Buscar

Aspectos Antropológicos e Sociológico da Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	
	 1a Questão (Ref.: 201502663075)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Cultura pode significar cultivo do espírito, a criação de obras de arte e a criação de obras da ciência e da filosofia. Ao tomar como critério para definição de cultura a educação formal, o conhecimento científico e as chamadas "belas artes" é que as pessoas classificam umas às outras como "cultas" e "incultas".
No entanto, sobre essa proposição é correto afirmar que:
I. Não há indivíduo humano desprovido de cultura,exceto o recém-nascido porque ainda não sofreu o processo de endoculturação ou uma pessoa que foi privada do convívio humano por toda a sua vida.
II. Pessoas "cultas" são aquelas que tiveram acesso à boa educação, como intelectuais, cientistas e artistas, e pessoas "incultas" aquelas analfabetas ou semi-analfabetas.
III. A classificação de pessoas como cultas ou incultas é aceita em termos de senso comum, mas não tem fundamento em nenhuma teoria científica que mereça credibilidade.
Assinale a alternativa correta:
		
	
	As alternativas II e III estão corretas
	
	Todas as alternativas estão corretas
	 
	As alternativas I e II estão corretas
	
	Nenhuma alternativa está correta
	 
	As alternativas I e III estão corretas
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502656135)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Qual afirmativa reflete o pensamento de Émile Durkheim sobre os fatos sociais?
		
	 
	Todo fato social é geral.
	
	Nenhum fato social é geral.
	
	Nenhum fato social é social.
	
	Todos os fatos são sociais e gerais.
	
	Todo fato geral é social.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502089400)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A Educação é uma das atividades básicas de todas as sociedades humanas, pois a sobrevivência de qualquer sociedade depende da transmissão de sua herança cultural aos jovens. Toda sociedade, portanto, utiliza os meios necessários para perpetuar sua herança cultural e ensinar aos mais jovens os costumes do grupo. ( OLIVEIRA, Pérsio Santos de, 1998, p.11) De acordo com o texto acima, é CORRETO afirmar que:
		
	
	Do ponto de vista sociológico, a educação nada tem a ver com uma ação de transmissão de cultura para as gerações mais jovens, pois trata-se apenas de uma ação pedagógica.
	
	A educação é um processo pelo qual a sociedade procura transmitir suas tradições, porém, não contribui para o processo de socialização dos sujeitos.
	 
	A criança se torna socializada porque aprende as regras de comportamento do grupo em que nasceu. A educação é uma socialização.
	
	O processo de socialização na educação visa apenas a desenvolver suas potencialidades cognitivas.
	 
	A educação como atividade básica de todas as sociedades, serve para aumentar apenas os conhecimentos cognitivos dos sujeitos, tonando-os mais competitivos na sociedade.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502270698)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	(Cf. UEL - 2003) O etnocentrismo pode ser definido como uma "atitude emocionalmente condicionada que leva a considerar e julgar sociedades culturalmente diversas com critérios fornecidos pela própria cultura. Assim, compreende-se a tendência para menosprezar ou odiar culturas cujos padrões se afastam ou divergem dos da cultura do observador que exterioriza a atitude etnocêntrica. (...) Preconceito racial, nacionalismo, preconceito de classe ou de profissão, intolerância religiosa são algumas formas de etnocentrismo (WILLEMS, E. Dicionário de Sociologia. Porto Alegre: Editora Globo, 1970. p. 125.)" Com base no texto assinale a alternativa cujo discurso revela uma atitude etnocêntrica:
		
	
	Os critérios de julgamento das culturas diferentes devem primar pela tolerância e pela compreensão dos valores, da lógica e da dinâmica própria a cada uma delas.
	 
	As culturas podem conviver de forma democrática, dada a inexistência de relações de superioridade e inferioridade entre as mesmas.
	
	O encontro entre diferentes culturas propicia a humanização das relações sociais, a partir do aprendizado sobre as diferentes visões de mundo.
	
	Os povos indígenas possuem um acúmulo de saberes que podem influenciar as formas de conhecimentos ocidentais.
	 
	A existência de culturas subdesenvolvidas relaciona-se à presença, em sua formação, de etnias de tipo incivilizado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502282914)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Para Karl Marx o trabalhador foi separado, pelo capitalismo, do controle autônomo que exercia sobre o seu trabalho e também do fruto deste trabalho. O trabalho é, então, percebido pelo trabalhador como algo fora de si, que pertence a outros. (...) Eles veem a dominação de uma classe sobre a outra como fatos naturais. (Rodrigues, Alberto Tosi, Sociologia da Educação, RJ, Ed. Lamparina, pg. 40). A este processo Marx deu o nome de:
		
	 
	alienação.
	
	injustiça.
	
	dominação tradicional.
	
	divisão social do trabalho.
	 
	coerção.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201502608693)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Qual é o autor que trabalha com o conceito de "alienação" ?
		
	
	Engels
	
	Paulo Freire
	
	Aristóteles
	
	Durkheim
	 
	Marx
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201502277340)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Durkheim explica a coesão social a partir do conceito de solidariedade social. No entanto, para ele as sociedades diferem umas das outras, podendo ser sociedade mecânicas (sociedades pré-capitalistas, com divisão de trabalho baseada no sexo e idade) e orgânicas (sociedades complexas, que possuem estruturas econômicas avançadas, onde a divisão de trabalho se dá pela especialização das funções).
Segundo Durkheim, o que gera a coesão social em cada tipo de sociedade? Quais os tipos de solidariedade social se relacionam com cada tipo de sociedade?
Explique.
		
	
Resposta:
	
Gabarito:
Resposta:
Nas sociedades mecânicas, dada as similitudes entre seus integrantes, a consciência coletiva gera coesão social, chamada de SOLIDARIEDADE MECÂNICA. Nas sociedades orgânicas, a divisão de trabalho social promove a coesão social pois gera interdependência, chamada SOLIDARIEDADE ORGANICA.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201502099671)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Para Weber a educação sistemática, presente na sociedade capitalista, passou a ser um conjunto de conteúdos e de disposições destinados a formação de especialistas que deveriam realizar as suas novas funções junto ao Estado e as empresas, de um modo geral. Comente estes princípios teóricos relacionados à sociologia da educação, na obra de Max Weber.
		
	
Resposta: Max Weber defendia que a pessoa não deveria estudar integralmente, o individuou precisava estudar pelo conhecimento e em outra hora desempenhar seu oficio.
	
Gabarito: Esta prática destinada exclusivamente a treinar e formar especialistas, com vistas ao mercado de trabalho era definida por Weber como pedagogia do treinamento.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201502271833)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A sociedade não é apenas algo exterior aos indivíduos. Ao contrário, ela seria o resultado de uma imensa rede de interações entre os seus membros. Essa definição se aplica a:
		
	
	Emile Durkheim
	 
	August Comte
	 
	Max Weber
	
	Pierre Bourdieu
	
	Karl Marx
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201502062955)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"A experiência humana, ou o desenvolvimento da cultura, pode ser vista como um movimento incessante que já superou diversas fases, das quais, no entanto, não pode prescindir. Essa dependência do passado se explica até mesmo porque a longa trajetória do homem na terra, de aproximadamente 50 mil anos, pode ser dividida em períodos, a maioria dos quais vivia em cavernas. Da totalidade, pouco mais de 10% pode ser documentado por meio de linguagem escrita. Somente no final apareceram o motor elétrico, a televisão, os aeroplanos, os automóveis e asarmas nucleares, enfim, tudo aquilo que hoje consideramos absolutamente indispensável para a vida humana. [...] a humanidade começou a aproveitar sua capacidade de desenvolver cultura, sobretudo por meio de quatro processos: invenção, difusão, civilização e socialização" (Roque Laraia, 2009). Sobre o processo de civilização é INCORRETO afirmar que:
		
	
	Civilização é caracterizada por traços culturais semelhantes compartilhados no interior de uma sociedade.
	 
	O processo de civilização ocorre independente da coletividade e da interligação entre seus componentes, pois as ações individuais desenvolvem as invenções necessárias para a sociedade.
	
	A cultura resiste para constituir uma base inabalável de tudo que absorve e processa.
	
	Civilização é o produto de uma generalizada interligação, da mútua dependência entre as condutas dos indivíduos que a compõe.
	
	Cultura é uma coleção de comportamentos aprendidos, um extenso repositório de condutas consagradas, recriadas e passadas adiante.

Outros materiais