Buscar

Resumo sobre P. ARIDA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ARIDA
O aprendizado da teoria econômica tem sido efetuado de acordo com dois modelos distintos. Existe o hard Science, onde o estudante ignora histórias do pensamento. As listas de leitura não contêm textos escritos há mais que 5 ou 6 anos atrás, com honrosas exceções. Em outras palavras, o hard Science não dá tanta importância para a história que fundamentou a economia, o estudante precisa habituar-se com o cenário atual da teoria econômica.
Já no soft Science o estudante deve basicamente dominar o estudo dos clássicos do passado mesmo que em prejuízo da sua familiaridade com os desdobramentos mais recentes da teoria econômica.
Porque atualmente é mais comum usar a vertente de pensamento hard?
Segundo visões específicas como a de Weber, o hard Science é mais utilizado pois favorece uma melhor visualização nos aspectos de interesses. Falando de um modo mais simplista, o hard Science descarta boa parte dos estudos passados pois o que não se tornou ultrapassado já está incluso no cenário atual, então focar no presente de certa forma já compreende o que foi visto no passado.
Fronteira do conhecimento: Traz teorias de que compreender o passado do pensamento econômico é um esforço descartável para a formação de um potencial economista. Compreende-se que dados estatísticos por exemplo podem ser mais relevantes de aprendizado do que questões ideológicas. A fronteira do conhecimento é o limite até onde a capacidade intelectual de compreender um assunto pode ir.
Hard Science e a fronteira do conhecimento: O economista atualizado sobre os casos recentes não acumula conhecimento propriamente dito pois não foca os estudos passados, dessa forma, mantem-se atualizado mas somente carrega a memória dos erros já cometidos anteriormente. A fronteira existe, mas ultrapassá-la é uma questão relativa de onde e porque estamos. Essa barreira não tenta ser quebrada no modelo hard Science.
Soft Science na fronteira do conhecimento: Já o soft Science busca sempre entender os acontecimentos e por sua vez, romper esse ‘’muro’’ intelectual existente é uma sina que precisa ser vencida. Compreender as teorias e as metodologias que já existiram é tornar possível a superação dessa barreira de conhecimento analítico de fatos além de simples dados.
HPE Em si: História do pensamento econômico por si só desempenha um papel crucial na formação crucial teórica. O modelo soft Science, que visa enquadrar os pensadores e explicar os caminhos que levaram ao atual destino, acerta ao enfatizar a importância de compreender as teorias para um melhor entendimento do cenário atual. HPE Não pode ser apensar uma exaltação de grandes nomes de pensadores que foram relevantes para economia, deve ser uma real percepção do porque e como o cenário atual da economia ou do pensamento econômico está como está. Tentar entender o meio econômico apenas através de dados analíticos pode ser equivocado, incompleto ou ineficiente. Destarte, o modelo hard Science pode ser mais eficiente para formação de um economista de mercado, mas o soft Science complementa melhor um economista que busca alcançar a compreensão dos fatos e superar a fronteira do conhecimento.

Outros materiais