Buscar

A LEISHMANIOSE VISCERAL EM MACEIO NO PERÍODO DE 2005 A 2015

Prévia do material em texto

A LEISHMANIOSE VISCERAL EM MACEIO NO PERÍODO DE 2005 A 2015
Manoel Pereira da Silva Junior¹
Mayná Kallayne da Silva
Ronyerisson Lins Melo
Fernanda Silva Monteiro²
INTRODUÇÃO
A leishmaniose visceral (LV) era, primariamente, uma zoonose caracterizada como doença de caráter eminentemente rural. Mais recentemente, vem se expandindo para áreas urbanas de médio e grande porte e se tornou crescente problema de saúde pública no país e em outras áreas do continente americano, sendo uma endemia em franca expansão geográfica. É uma doença sistêmica, caracterizada por febre de longa duração, perda de peso, astenia, adinamia e anemia, dentre outras manifestações. Quando não tratada, pode evoluir para óbito em mais de 90% dos casos. (Ministério da saúde)
A Leishmaniose Visceral (LV) é causada por um protozoário da espécie Leishmania chagasi. O ciclo evolutivo apresenta duas formas: amastigota, que é obrigatoriamente parasita intracelular em mamíferos e promastigota, presente no tubo digestivo do inseto transmissor. É conhecida como calazar, esplenomegalia tropical e febre dundun. É uma zoonose de evolução crônica, com acometimento sistêmico e, se não tratada, pode levar ao óbito até 90% dos casos. É transmitida ao homem pela picada de fêmeas do inseto vetor infectado. No Brasil, a principal espécie responsável pela transmissão é a Lutzomyia longipalpis.
OBJETIVOS
Identificar a incidência da Leishmaniose e o perfil dos portadores no município de Maceio no período de 2005 a 2015, bem como orientar para diminuir o risco de transmissão mediante o controle da população de reservatórios e do agente transmissor. 
JUSTIFICATIVA
O presente trabalho acrescenta indiscutivelmente conhecimentos técnicos e práticos acerca da Leishimaninhose visceral (LV), que são de suma importância para a formação acadêmica dos futuros profissionais da área de enfermagem que atuarão na prevenção e na promoção dessa e de outras patologias, bem como aplicarão a política de saúde pública na medida em que priorizarão o acesso ao tratamento e ajudarão na aceitação do estado de saúde e na reabilitação aos pacientes acometidos por essa doença, mostrando a importância do papel educativo dos profissionais de saúde que atuam na assistência de doenças infectocontagiosas, a nível hospitalar em relação à promoção e prevenção de agravos de possíveis reinfecções de pacientes e evoluções negativas das patologias, além de promover educação em saúde, não somente para os indivíduos com patologias desse nível, mas para familiares e pessoas que transitam diariamente no ambiente hospitalar. 
REVISÃO DE LITERATURA
METODOLOGIA
Trata-se de um trabalho de campo em base de dados sendo um estudo quantitativo da Leishmaniose no município de Maceio entre os anos de 2005 a 2015, os dados serão coletados através do sistema Sinan disponível pelo Data Sus. http://www.datasus.gov.br/DATASUS/index.php?area=0203&id=29878153. Sendo os parâmetros de análise dos dados: Ano de notificação, município de residência, escolaridade, raça, sexo, faixa etária. Serão utilizados artigos produzidos em português e disponibilizados nas bases de dados Scielo e Lilacs e o portal Data Sus Tabnet e Sinan.
CRONOGRAMA
	
	Out
	Nov
	Dez
	Jan
	Fev
	Mar
	Abri
	Maio
	Junh
	Reunião com os pesquisadores
	X
	X
	X
	X
	X
	X
	X
	X
	X
	Pesquisas nas bases de dados
	
	X
	X
	X
	
	
	
	
	
	Construção do projeto
	
	X
	X
	X
	X
	X
	X
	X
	X
	Preparo para coleta de dados
	
	X
	
	
	
	
	 
	
	
	Coleta de dados
	
	X
	X
	
	
	
	
	
	
	Análise dos dados
	
	
	
	X
	X
	X
	
	
	
	Revisão de Literatura
	
	
	
	
	 
	X
	X
	
	
	Produção de texto final
	
	
	
	
	
	X
	X
	
	
	Revisão do trabalho
	
	
	
	
	
	
	
	X
	X
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Disponível em http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/oministerio/principal/secretarias/svs/leishmaniose-visceral-lv. Acesso em 30 de outubro de 2017, às 11:56hs.
¹Acadêmicos do 4ª e 5º do curso Enfermagem do Centro Universitário Tiradentes-UNIT/ALAGOAS. ²Docente UNIT/ALAGOAS.

Continue navegando