Buscar

FUNDAMENTOS DE POLÍTICA PÚBLICA AP

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.
		Sobre os conceitos básicos em Teoria Política Contemporânea e os tipos puros de dominação legítima (Weber), seguem as seguintes afirmativas: 
I. TRADICIONAL - Onde a crença de que a obediência a determinando grupo é a obediência à vontade divina 
II. CARISMÁTICA - A obediência baseia-se no reconhecimento das características extraordinárias do líder 
III. RACIONAL LEGAL - A obediência é baseada em normas escritas e pelo uso da razão 
A opção que apresenta somente as afirmativas corretas é:
	
	
	I, II e III. X
	I.
	I e III.
	III.
	II.
2.
		O Estado como esfera específica de poder que atua de forma a possibilitar a formulação e a execução de ações que visam ao atendimento dos interesses da cidadania é uma criação da sociedade moderna, entretanto, a compreensão do seu papel no atual estado de desenvolvimento das relações políticas no contexto da sociedade globalizada ainda está sendo largamente debatido nos meios acadêmicos e políticos.Dessa forma, em relação às politicas públicas os agentes do setor público continuam
	
	
	
	Produzindo, limitando e rastreando-as.
	
	Utilizando, conduzindo e rastreando-as.
	
	Limitando, separando e avaliando-as.
	
	Utilizando, separando e observando-as.
	x
	Produzindo, conduzindo e avaliando-as.
	
	3.
		Sobre as perspectivas teóricas sobre escolha e decisão, assinale a alternativa INCORRETA: 
	
	
	
	A importância da escolha e decisão é recíproca entre cidadãos e governantes. O papel do cidadão ao fazer a escolha e a decisão de eleger um governo, e por outro lado as escolhas e as decisões de um governo que tem como função precípua de governar com impessoalidade.
	
	
	No processo de escolher e decidir, qualquer indivíduo estará envolvido por um grande número de interrogações, antes de viabilizar seus objetivos.
	
	
	Escolher, decidir e agir são as principais atividades do dia a dia de qualquer pessoa.
	
	x
	Na ciência Políticas Públicas e o processo de escolha e decisão, deve-se apenas deter às ciências administrativas, e não as jurídicas, e também deve desconsiderar economia, sociologia, cultura, valores, crenças entre outros aspectos de uma sociedade.
	
	
	Os indivíduos são egoístas: cuidam essencialmente dos seus interesses pessoais.
	
	4.
		Segundo Weber, a crença que legitima a autoridade de que a obediência a determinado grupo é resultado da obediência à vontade divina é conhecido(a) como dominação legítima do tipo: 
	
	Proporcional
	carismática
	X Tradicional
	Coligada
	Racional Legal
5.
		Sobre as perspectivas teóricas sobre escolha e decisão, seguem as seguintes afirmativas: 
I. Um indivíduo é um ator social quando ele representa algo para a sociedade (para o grupo, a classe, o país), encarna uma ideia, uma reivindicação, um projeto, uma promessa, uma denúncia. 
II. A ideia de ator social se limita somente a pessoas ou grupos sociais. Instituições não podem ser atores sociais: um sindicato, partidos políticos, jornais, rádios, igrejas etc.
III. O grupo social é o conjunto de seres humanos que interagem de modo sistemático entre si. É uma coletividade identificável, estruturada e contínua de pessoas que desempenham papéis recíprocos em conformidade com normas, interesses e valores com vista à persecução de objetivos comuns.
A opção que apresenta somente as afirmativas corretas é:
	
	
	
	I.
	
	III.
	
	I e III.
	X
	I, II e III.
	
	II.
6.
		São os membros dos grupos que integram o sistema político. Em todo o procedimento das políticas públicas, desde o questionamento até a execução, há basicamente dois tipos: os estatais ou públicos , provenientes do Governo ou do Estado, aqueles que exercem funções públicas e mobilizam os recursos associados a estas funções, ou seja, os políticos, eleitos pela população para um determinado período, e os servidores públicos, que atuam no segmento burocrático; e os privados, provenientes da sociedade civil, compostos por sindicatos dos trabalhadores, empresários, grupos de pressão, centros de pesquisa, imprensa, associações da Sociedade Civil Organizada (SCO), entre outras entidades:
	
	
	
	
	Cidadãos
	
	
	Atores sociais
	
	
	Grupos sociais
	
	X
	Agentes sociais
	
	
	Grupos de interesse
	
	7.
		Segundo MARSHALL os Direitos componentes da cidadania são:
	
	
	
	legais, específicos e éticos
	
	X
	politicos, civis e sociais
	
	
	civis, legais e comuns
	
	
	específicos, sociais e individuais
	
	
	comuns, individuais e politicos
	
	
	
		Quest.: 8
	
	8.
	
		Sobre a mídia e as políticas públicas, assinale a alternativa INCORRETA:
	
	
	
	Dado que as sociedades modernas não permitem mais do que relativamente poucos cidadãos presentes nas instâncias político governativas, as mídias tornaram-se a instituição-mor da esfera pública.
	
	
	Na perspectiva meramente instrumental, a opinião pública tem um poder decisório em matérias referendáveis ou eleitoralistas. No entanto, o seu peso é mais evidente na mediatização da política propriamente dita.
	
	
	A esfera pública toma lugar quando os cidadãos, exercendo os direitos de reunião e associação, se congregam num corpo público para discutir questões do dia, especialmente os que são relativos à política.
	
	XX
	As mídias não são eficazes da esfera pública, tendo em vista que as sociedades modernas permitem a todos os cidadãos para que seja presentes nas instâncias político governativas.
	
	
	Em termos ideais, Habermas conceitua a esfera pública como reino da vida social onde a troca de informação e pontos de vista sobre questões comuns, interessam e podem tomar lugar até que a opinião pública seja formada.
	
	
	
		Quest.: 9
	
	9.
	
		Sobre os principais conceitos de políticas públicas, assinale a alternativa INCORRETA: 
	
	
	
	Políticas públicas são um conjunto de ações do governo que irão produzir efeitos específicos.
	
	
	Políticas públicas são a soma das atividades dos governos, que agem diretamente ou através de delegação, e que influenciam a vida dos cidadãos.
	
	X
	Políticas públicas são, na verdade, ações da sociedade que irão produzir efeitos específicos em prol do individualismo.
	
	
	Políticas públicas são definidas como um campo dentro do estudo da política que analisa o governo à luz de grandes questões públicas.
	
	
	As definições de políticas públicas, mesmo as minimalistas, guiam o nosso olhar para o locus onde os embates em torno de interesses, preferências e ideias se desenvolvem, isto é, os governos.
	
	
	
		Quest.: 10
	
	10.
	
		Sobre principais conceitos de políticas públicas, seguem as seguintes afirmativas: 
I. As definições de políticas públicas, mesmo as minimalistas, guiam o nosso olhar para o locus onde os embates em torno de interesses, preferências e ideias se desenvolvem, isto é, os governos. 
II. Políticas públicas são, na verdade, ações da sociedade que irão produzir efeitos específicos em prol do individualismo. 
III. Políticas públicas são a soma das atividades dos governos, que agem diretamente ou através de delegação, e que influenciam a vida dos cidadãos. 
A opção que apresenta somente as afirmativas corretas é:
	
	
	
	I, II e III.
	
	
	II.
	
	
	I.
	
	X
	I e III.
	
	
	III.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando