Buscar

AP3 Giselle Nascimento

Prévia do material em texto

Unidade Curricular: Direito Econômico
Orientações para o desenvolvimento da Aplicação Prática 2 (AP2)
Esta atividade tem como objetivo proporcionar ao estudante a aplicação prática dos conceitos teóricos apreendidos ao longo dos estudos das unidades 05 a 08, no contexto da profissão escolhida.
Para a sua elaboração, considere:
As regras da ABNT para a apresentação final da atividade avaliativa;
As orientações para a produção da atividade;
O prazo final para a sua entrega no AVA, na ferramenta indicada pelo docente;
Os critérios avaliativos que orientam a construção da atividade bem como a sua avaliação;
A produção textual copiada dos meios digitais ou impressos será considerada “Plágio”;
Valor máximo: 10 pontos (Peso: 04).
As respostas devem ser inseridas no mesmo corpo deste documento em Word;
Lembre-se: a sua Sala Virtual é aqui! Aproveite este espaço para trocar ideias, sanar dúvidas e construir o seu aprendizado junto com seus colegas de turma e docente!
#PratiqueSeuFuturo #VemProNossoMundoEaD
Boa Sorte!
 
Considere a seguinte situação hipotética...
O Presidente do Estado Beta, diante da informação de que havia um oligopólio de empresas cuja atividade econômica era no setor de telecomunicações, resolveu tomar providências, diante do oligopólio existente, a fim de garantir o equilíbrio entre a oferta e a procura, fiscalizar continuamente, preservar a ampliação de empregos no setor de telecomunicações e aplicar nas regras do mercado, a transparência e a publicidade. Assim, sua decisão foi através de decreto lei, que continha as seguintes normas:
Impedir a continuidade do oligopólio, através de ações coercitivas, garantindo assim, o equilíbrio entre a oferta e a procura, mantendo o mercado sem abusos;
Fiscalizar continuamente, como agente regulador, as empresas que atuam no setor de telecomunicações dentro do Estado Beta, impedindo assim a formação de novos oligopólios; 
 Garantir a ampliação da oferta de oportunidades de emprego, no setor de telecomunicações e com chances iguais para todos os cidadãos do Estado Beta;
Estabelecer e aplicar nas relações econômicas a transparência e a publicidade; 
 Diante do exposto, pergunta-se:
Em relação à primeira norma, que impedia a continuidade do oligopólio, qual o princípio da ordem econômica que está sendo considerado? O que a Lei deverá reprimir, consubstanciado em um dos incisos do art. 173 da CRFB ? Fundamente sua resposta.
Resposta: 
Para a garantia do princípio da Livre Concorrência, sendo este o considerado no caso, faz-se necessária uma intervenção efetiva do Estado, de forma a regular ou até sua participação de forma direta, pois, embora a ordem econômica seja fundamentada na livre iniciativa que preconiza uma não intervenção do Estado isto, conforme já citado, não é absoluto. Resta clara essa afirmação no §4º, do art. 173, da CF: "A lei reprimirá o abuso do poder econômico que vise à dominação dos mercados, à eliminação da concorrência e ao aumento arbitrário dos lucros"
Qual o princípio da ordem econômica que está em evidência, em relação à segunda norma do decreto lei, que mandava o poder público atuar, fiscalizando continuamente junto a iniciativa privada, as empresas que exploram o setor de telecomunicações no Estado Beta? Fundamente sua resposta.
Resposta: 
A atuação do estado é legitimada pelo princípio da subsidiariedade, em que o Estado só irá intervir quando o particular não for capaz de regular-se ou manter-se por si. O Estado de forma direta e indireta acaba por intervir de maneira a criar mecanismos de proteção que equilibrem as relações.
 Qual o princípio da ordem econômica que está sendo aplicado, em relação à terceira norma, que Garantia a ampliação da oferta de oportunidades de emprego e com chances iguais para todos os cidadãos do Estado Beta? Fundamente sua resposta.
Resposta: 
O princípio da Função Social da Propriedade. Por meio desse princípio, a propriedade deve exercer sua função econômica, isto é, deve ser utilizada para geração de riqueza, garantia de trabalho, recolhimento de tributos ao Estado, e principalmente, a promoção do desenvolvimento econômico. Assim sendo, caracteriza-se como uma troca, na qual o proprietário tem o direito de uso e gozo de sua propriedade, mas em contrapartida, essa propriedade deve cumprir com sua função social, estabelecida pela lei no inciso III do art. 170.
Em relação à quarta norma do decreto lei, que mandava aplicar, nas relações econômicas, a transparência e a publicidade, qual o princípio que está implícito? 
Resposta: 
Princípio da Publicidade. Este tem o condão de evidenciar a objetivação da aplicação dos princípios constitucionais da administração pública, dando a necessária noção de transparência na condução da coisa pública exigida pela sociedade.

Continue navegando