Buscar

Guia PMBOK para Gerenciamento de Projetos

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP MANAUS
ENGENHARIA ELÉTRICA/ ELETRÔNICA
ENGENHARIA DE SOFTWARE
MANAUS – AM
2018
MAURO CELSO AREOSA DAS CANDEIAS RA C278GD-8
LUCIELE GUIMARAES DA SILVA. RA: C0303F-7
PMBOK (Project Management Body of Knowledge)
	Trabalho solicitado pelo orientador Prof. Rildo, na disciplina Engenharia de Software no requisito da nota da NP2 do 9º Período da turma EE9P34.
MANAUS – AM
2018
INTRODUÇÃO
	O Conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos é a soma dos conhecimentos à profissão de gerenciamento de projetos. Esse conjunto faz com que se crie e desenvolva de maneira mais organizada e mais eficaz, ferramentas de alta precisão, para se chegar a criação bem-sucedida de softwares. Bem como em diversas áreas e profissões o conjunto de conhecimentos pertence aos profissionais e acadêmicos que o aplicam e o desenvolvem. O Conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos completo inclui práticas tradicionais comprovadas amplamente aplicadas, além de práticas inovadoras que estão surgindo na profissão, inclusive materiais publicados e não publicados. Como resultado disso, o Conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos está em constante evolução.
	
1 – GUIA PMBOK
O Guia PMBOK identifica, ou seja, fornece de uma forma geral o subconjunto do conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projeto que é reconhecido, com consenso em relação ao seu valor e sua utilidade como boa prática, também fornece e promove um vocabulário comum para se discutir, escrever e aplicar o gerenciamento de projetos. Esse vocabulário padrão e um elemento essencial de uma profissão. O Project Management Institute utiliza este documento como base, mas não como uma única referência de gerenciamento de projetos para seus programas de desenvolvimento profissional, que incluem:
Certificação de Profissional de gerenciamento de projetos (PMP)
Formação e treinamento em gerenciamento de projetos oferecidos pelos Registered Education Providers (R.E.P.s) do PMI
Credenciamento de programas educacionais na área de gerenciamento de projetos.
Esta norma se destina apenas a projetos individuais e aos processos de gerenciamento de projetos amplamente reconhecidos como boas práticas. Existem outras normas sobre maturidade de gerenciamento de projetos organizacional, competência do gerente de projetos, e outros tópicos que abordam o que amplamente reconhecido como boa prática nessas áreas. Uma parte do conteúdo dessas outras normas afetas projetos individuais. As outras normas devem ser consultadas para a obtenção de informações adicionais e entendimento do contexto mais amplo em que os projetos são realizados.
2- GERÊNCIA
O gerenciamento do escopo do projeto inclui os processos necessários para garantir que o projeto inclua todo o trabalho necessário, e somente ele, para terminar o projeto com sucesso.
O gerenciamento do escopo do projeto trata principalmente da definição e controle do que está e do que não está incluído no projeto, fornece uma visão geral dos processos de gerenciamento do escopo do projeto e a fornece um fluxograma de processo desses processos e suas entradas e saídas, além de outros processos de área de conhecimento relacionados.
Planejamento do escopo – criação de um plano de gerenciamento do escopo do projeto que documenta como o escopo do projeto será definido, verificado e controlado e como a estrutura analítica do projeto (EAP) será criada e definida.
Definição do escopo – desenvolvimento de uma declaração do escopo detalhada
do projeto como a base para futuras decisões do projeto.
Criar EAP – subdivisão das principais entregas do projeto e do trabalho do projeto em componentes menores e mais facilmente gerenciáveis.
Verificação do escopo – formalização da aceitação das entregas do projeto terminadas.
Controle do escopo – controle das mudanças no escopo do projeto.
Esses processos interagem entre si e também com processos de outras áreas de conhecimento. Cada processo pode envolver o esforço de uma ou mais pessoas ou de grupos de pessoas, com base nas necessidades do projeto. Cada processo ocorre pelo menos uma vez em todos os projetos e em uma ou mais fases do projeto, se ele estiver dividido em fases.
Em geral, o resultado de um projeto é um único produto, mas esse produto pode incluir componentes auxiliares, cada um deles com seu próprio escopo do produto separado, mas interdependente. Por exemplo, um novo sistema de telefonia normalmente incluiria quatro componentes auxiliares—hardware, software, treinamento e implementação.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Acessado em http://www.joinville.udesc.br/portal/professores/bosse/materiais/Aula_12Gerenciamento_de_Riscos.ppt, em 31 de Março de 2018.
Guia PMBOK – Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos-3ªedição. Publicado por Project Management Institute, Inc.
Um Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK) terceira edição - 2004 Project Management Institute, Four Campus Boulevard, Newtown Square, PA 19073-3299 EUA

Continue navegando