Buscar

SIMULADO DE LIGUA PORTUGUESA

Prévia do material em texto

CONT. MET. E PRAT. DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
	
	Simulado: CEL0354_SM_201102166405 V.1 
	 Fechar
	Aluno(a): ISABEL CRISTINA MARQUES PIRAJA
	Matrícula: 201102166405
	Desempenho: 0,0 de 8,0
	Data: 28/04/2015 13:36:25 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201102410652)
	
	"A leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele. Linguagem e realidade se prendem dinamicamente." (Freire, 1981) A) Como o autor analisa a questão da Leitura e o conhecimento de mundo, a realidade. Desenvolva um parágrafo acerca deste tema. (1,5)
		
	
Sua Resposta: O ALTOR TRABALHA O MUNDO DA VIDA SOCIAL DA CRIANÇA E O SEU LADO DO CONHECIMENTO DE MUNDO INTERAGINDO OS DOIS ASSUNTOS.
	
Compare com a sua resposta: Freire demonstra que ler é, antes de tudo, uma conquista realizada a partir da vivência, da troca que se faz com o mundo em suas mais diversas situações que o indivíduo deve confrontar-se. Antes de aprender a leitura escolarizada, a leitura que, muitas vezes, é condicionada por padrões que a sociedade e a escola determinam como cultura letrada, de prestígio, o indivíduo aprende a ler o mundo, aprende a olhar o mundo e as palavras sentidas e ouvidas antes da decodificação em conceitos gramaticais.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201102276177)
	
	Atente para os textos transcritos a seguir:
Texto 1
"(...) Não se trata de escolher entre alfabetizar ou letrar; trata-se de alfabetizar letrando. Também não se trata de pensar os dois processos como seqüenciais, isto é, vindo um depois do outro, como se o letramento fosse uma espécie de preparação para a alfabetização, ou então, como se a alfabetização fosse condição indispensável para o início do processo de letramento. O desafio que se coloca para os primeiros anos da Educação Fundamental é o de conciliar esses dois processos, assegurando aos alunos a apropriação do sistema alfabético-ortográfico e condições possibilitadoras do uso da língua nas práticas sociais de leitura e escrita." (Pró-Letramento. Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Brasília: 2007, p.13)
Texto 2
Uma escola comprometida com o letramento de seus alunos entende o ensino de língua materna como instrumento de participação em práticas sociais diversas e objetiva desenvolver nos alunos competências necessárias à eficaz produção e recepção de textos.
Faça uma relação entre ambos os textos, descrevendo práticas de linguagem que estejam comprometidas com o letramento e o desenvolvimento de competências lingüísticas.
		
	
Sua Resposta:
	
Compare com a sua resposta: Na descrição e análise, é muito importante que o aluno situe as práticas de leitura, escrita e oralidade dentro das competências que hoje são prezadas pela sociedade,mostrando o quanto a escola pode contribuir para uma formação criativa e eficiente da língua portuguesa.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201102428560)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Nesta aula, poderíamos nos alongar muito a respeito do conceito e termo da palavra gramática. Entretanto, para que possamos ser mais objetivos e claros com relação ao entendimento do estudo e aplicação da gramática da língua, achamos pertinente apresentar algumas definições e, a seguir, levantar algumas reflexões baseadas nos indicadores dos PCNs de língua portuguesa.
A palavra GRAMÁTICA apresenta diferentes significados. Considerando seu conhecimento sobre as diversas acepções que esse termos recebe, leia as afirmativas a seguir.
I. Gramática internalizada é o saber intuitivo que todo falante tem de sua língua.
II. Gramática da norma culta se refere a regras que definem o funcionamento de determinada língua.
III. Gramática Gerativa e Gramática Estruturalista remetem ao conceito de gramática como objeto de estudo.
A partir de sua leitura:
		
	 
	Somente II está correta.
	 
	I e III estão corretas.
	 
	I e II estão corretas.
	 
	Somente III está correta.
	 
	Todas estão corretas.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201102275559)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Texto I
O professor deve ser um guia seguro, muito senhor de sua língua; se outra for a orientação, vamos cair na "língua brasileira", refúgio nefasto e confissão nojenta de ignorância do idioma pátrio, recurso vergonhoso de homens de cultura falsa e de falso patriotismo. Como havemos de querer que respeitem a nossa nacionalidade se somos os primeiros a descuidar daquilo que exprime e representa o idioma pátrio? (ALMEIDA, N. M. Gramática metódica da língua portuguesa. Prefácio. São Paulo: Saraiva, 1999 (adaptado).)
Texto II
Alguns leitores poderão achar que a linguagem desta Gramática se afasta do padrão estrito usual neste tipo de livro. Assim, o autor escreve tenho que reformular, e não tenho de reformular; pode-se colocar dois constituintes, e não podem-se colocar dois constituintes; e assim por diante. Isso foi feito de caso pensado, com a preocupação de aproximar a linguagem da gramática do padrão atual brasileiro presente nos textos técnicos e jornalísticos de nossa época. (REIS, N. Nota do editor. PERINI, M. A. Gramática descritiva do português. São Paulo: Ática, 1996.)
Confrontando-se as opiniões defendidas nos dois textos, conclui-se que:
		
	 
	O primeiro texto prega a rigidez gramatical no uso da língua, enquanto o segundo defende uma adequação da língua escrita ao padrão atual brasileiro.
	
	Os dois textos defendem a ideia de que o estudo da gramática deve ter o objetivo de ensinar as regras prescritivas da língua.
	 
	Ambos os textos tratam da questão do uso da língua com o objetivo de criticar a linguagem do brasileiro.
	
	O primeiro texto enaltece o padrão estrito da língua, ao passo que o segundo defende que a linguagem jornalística deve criar suas próprias regras gramaticais.
	
	A questão do português falado no Brasil é abordada nos dois textos, que procuram justificar como é correto e aceitável o uso coloquial do idioma.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201102750111)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Conversamos em nossa aula que "[...] o aprendizado da língua deve nortear a representação do mundo no qual cada um de nós está inserido, como também, envolver através de todas as áreas do conhecimento as práticas de leitura com objetivo de formar leitores competentes". Partindo dessa afirmativa, qual das afirmativas a seguir está INCORRETA?
		
	
	A possibilidade de produzir textos eficazes tem sua origem na prática de leitura.
	
	Ao ler, o aluno pode estabelecer relações entre o texto que lê e outros textos já lidos.
	
	Devemos oferecer aos alunos diversos gêneros textuais para que o aluno amplie sua capacidade de leitura.
	 
	O ensino das regras da gramática fará com que o aluno leia de forma eficiente.
	 
	Um leitor competente consegue ler o que não está escrito, os elementos implícitos.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201102275384)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Faca a correspondência de acordo com a conceituação de gramática:
1.Gramática como disciplina escolar
2. Gramática da Norma Culta
3. Gramática Internalizada
4. Gramática como livro
5. Gramática como objeto de estudo
(   ) Livros que estudam a gramática
(   ) Aula de gramática
(   ) Funcionamento das regras
(   )Saber intuitivo
(   )Tradicional, funcionalista
Assinale a opção com a sequência adequada:
		
	
	4-1-5-2-3
	 
	1-5-3-2-4
	 
	4-1-5-3-2
	
	4-2-5-3-1
	
	2-1-5-3-4
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201102795597)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Em relação à linguagem é correto afirmar que:
		
	
	Traduz a fala especifica de uma determinada comunidade, assim como suas variantes sociais e regionais.É responsável pela comunicação oral de um determinado grupo de indivíduos.
	
	É através dela que o ser humano nomeia e constrói signos que são representações das coisas, dos objetos, e do cotidiano das pessoas.
	 
	Pode ser traduzida como uma forma de comunicação oral exclusiva dos seres humanos.
	 
	Se constrói através de símbolos e de signos que, ao longo de aspectos históricos, sociais e culturais, se organizaram dando sentido à comunicação humana
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201102428454)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Como ciência, a Linguística se dedica ao estudo da linguagem humana, analisando os fenômenos sem julgá-los, ou seja, sem estabelecer julgamentos de valor e considerando as variedades trazidas pelos alunos. A partir desse ponto de vista mais moderno acerca do ensino de Língua, leia as afirmativas a seguir.
      I.        Sob o ponto de vista da Linguística, devemos considerar a ideia do erro e da incapacidade do aluno de usar a sua língua.
    II.        Os professores devem se interessar pela diversidade linguística da língua em nosso país em razão de suas dimensões geográficas e práticas sociais e culturais tão particulares.
   III.        O ensino somente pelas regras da gramática deve ser considerado o veículo norteador do ensino da nossa língua.
A partir de sua leitura:
		
	 
	I e II estão corretas.
	 
	Todas estão corretas.
	 
	Somente III está correta.
	 
	I e III estão corretas.
	 
	Somente II está correta.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201102410564)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	 As palavras  não são meros nomes, elas representam a junção entre o nome e o seu significado (sentido). Associamos o nome da palavra com a ideia e quando ouvimos, fazemos a mesma associação. A este fenômeno damos o nome de:
		
	
	Hipertexto.
	 
	Signo linguístico
	
	Significado
	 
	Conhecimento de mundo.
	
	Significante
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201102749283)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O que distingue o homem dos animais é sua capacidade de comunicar ideias, expressar sensações emoções. Partindo-se dessa capacidade de comunicação, temos os conceitos de língua e de linguagem. Nas alternativas a seguir, qual apresenta INCORRETAMENTE o conceito de língua?
		
	
	A língua varia, ou seja, mesmo dando sentido a um determinado grupo, possui níveis de ¿falares¿ dos seus diversos contextos de uso.
	
	A Língua existe em razão da fala, da comunicação, da expressão que os seres humanos realizam através da interação entre uns com os outros.
	
	É através da língua, um sistema particular de representações de signos de um mesmo espaço social e cultural que nós, seres humanos, selamos nossa adesão a um determinado grupo.
	 
	Língua é um conjunto de sinais (palavras) e de um sistema convencional organizado e estabelecido pelo grupo social que se comunica e interage dentro de uma uniformidade de sentido e contexto
	 
	Língua é um conjunto de representações que a atividade humana construiu através de uma organização de símbolos verbais ou não verbais.
		 Gabarito Comentado.

Continue navegando