Buscar

Trichomonas spp

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Os Trichomonas são da família Trichomonadidae tendo espécies mais encontradas no homem como T. vaginalis, T. tenax, Pentatrichomonas hominis e Trichomitus fecalis.
A espécie T. vaginalis é uma célula polimorfa, os espécimes vivos são ovóide ou piriforme, mede 4,5 a 19µm de comprimento por 2,5 a 12,5µm de largura é um protozoário muito plástico, tem a capacidade de formar pseudópodes, os quais servem para se fixar e capturar alimentos, sendo um microrganismo anaeróbico facultativo.
È importante ressaltar que não possui a forma cística, apenas trofozoita, possui também quatro flagelos anteriores de tamanhos desiguais, também um flagelo posterior com membrana ondulante que consiste de um sistema de estruturas fibrilares – o AXÓSTILO (é uma estrutura rígida e hialina que se projeta através do centro do organismo se prolongando ate a extremidade posterior). Reproduz-se através de divisão binária longitudinal, tendo a divisão nuclear criptopleuromitotica.
È transmitido através de relação sexual podendo permanecer uma semana no prepúcio do homem após relação com mulher infectada, sendo o vetor da doença, com ejaculação os Trichomonas presentes na uretra são levados a vagina pelo esperma. Provoca vaginite que apresenta um corrimento vaginal de cor amarelo-esverdeado, bolhoso com odor fétido mais freqüente no período pós-menstrual, a mulher apresenta dor, dificuldade para relação, desconforto nos genitais externos entre outros sintomas. Já o homem apresenta uretrite, o parasito de desenvolve melhor no homem devido o glicogênio ser mais abundante, também pode se apresentar na bexiga, vesícula seminal e nos testículos.
O meio no qual a vagina se encontra pode possibilitar a propagação do parasito exemplo: Modificação flora bacteriana vaginal, diminuição acidez local. 
O diagnostico persiste em coleta de secreção vaginal sendo observado em microscópio, e o tratamento é baseado em drogas derivadas nitroimidazólicos (metronidazol, ornidazol, tinidazol, nimorazol), onde deve ser feito para o paciente e parceiros.

Outros materiais