Buscar

Questões de Direito Penal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

(OAB FGV 2010.2) Em uma briga de bar, Joaquim feriu Pedro com uma faca, causando-lhe serias lesões no ombro direito. O promoter de justiça ofereceu denuncia contra Joaquim, imputando-lhe a pratica do crime de lesão corporal grave contra Pedro, e arrolou duas testemunhas que presenciaram o fato. A defesa, por sua vez, arrolou outras duas testemunhas que também presenciaram o fato. Na audiência de instrução, as testemunhas de defesa afirmaram que Pedro tinha apontado uma arma de fogo para Joaquim, que, por sua vez, agrediu Pedro com a faca apenas para desarmá-lo. Já as testemunhas de acusação disseram que não viram nenhuma arma de fogo em poder de Pedro. Nas alegações orais, o Ministério Público pediu a condenação do réu, sustentando que a legitima defesa não havia ficado provada. A Defesa pediu a absolvição do réu, alegando que o mesmo agira em legítima defesa. No momento de prolatar a sentença, o juiz constatou que remanescia fundada duvida sobre se Joaquim agrediu Pedro em situação de legitima defesa. Considerando tal narrativa, assinale a afirmativa correta.
		
	
	O ônus de provar a situação de legitima defesa era da defesa. Assim, como o juiz não se convenceu completamente da ocorrência de legitima defesa, deve condenar o réu.
	 
	O ônus de provar a situação de legitima defesa era da defesa. No caso, como o juiz ficou em duvida sobre a ocorrência de legitima defesa, deve absolver o réu.
	
	Todas estão corretas
	
	O ônus de provar a situação de legitima defesa era da acusação. Assim, como o juiz não se convenceu completamente da ocorrência de legitima defesa, deve condenar o réu.
	
	Permanecendo qualquer duvida no espírito do juiz, ele esta impedido de proferir a sentença. A lei obriga o juiz a esgotar todas as diligencias que estiverem a seu alcance para dirimir dúvidas, sob pena de nulidade da sentença que vier a ser prolatada.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201403888218)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	João, no dia 2 de janeiro de 2015, praticou um crime de apropriação indébita majorada. Foi, então, denunciado como incurso nas sanções penais do Art. 168, §1º, inciso III, do Código Penal. No curso do processo, mas antes de ser proferida sentença condenatória, dispositivos do Código de Processo Penal de natureza exclusivamente processual sofrem uma reforma legislativa, de modo que o rito a ser seguido no recurso de apelação é modificado. O advogado de João entende que a mudança foi prejudicial, pois é possível que haja uma demora no julgamento dos recursos. Nesse caso, após a sentença condenatória, é correto afirmar: que o advogado de João
		
	
	deverá respeitar o novo rito do recurso de apelação, pois se aplica ao caso o princípio da extratividade.
	 
	deverá respeitar o novo rito do recurso de apelação, pois se aplica ao caso o princípio da imediata aplicação da nova lei;
	
	não deverá respeitar o novo rito do recurso de apelação, em razão do princípio da ultratividade da lei;
	
	NDA
	
	não deverá respeitar o novo rito do recurso de apelação, em razão do princípio da irretroatividade da lei prejudicial e de o fato ter sido praticado antes da inovação;
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201404008454)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	VUNESP - 2014 - TJ-SP - Juiz - Dispõe o art. 5.º, inc. LVI, da Constituição Federal que ¿são inadmissíveis, no processo, as provas obtidas por meios ilícitos¿. Trata-se do ¿Princípio da vedação das provas ilícitas¿, também invocado no art. 157 do Código de Processo Penal. Sobre este tema, assinale a opção que contenha assertiva falsa:
		
	 
	É praticamente unânime na doutrina e na jurisprudência pátrias o entendimento que não admite a utilização no processo penal da prova favorável ao acusado se colhida com infringência a direitos fundamentais seus ou de terceiros.
	
	São admissíveis as provas derivadas das ilícitas quando não evidenciado o nexo de causalidade entre umas e outras.
	
	Nihil
	 
	São admissíveis as provas derivadas das ilícitas quando puderem ser obtidas por meio que por si só ¿ seguindo os trâmites típicos e de praxe, próprios da investigação ou instrução criminal ¿ seria capaz de conduzir ao fato objeto da prova.
	
	A reforma processual penal promovida pela Lei n.º 11.690/2008 distanciou-se da doutrina e jurisprudência pátrias que distinguiam as provas ilícitas das ilegítimas, concebendo como provas ilícitas tanto aquelas que violem disposições materiais como processuais.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201404008457)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	FAE - 2008 - TJ-PR - Juiz Quanto aos atos jurisdicionais penais, assinale a alternativa correta:
		
	
	As decisões interlocutórias simples são aquelas que encerram a relação processual sem julgamento de mérito ou, então, põem termo a uma etapa do procedimento. São exemplos desse tipo de decisão a que recebe a denúncia ou queixa e decreta ou rejeita pedido de prisão preventiva.
	 
	As decisões interlocutórias simples servem para solucionar questão controvertida e que diz respeito ao modus procedendi, sem contudo, trancar a relação processual, as interlocutórias mistas, por sua vez, apresentam um plus em relação àquelas. Elas trancam a relação processual sem julgar o méritum causae.
	
	A decisões interlocutórias mistas não se equiparam as decisões interlocutórias simples, pois as primeiras servem para solucionar questões controvertidas e que digam respeito ao modus procedendi, sem, contudo, trancar a relação processual. Enquanto as decisões interlocutórias simples trancam a relação processual sem julgar o meritum causae.
	
	Nihil
	
	A decisão que não recebe a denúncia é terminativa de mérito, por isso não pode ser considerada decisão interlocutória mista.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201404111178)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em relação ao procedimento do tribunal do júri, assinale a opção correta:
		
	
	O jurado que participar de um julgamento poderá recusar-se a servir em outro julgamento no mesmo dia.
	 
	O mesmo conselho de sentença poderá conhecer de mais de um processo, no mesmo dia, se as partes os aceitarem e, neste caso, os jurados deverão prestar um novo compromisso legal.
	
	O conselho de sentença, ao ser sorteado, se limitará ao conhecimento do processo para o qual foi inicialmente formado.
	
	O julgamento será adiado se o acusado, solto, devidamente intimado para a sessão, não comparecer; ser-lhe-á decretada a prisão preventiva a fim de ele ser apresentado coercitivamente.
	
	Não estão impedidos de servir no mesmo Conselho as pessoas que mantenham união estável reconhecida como entidade familiar.

Outros materiais