Buscar

SOCIOLOGIA JURÍDICA E JUDICIÁRIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SOCIOLOGIA JURÍDICA E JUDICIÁRIA
AULA 01
01) Na visão de Hans Kelsen, o Direito é a norma pura, sem mescla de qualquer valoração. Ao intérprete não é dado discutir a justeza ou injusteza do dogma legal. Seu dever é de aplicá-lo. A esse fenômeno dá-se o nome de:
Resp.: Positivismo jurídico.
02) Devemos questionar o direito, discutir as normas em nosso ordenamento jurídico de forma reflexiva, levando-se em conta determinada formação social, admitindo, sobretudo, outras formas práticas jurídicas, diferentes daquelas já existentes. Se fizermos isto, estaremos pensando no direito de forma crítica, e a isto se dá o nome de Teoria Crítica do Direito. Notícia publicada no site www.conjur .com.br, em 03.08.2009. Assinale V ou F. O texto supra fala sobre o seguinte fenômeno:
Resp.: Pluralismo jurídico.
03) (CESPE – Sociólogo – DPU – 2010) – A sociologia jurídica surgiu devido:
Resp.: Ao descompasso entre direitos formalmente assegurados e prática concreta dos sujeitos sociais.
04) Diante da presença constante de temas correlacionados à Sociologia Jurídica nos julgados dos nossos tribunais, podemos concluir que: 
I. é desejável que o profissional do Direito se torne distante do meio social, para não ficar sujeito a transformações econômicas, políticas, culturais, religiosas e tecnológicas; II. O jurista por vezes deve se omitir diante de determinados assuntos e contendas sociais, para resguardar sua imagem; 
III. O jurista deve ser capaz de realizar uma análise da realidade social, com embasamento científico, que lhe proporcione uma aplicação equânime do Direito;
IV. A produção do Direito ocorre por profissionais com conhecimento jurídico-dogmático, isento de valores pessoais e sem influência de outras áreas científicas; 
V. A participação multidisciplinar é capaz de garantir a produção e aplicação do Direito de forma mais adequada aos anseios da sociedade. 
Assinale a alternativa correta:
Resp.: III e V.
05) Leia os seguintes fragmentos de textos e responda: 
1º) O processo de libertação não ocorre de forma linear. Ao longo da História, todas as instituições são capturadas dentro dos interesses e da lógica das classes dominantes. Cristovam Buarque. Na fronteira do futuro. Brasília: DUnB, 1998, p. 12. 
2º)Para todos os seres humanos, é indispensável a vida em sociedade, e para que esta seja possível torna-se necessária uma organização pautada em princípios, ou seja, é preciso que exista uma ordem na qual as pessoas possam viver e conviver. Dalmo de Abreu Dallari. O que é participação política. Abril Cultural/Brasiliense, 1984, p. 89 (com adaptações) A explicação sobre a origem do Direito não é a mesma nos dois trechos acima, pois representam, respectivamente, as interpretações das seguintes Escolas:
Resp.: Marxismo e jusnaturalismo contratualista.
06) O Direito é um conjunto de normas de conduta que disciplinam as relações sociais. Qual das definições abaixo é o conceito de Norma Moral? (HOGEMANN, 2015, p.14).
Resp.: Tem sua origem na consciência do indivíduo, cuja execução não é obrigatoriamente exigível e que tende ao aperfeiçoamento do homem. Por exemplo, as normas religiosas.
07) Leia as afirmativas abaixo: 
I) O jurista-sociólogo percebe que a lei tem a capacidade de influenciar, condicionar e inclusive transformar o comportamento da população.
II) A sociologia jurídica concede uma particular atenção ao tema da eficácia e dos efeitos sociais do direito. 
III) A análise das normas formalmente válidas, ou seja, o estudo interno do direito positivo é de interesse do sociólogo do direito.
Das afirmativas expostas, Das afirmativas, está (ão) correta(s):
Resp.: Somente I e II.
08) O argumento a seguir objetiva CONTESTAR uma das Escolas que procuram justificar a origem do Direito. Assim, leia-os com atenção e a seguir aponte a escola contestada. “(...) Não menos falsa e truncada é a afirmação de ser o Estado instrumento de pressão da classe dominante sobre a menos favorecida, e por isso devendo ser combatido e destruído. Não é esta efetivamente a finalidade do Estado. Ao lado da manutenção da ordem estabelecida, o Estado, o Estado moderno, assume uma infinidade de funções que visam o bem-estar público...” (Sérgio Cavalieri Filho).
Resp.: Escola Marxista.

Continue navegando