importante que o médico Fisiatra conheça todas as doenças do paciente e avalie possíveis patologias a nível de outras articulações, além da artrose no joelho a que vai ser operado. É necessário objetivar as amplitudes articulares deste joelho, o tipo e grau das suas deformidades e também o estado dos músculos da coxa (sobretudo do quadricípete). Devem ainda ser avaliados os défices de funcionalidade do doente, como por exemplo se necessita de canadianas para deambular ou se necessita de apoio para se levantar da cadeira. O outro joelho e as duas ancas são também focos de especial atenção, bem como o padrão de marcha do paciente.

Continue navegando