Buscar

Trabalho Site Portal do MEC

Prévia do material em texto

ETAPA 1. (15´) Descobrindo e navegando: - cliquem no link abaixo
Examinem atentamente a página inicial. DEPOIS CLIQUEM NO MENU À ESQUERDA e analisem os recursos disponíveis..
Preencham o quadro abaixo
	Ministério da Educação - MEC
	Algumas descobertas? Citem e comentem
	Destaque uma curiosidade e comentem
	
Sim, todo tipo de informação ligada a educação, informações de leis, ações e planejamento em prol a educação e até canais de atendimento.
	
Achamos interessante a Lai (Lei de Acesso a Informação), onde todos tem o direito de fazer reclamações ou até mesmo denúncias sobre leis não cumpridas.
	Portal do Professor - Ministério da Educação - MEC
	Já conheciam? Já Utilizaram alguns recursos do site ?
	Descrevam, em poucas palavras as impressões da dupla
	
Sim.
Sim, a aba do Enem, ProUni e Sisu.
	
O site é bem transparente e mostra de forma ampla todos os lados da educação, desde as leis que a regulamentam e normatizam até sua forma de colocar em prática, com projetos pedagógicos e de inclusão.
ETAPA 2 Buscar no google FNDE 
4.1 QUADRO 01
	FNDE
	O QUE É
	MISSÃO / VALORES
	PROGRAMAS
(citar todos)
	
Autarquia federal vinculada ao MEC. Uma entidade pública, fiscalizada pelo Estado. É órgão responsável pela execução das ações e programas da educação básica da rede pública. Ele é o protagonista da garantia de um ensino de qualidade nas escolas públicas do Brasil.
	
Sua missão é prestar assistência técnica e financeira e executar ações que contribuam para uma educação de qualidade a todos.
Seus valores são o compromisso com a educação; ética e transparência; excelência na gestão; acessibilidade e inclusão social; responsabilidade ambiental; inovação e empreendedorismo.
	
Os programas são: Bolsas e Auxílios; Brasil Carinhoso; Caminho da Escola; Formação pela Escola; PAR; PBLE; PDDE; PNAE; PNATE; Programas do Livro; Proinfância; Proinfo; e programas suplementares como o Programa de apoio a novas turmas de Educação Infantil; Programa de apoio a novos estabelecimentos de Educação Infantil; EMTI; PBA; PEJA; Projovem Urbano; Projovem Campo – Saberes da Terra e PRONATEC.
	
DESTACAR 02 MAIS SIGNIFICATIVOS PARA O GRUPO, DESCREVÊ-LOS E FAZER COMENTÁRIOS 
	
PAR - Além de assegurar a vaga para a criança e o adolescente em seu âmbito escolar, ele assegura também as condições para que a educação ocorra através de material didático, pedagógico, estrutura escolar e estrutura profissional.
PNAE – Ele oferece alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública. Esse programa é de máxima importância para todos os níveis escolares, pois a alimentação é primordial para o desenvolvimento do ser humano. Há muitas crianças que fazem sua primeira (e também as principais) refeições, na escola. Ter esse programa para garantir alimento a todas elas, é indispensável quando se deseja ter crianças saudáveis para um ensino de qualidade.
ETAPA 3. Localizem, no site do MEC FNDE O FUNDEB perguntas frequentes
3.1 Procure responder as seguintes questões
	3.1.1 O QUE É O FUNDEB? EXISTE ALGUMA LEI QUE O FUNDAMENTE? QUAL?
	É um fundo contábil de natureza financeira, onde todos os entes da federação (União, estados, Distrito Federal e municípios) contribuem destinando parte dos seus recursos para sua constituição. Isso quer dizer que o Governo Federal reúne a maior parte dos recursos que serão destinados à educação básica do país. 
Foi criado pela Emenda Constitucional nº 53/2006 e regulamentado pela Lei nº 11.494/2007 e pelo Decreto nº 6.253/2007, em substituição ao FUNDEF.
	3.1.2 Ele inclui a educação infantil?
	Sim.
	3.1.3 FALE DA COMPOSIÇÃO, CARACTERIZAÇÃO E VIGÊNCIA DO FUNDEB
	O Fundo é composto, na quase totalidade, por recursos dos próprios Estados, Distrito Federal e Municípios, e suas principais características são: 
Sua vigência de 14 anos a partir de 2007 até 2020; O seu alcance que é a educação infantil, ensino fundamental e médio e educação de jovens e adultos.; Fontes de recursos que o compõem; Complementação da União ao Fundo; Distribuição dos recursos; Utilização dos recursos; Valor Mínimo Nacional por aluno/ano.
Além desses recursos, ainda compõe o Fundeb, a título de complementação, uma parcela de recursos federais, sempre que, no âmbito de cada Estado, seu valor por aluno não alcançar o mínimo definido nacionalmente.
	3.1.4 COMO É FEITO O REPASSE E A MOVIMENTAÇÃO DOS RECURSOS ?
	A movimentação das arrecadações são feitas periodicamente pelo Tesouro Nacional e pelos Órgãos Fazendários dos Governos Estaduais, ao Banco do Brasil. E são distribuídas de forma automática e alternada por meio de crédito na conta exclusiva de cada poder executivo estadual e municipal, no Banco do Brasil ou na Caixa Econômica Federal.
	3.1.5 FAÇA UMA SÍNTESE DE 
 Censo escolar e valor por aluno/ano
 Acesso a dados sobre o Fundeb
 Aplicação dos recursos
Capacitação profissional
Remuneração do magistério
Controle social do Fundeb
	O censo escolar é um levantamento de dados, iniciados anualmente na última quarta-feira do mês de maio. Tendo uma segunda etapa que acompanha o rendimento escolar, ele é feito por todas as instituições de ensino da educação básica abrangendo também todas as suas modalidades como ensino regular, educação especial e EJA. As coletas são dados de toda e qualquer existência na escola como: alunos, docentes, infraestruturas e equipamentos. Essas informações recolhidas pelo programa Educacenso, feito pelo Inep, são para transferência de recursos públicos e uma melhor execução de programas na área da educação. Com base nesses dados são calculados um valor por aluno/ano por Estado mediante a etapa, modalidade e tipo de estabelecimento de ensino. Há um valor mínimo nacional estipulado, onde se é utilizado apenas para os Estados que não atingem esse referencial.
Através do portal conseguimos o acesso as estimativas futuras de repasses, como o que já foi repassado anteriormente, tudo contabilizado por estatística de dados enviados anualmente. As contas do Fundeb não são protegidas pelo sigilo bancário previsto por lei, por se tratar de conta pública. Esses mesmos acessos estão disponíveis no próprio site, na aba “Consultas” e a pesquisa pode ser filtrada pelo o que se deseja buscar. E caso seja necessário, pode-se solicitar os extratos nos bancos respectivos onde é feito o repasse.
A aplicação dos recursos é destinada a, no mínimo, 60% para o pagamento da remuneração dos professores do magistério, e o restante de, no máximo 40%, para as demais ações de manutenção e desenvolvimento, ambos da educação pública. Na lei 9.394/96, no art. 70, pode se encontrar as ações consideradas como de MDE, e no art. 71, as que não são.
Para recursos de capacitação profissional, na atualização, formação continuada, formação inicial em nível médio ou médio superior, pode ser custeado apenas com a parcela de até 40% dos recursos do Fundeb. 
Para efeito da utilização dos 60% do Fundeb, a remuneração é constituída pelo somatório de todos os pagamentos devidos (salário ou vencimento, 13º salário, 13º salário proporcional, 1/3 de adicional de férias, férias vencidas, proporcionais ou antecipadas, horas extras, aviso prévio, abono, gratificações ou retribuições pelo exercício de cargos ou função de direção ou chefia, salário família, encargos sociais (Previdência e FGTS) devidos pelo empregador, correspondentes à remuneração paga com esses recursos aos profissionais do magistério em efetivo exercício. Não deve compor a remuneração: auxílio-transporte, auxílio-alimentação, apoio financeiro para vestuário, assistência social, médica, psicológica, farmacêutica, odontológica, previdência complementar e serviços de terceiros.
O trabalho dos Conselhos do Fundeb soma-se ao trabalho das tradicionais instâncias de controle e fiscalização da gestão pública. Entretanto, o Conselho do Fundeb não é uma nova instância de controle, mas simde representação social, não devendo, por conseguinte, ser confundido com o controle interno, executado pelo próprio Poder Executivo, nem com o controle externo, executado pelo Tribunal de Contas na qualidade de órgão auxiliar do poder legislativo, a quem compete a apreciação das contas do Poder Executivo. O controle a ser exercido pelo Conselho do Fundeb é o controle direto da sociedade, por meio do qual se abre a possibilidade de apontar, às demais instâncias, falhas ou irregularidades eventualmente cometidas, para que as autoridades constituídas, no uso de suas prerrogativas legais, adotem as providências que cada caso venha a exigir.
 
3.2 Entrem no Google e digitem FUNDEB NOTICIAS DE IRREGULARIDADES.
	SELECIONEM UMA E COMENTE. 
LEMBREM-SE DE COLOCAR A FONTE Disponível em – Acesso em ________
	
A notícia escolhida foi “CGU aponta irregularidades na aplicação de recursos do Fundeb.”
Disponível em 31/07/2013 21h17 fonte globo link http://g1.globo.com/educacao/noticia/2013/07/cgu-aponta-irregularidades-na-aplicacao-de-recursos-do-fundeb.html
Foi notado irregularidades em despesas e licitações no norte e nordeste, despesas incompatíveis com o objetivo do fundo e pagamento a professores abaixo do piso nacional.
Tendo em vista que isso, infelizmente, aparenta ser um caso não muito incomum. Pois se pesquisado mais notícias como essa, há relatos desde 2008 que é constatado irregularidades quanto aos recursos que as cidades recebem do Fundeb e até inquéritos que estão sendo abertos para possíveis investigações em 2018. Em uma outra notícia divulgada pelo site Estadão no ano de 2013, (Disponível em 31 Julho 2013 | 20h37 – Acesso em http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,cgu-descobre-irregularidades-no-fundeb,1059292), relata que o órgão de controle do governo aponta que 70% dos municípios fizeram despesas incompatíveis com a finalidade do programa. De acordo com a lei n
º 11494/2007, é obrigatório a prestação de contas. Mas segundo a CGU, três em cada dez não cumprem esse papel.
 
3.2.1 ENTREM EM (LINK ABAIXI) E SELECIONEM 02 INFORMAÇÕES IMPORTANTES, COMENTANDO-AS 
 FISCALIZAÇÃO 9.1. Como é realizada a fiscalização da ...
	
A fiscalização é feita pelo Tribunal de Contas dos Estados e Municípios, e quando são constatadas irregularidades o Ministério Público intervém, mesmo não sendo responsável pela fiscalização. A legislação estabelece que seja obrigatória a prestação de contas mensalmente, bimestralmente, e anualmente. Mas dada à pesquisas feita por nós, essa fiscalização deve ser mais ampla e rígida, pois ainda são constatadas várias falhas nesse âmbito.
4. ETAPA 4 – PNE CLIQUEM NO LINK ABAIXO PARA RESPONDERS AS QUESTÕES 
Plano Nacional de Educação - PNE - Ministério da Educação
portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&id=16478&...   Em cache
	4.1 O que é o PNE 2014 – 2024? 
	
O Plano Nacional de Educação tem a finalidade de direcionar esforços e investimentos para a melhoria da qualidade da educação no país. Todos os planos estaduais e municipais de Educação devem ser criados ou adaptados de acordo com as orientações e metas estabelecidas por ele.
	4.2. Qual é a lei que regulamenta o PNE atual? Quando foi sancionada?
	
Lei nº 13.005/2014, sancionada em 25 de Junho de 2014.
	4.3.Quando entrou em vigor o novo plano nacional de educação? Qual o período de validade?
	
Entrou em vigência no dia 26 de Junho de 2014, tendo a vigência de 10 anos.
	4.4. Quantas são as metas do PNE? Quais as etapas da educação envolvidas?
	
O PNE tem 20 metas que abrangem todos os níveis de formação, desde a educação infantil até o ensino superior, incluindo a educação inclusiva.
	4.5. Selecionem as metas voltadas para a educação infantil e comentem.
	
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches, de forma a atender, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das crianças de até 3 (três) anos até o final da vigência deste PNE.
Meta 4: universalizar, para a população de 4 (quatro) a 17 (dezessete) anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino, com a garantia de sistema educacional inclusivo, de salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados.
	4.6. Extrair uma curiosidade e um aprendizado sobre o PNE
	
Na meta 2 há uma curiosidade. Se diz sobre um acompanhamento individualizado do aluno. Ou seja, o reconhecimento que o aprendizado acontece de forma individualizada, e a preocupação disso em relação ao seu meio social também.
Sobre o aprendizado, acreditamos que a PNE inteira há diversos aprendizados. O mais marcante foi que as metas foram pensadas desde os anos iniciais até mesmo na fase adulta, onde se observa o real comprometimento com a alfabetização em um todo. Levamos esse aprendizado de forma que vivemos em um país de grande desigualdade, e que além das crianças, os adultos que não tiveram oportunidades anteriormente, também possam ter o direito igualitário. E esse objetivo é um só: levar a alfabetização a todos, independente da idade.
� HYPERLINK "http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=portal%20do%20mec&source=web&cd=1&cad=rja&sqi=2&ved=0CCEQFjAA&url=http%3A%2F%2Fportal.mec.gov.br%2F&ei=SL5QUJ_DO5Gs8QSVioGYAg&usg=AFQjCNGX2qRS46B3FIVjrFwVtS0niCm-Fg" �Ministério da Educação - MEC� 
portal.mec.gov.br/
� HYPERLINK "http://www.fnde.gov.br/" \t "_blank" �FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação�� �financeiros para o desenvolvimento de programas que visam a melhoria da ...�www.fnde.gov.br/ - 28k
� HYPERLINK "http://www.slideshare.net/joaolellis/cartilha-fundeb" �Cartilha fundeb - SlideShare�

Continue navegando