Buscar

Sociointeracionismo de Lev Vygotsky

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

O Sociointeracionismo de Lev Vygotsky
 A ênfase na compreensão da aprendizagem como resultado do contato do homem com seus semelhantes num espaço construído socio-historicamente é um dos aspectos centrais na identificação da proposta teórica designada como sociointeracionismo. 
 A questão central é a aquisição de conhecimentos pela INTERAÇÃO do sujeito com o meio, em termos sociais, culturais e históricos.
	O Sociointeracionismo de Lev Vygotsky
 A criança nasce dotada de funções psicológicas elementares, como o reflexo ou a atenção involuntária. Com o aprendizado cultural, parte destas funções básicas transformam-se em funções psicológicas superiores, como a consciência e o planejamento. 
 Assim, a cultura fornece ao indivíduo os sistemas simbólicos de representação da realidade. O universo de significações que permite construir a interpretação do mundo real. 
	O Sociointeracionismo de Lev Vygotsky
 As funções psicológicas superiores são de natureza cultural. Esses complexos mecanismos diferenciam o homem dos animais e o torna capaz de pensar, planejar, tomar decisões e resolver problemas. 
 Estas funções não se desenvolvem umas ao lado das outras mas, constituem um sistema hierárquico cuja função central é o desenvolvimento do pensamento e a formação de conceitos. 
	O Sociointeracionismo de Lev Vygotsky
 A aquisição de conhecimentos pela interação do sujeito com o meio é sempre mediada.
 A mediação é o processo de intervenção de um elemento intermediário em uma relação. O homem não tem acesso direto ao objeto de conhecimento, mas, acesso mediado, através de recortes do real. 
 Existem dois tipos de mediadores: os instrumentos e os sígnos
	O Sociointeracionismo de Lev Vygotsky
 A Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP)
 Para Vygotsky existem dois níveis de desenvolvimento: o desenvolvimento real – aquilo que a criança é capaz de fazer por sí própria por já ter um conhecimento consolidado; o desenvolvimento potencial – aquelas tarefas mais complexas, orientadas por instrução e com a ajuda de um adulto ou por resultado da interação com seus pares. 
 A ZDP é, portanto, a distância entre um nível e outro. O caminho que o indivíduo percorre para o desenvolvimento de funções. 
	Vygotsky e Piaget: diferenças
 Ambos são construtivistas em suas concepções de desenvolvimento intelectual. Destacam a importância do organismo ativo.
 Vygotsky teve contato com a obra de Piaget e considera que Piaget não deu a devida importância à situação social e ao meio.
 Vygotsky destaca o papel do constexto histórico e cultural nos processos de desenvolvimento, sendo chamado de sociointeracionista e não apenas de interacionista como Piaget. 
	Vygotsky e Piaget: diferenças
 Piaget coloca ênfase nos aspectos estruturais e nas leis de caráter universal. Vygotsky destaca, por sua vez, a dimensão histórica do desenvolvimento mental. 
 A despeito de terem chegado a visões distintas, ambos os autores podem dialogar, uma vez que partem do mesmo pressuposto: o desenvolvimento humano se dá em razão do sujeito e do objeto, nos meios físicos e sociais, mantendo entre sí relações recíprocas e contínuas de modo que constitui o outro continuamente.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando