Buscar

DESAFIO PROFISSIONAL BRINQUEDOTECA EDNA

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
POLO SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
CURSO PEDAGOGIA
Disciplinas norteadoras: BRINQUEDOTECA E O ELEMENTO
LÚDICO; ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL; DIDÁTICA DE CONTAR HISTÓRIAS, LITERATURA INFANTOJUVENIL; MULTIMEIOS APLICADOS À EDUCAÇÃO.
Christiane Carolina da Silva Oliveira RA: 
Edna Márcia de Sousa RA: 8501530264
PROFESSORES EM AÇÃO: A NECESSIDADE DO BRINCAR E DA LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 
NOME DA TUTORA: ME. JOECIMARA MIQUELINO ALVES
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS / SP 
Data: 01 /11/ 2017
Introdução 
Esse desafio profissional tem como objetivo elaborar um plano de ação que estimule a postura lúdica dos professores com práticas ligadas ao brincar e a literatura infanto-juvenil, conscientizando os professores da instituição sobre a importância do brincar e da literatura infantil para o desenvolvimento e bem estar das crianças. Mostrar aos professores importância do brincar para a criança na educação infantil, que é através do brincar que ela desenvolve o processo de descobrir o mundo e a sua contribuição para o desenvolvimento no ensino e aprendizagem na educação infantil. Salientar que é a através da brincadeira que ocorre a construção do seu caráter, sua formação moral, social e afetiva e a importância do professor durante todo esse processo de desenvolvimento. Demonstrar que momentos de ludicidade além de prazerosos pelas descobertas que proporcionam, agregam no desenvolvimento intelectual e cognitivo das crianças. Destacar que não basta brincar por ser um direito adquirido por lei e sim que o brincar tem que ser estimulado e com qualidade, sendo a principal força motriz geradora do conhecimento.
“Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem”. (Carlos Drummond de Andrade)
Para que o plano de ação resulte em práticas assertivas, envolveremos os professores na elaboração de cantinhos pedagógicos, com cantinhos destinados ao incentivo a leitura, contação de história e a importância da utilização de recursos tecnológicos ligados a pratica pedagógica na elaboração e execução momento lúdico. Propor orientação e acompanhamento dos professores na elaboração de aulas, através de videos e leitura especificam sobre o tema. 
“Um livro é um brinquedo feito com letras. Ler é brincar.” Rubem Alves.
1. O brincar e seus benefícios na Educação Infantil
Como podemos definir o brincar? 
 Brincar é satisfazer as necessidades que a criança tem de forma não imediata, regadas à imaginação, criatividade e regras, sendo essas regras ocultas ou expostas. É atividade dominante na infância e seu caráter é subjetivo, social e livre, pois possui regras, utiliza a imaginação e a criatividade. 
 O brincar consiste no elemento principal na formação da identidade, na aquisição da autonomia, do desenvolvimento intelectual, cognitivo e afetivo que a criança pode ter na infância. Para Vigotsky, através do brincar as crianças começam a aprender, as crianças recriam diversas atividades socioculturais do meio em que estão inseridas imitando situações que vivenciam, exercitando assim sua memorização e criatividade sobre fatos do cotidiano, como por exemplo, uma brincadeira de casinha imitando os afazeres domésticos exercita sua imaginação criando novas situações com originalidade e espontaneidade, construindo assim o conhecimento em todas as fases da infância. Para brincar as crianças utilizam brinquedos, diversos objetos para o faz de conta ou recursos tecnológicos tão presente em seu dia a dia.
 Quais os benefícios do brincar para a Educação Infantil?
 O brincar na educação infantil é um excelente recurso pedagógico, sendo ativador do desenvolvimento cognitivo, afetivo, motor e social da criança. A variedade de brincadeiras pode estimular a capacidade das crianças. Nessa fase, a criança começa a se relacionar com um maior numero de pessoas fora do seu circulo familiar. Dessa forma no ambiente escolar, ela aprende a respeitar os colegas, exercita sua imaginação e memorização, aprende a dividir os brinquedos, a aguardar sua vez, solucionar conflitos.
 Na educação infantil, o brincar proporciona principalmente a imaginação voltada ao desenvolvimento intelectual das crianças. Cria situações durante as brincadeiras que oportunizam trabalhar de forma direcionada.
“é de fundamental importância para a aprendizagem da criança porque é através dela que a criança aprende, gradualmente desenvolve conceitos de relacionamento casuais ou sociais, o poder de descriminar, de fazer julgamentos, de analisar e sintetizar, de imaginar e formular e inventar ou recriar suas próprias brincadeiras” (SANTIN, 2001, p.523)
2. Brinquedoteca: Objetivos, profissionais envolvidos e a importância do brinquedo no desenvolvimento infantil.
A brinquedoteca tem como objetivo a estimulação social, afetiva e cognitiva da criança. Através da organização do espaço e o respeito às crianças, consegue-se grandes resultados através do brincar. Esse espaço visa que a criança tenha autonomia e crie suas próprias experiências, desenvolvendo competências e habilidades de maneira prazerosa e significativa. Proporciona o fortalecimento emocional, desperta a criatividade, autonomia, sociabilidade, a afetividade e o companheirismo, criam vínculos importantes de amizade, contribuindo para a construção de um ser humano melhor, mais feliz.
O brinquedista tem formação especifica em teorias que valorizam o brincar como fundamental para o desenvolvimento total do ser humano, como Vigotsky, Wallon, e Piaget. Devido a conhecer os estágios de desenvolvimento das crianças mais a fundo, conseguem criar brincadeiras com mais qualidade tanto para o aprendizado quanto para a saúde, estando presentes em brinquedotecas hospitalares, escolares e na sociedade em geral. São eles que fazem que a brinquedoteca seja um espaço mágico, acolhedor e de desenvolvimento social e cognitivo. Eles têm um olhar afetuoso, valorizam os sentimentos das crianças, observando com atenção todos os sentimentos expressados por elas. Essa observação da criança permite a orientação dos familiares em diversos casos. Por conhecerem como se dá o desenvolvimento das crianças através do brincar, esse profissional tem autonomia pra montar, organizar e mediar às brincadeiras, conseguindo ajudar a atingir objetivos específicos através dos brinquedos e brincadeiras. Esse profissional brinca com a criança verdadeiramente, trocando experiências através da entrega na relação, criando vínculos afetivos e de confiança com as crianças. 
No espaço da brinquedoteca, todos os brinquedos têm a sua importância. Todos têm por objetivo criar situações para o desenvolvimento das crianças enquanto elas brincam. Criando relacionamento com emoções, ao perceber o outro, a criança reorganiza suas ideias e emoções através do brinquedo, ou seja, através dos brinquedos e jogos a criança desenvolve a sensibilidade, percepção, raciocínio lógico e interação com o próximo.
3. A importância da literatura na Educação Infantil
A literatura infantil é peça fundamental no processo inicial de alfabetização e letramento, mesmo na fase de educação infantil, onde eles ainda não conhecem o valor simbólico das letras. Um livro é uma excelente ferramenta pedagógica. Através da leitura, as crianças começam a entender os valores inerentes a conduta humana, na moral da história elas aprendem sobre o certo ou errado, a enfrentar conflitos internos como o medo e a insegurança, descobrem o mundo brincando interagindo com o livro e suas histórias.
Se o professor conhecer esses os processos e utilizá-los respeitando as faixas etárias, despertará nos alunos o interesses pela leitura, eles se sentirão motivados a ter contato com o livro e começarão a se familiarizar com os símbolos da escrita. Para isso, o professor deve ser criativo e motivadoe deve valorizar o lúdico nesse momento, pois assim os alunos terão um bom desempenho nas práticas propostas e as crianças conseguirão atingir o conhecimento esperado para a idade. 
Preparar o ambiente para que fique aconchegante e de forma que todas as crianças possam observar o professor também se torna fundamental na arte da contação de histórias. O ambiente pode ter almofadas, ter um palco feito de caixa de papelão decorada, ter um cantinho da leitura, etc.
	Para envolver ainda mais as crianças nesse momento tão prazeroso de leitura, pode-se confeccionar atividades voltadas a historia que acabaram de aprender, como dobraduras com papeis coloridos por exemplo.
4. PASSO 
	O brincar na educação infantil, seja através de um jogo ou da leitura oportuniza a criança um processo de ensino-aprendizagem potencializado, pois favorece a construção do conhecimento estimulando a capacidade de iniciação e ação ativa brincando. A nova tecnologia vem ao auxilio na educação infantil, uma vez que as crianças já nascem inseridas nesse mundo tecnológico. A tecnologia é mais uma ferramenta de auxilio pedagógico na educação infantil, através de sites educativos e jogos em tablets, computadores, datashow, etc. Por serem bem coloridos, os jogos e livros infantis utilizados através desses meios chamam a atenção das crianças e oportuniza ao professor utilizar esses recursos gráficos de uma forma lúdica, tornando a aula mais divertida e interessante para as crianças. 
Passo 05
 Tema: Resgatando o brincar e o hábito da literatura infantojuvenil 
 Problema detectado: muitos professores não assumiam uma postura lúdica com as crianças e que, por vezes, as práticas ligadas ao brincar e à literatura infantil eram deixadas de lado. 
Objetivos específicos: que tipo de ações ou vivências pretende-se
alcançar ao término do plano de ação? Lembre-se de que os objetivos são definidos
sempre a partir da escolha de verbos (refletir, experimentar, vivenciar, ler, ouvir,
brincar, conversar, explorar, entre outros).
Proporcionar o prazer da aprendizagem através do lúdico
· Conhecer um ambiente diversificado que vem a produzir aprendizagens significativas para as crianças;
 
· Estimular a criatividade e a expressão das crianças
· Estimular o gosto pela leitura através das atividades lúdicas;
· Desenvolver o raciocínio lógico-matemático das crianças com criatividade.
· Oferecer oportunidade às crianças para interação com os adultos, favorecendo a sua expressão e o seu desenvolvimento;
· Oportunizar vivências de novas práticas avaliativas no cotidiano da sala de aula;
· Reconhecer o jogo como ferramenta didática imprescindível no processo ensino-aprendizagem;
· Refletir criticamente sobre os encaminhamentos da prática pedagógica que tenham como referência ao lúdico;
· Reconhecer os jogos como elementos didático na prática docente;
· Planejar atividades lúdicas voltadas para o domínio do sistema alfabético, visando a leitura mais prazerosa.
 
 Justificativa sobre a relevância do tema: qual a importância do brincar e da
literatura para as crianças que frequentam a Educação Infantil? Neste momento,
você pode citar autores que justifiquem a relevância do tema.
Conscientizar sobre a importância da leitura e do brincar na construção do conhecimento e na formação do caráter, preparando para a vida futura.
Definição das ações e estratégias: Criação de uma plataforma interativa para leitura e jogos educativos, com indicações de utilização de acordo com faixa etária, onde os alunos e pais terão acesso dentro e fora do ambiente escolar
Materiais a serem utilizados: Jogos, brinquedos e brincadeiras, quebra-cabeça, tampas de garrafas peti, lápis hidrocor, tintas, pinceis, papel A4, revistas de gibis, livros de histórias infantis, CD, DVD, jogos de argolas, domino dos bichos e dos números, EVA, papel, tinta guache, papel seda, palito de churrasco, cola, glitter,etc. Computadores e tablets.
Avaliação sobre as ações desenvolvidas:
As avaliações serão feitas por amostragem, através de relatórios descrevendo a participação de cada aluno e o conteúdo absorvido, seguindo o que é esperado pela idade da criança.
Link de ideia: http://costureiradesimbolos.blogspot.com.br/2011/01/projeto-estrategias-de-leitura-para.html
http://webartigos.com/artigos/brincando-e-aprendendo-e-aprendendo-com-o-ludico/86116
http://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/597/Fidencio_Taciele_Raquel.pdf?sequence=1
Considerações Finais 
As crianças de hoje nascem numa sociedade com avanços tecnológicos, onde sua família e a escola esquecem a importância do brincar para a criança, dando em mãos celulares, tablets, computadores e videogames sem o direcionamento adequado. Precisamos resgatar o quanto são importantes às brincadeiras, os jogos educativos e didáticos. Precisamos trabalhar com as crianças os dois mundos, o tecnológico e o mundo lúdico da brincadeira, pois os dois são muito importantes para seu desenvolvimento intelectual, emocional e social.
Segundo Teixeira,	
“A brinquedoteca é um espaço para brincar e, por isso, independentemente do nível escolar, esse será sempre seu maior objetivo. É importante valorizar a ação da criança que brinca, e para isso, é necessário que haja profissionais conscientes para interagirem e organizarem o espaço de modo que favoreça a essa ação”. (TEIXEIRA, 2011, p.76)
“A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida”. (John Dewey)
Assim, o projeto proporcionou alcançar os resultados esperados devido a autonomia das ações dos aluno incentivando a capacidade de troca com o outro, errando, acertando e aparando arestas da rotina escolar.
A criança a apresentar um melhor desempenho nas brincadeiras e jogos precisa escolher livremente com quem e do que irão brincar. A função do adulto nessa atividade é de observador, uma vez que não é ele quem configura a atividade, porém, não se trata de um observador passivo, pois nesse momento pode perceber como estão se dando as relações de sociabilidade entre as crianças do grupo, quem consegue resolver sozinho seus desentendimentos, e a proposição de desafios inovadores.
 
7. Referências bibliográficas: 
O brincar na Educação Infantil. Disponível em: <http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2009/2693_1263.pdf>. Acesso em 02/10/0217.
Você sabe o que é brinquedoteca? - O Mundo Mais Criança. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=YX4VzP50Paw>. Acesso em 03/10/2017.
A importância da literatura na Educação Infantil para a formação de leitores letrados. Disponível em: <http://revista.univar.edu.br/index.php/interdisciplinar/article/view/253>. Acesso em 29/10/0217.
Literatura e educação infantil – um grande encontro. Disponível em: <www.youtube.com/watch?v=yA70eRbhfl4>. Acesso em: 29/10/ 2017.
BRASIL . Constituição da República Federativa do Brasil. 40 ed. São Paulo: Saraiva, 2007. 
Estatuto da criança e do adolescente: Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990, Lei n. 8.242, de 12 de outubro de 1991. 3. ed. Brasília: Câmara dos Deputados, Coordenação de Publicações, 2001.
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.

Continue navegando