Buscar

PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES AULA 1 A 5

Prévia do material em texto

PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES
CONCEITO E VISÃO HISTORICA DA PSICOLOGIA 
	1a Questão 
	
	
	
	A banalização das explicações sobre o comportamento humano lota as prateleiras de livros sem escopo científico e de títulos de autoajuda que reforçam o uso do senso comum pela população em geral. Este uso reforça a ideia de previsão da conduta. O que não nos permite ter controle total sobre os eventos são as chamadas condições variáveis. Variáveis que afetam a conduta humana constituem fatores, conforme estudado, tais como: 
		
	
	Percepção; Fatores ambientais; Estado de saúde, Mobiliário.
	
	Motivação; Estado de saúde; Instalações; Sensação; Edificações, Etc.
	
	Personalidade; Percepção; Fatores ambientais; Equipamentos; Instalações.
	
	Personalidade; Percepção; Fatores ambientais; Motivação; Estado de saúde; Etc.
	
	Fatores ambientais; Motivação; Edificações; Estado de saúde; Instalações. 
	Explicação: 
Embora a ciência busque explicar a individualidade, a subjetividade humana não permite a previsão de cem por cento da conduta humana,
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	 2a Questão 
	
	
	
	
	A Psicologia, antes de receber o status de ciência, era um ramo da:
		
	
	Filosofia
	
	Gestalt
	
	Teoria Behaviorista
	
	Psicanálise
	
	Sociologia
	
	 3a Questão 
	
	
	
	
	Juliana e Michele, estudantes da faculdade Estácio de Sá, estão conversando sobre o comportamento de uma amiga, Suzana. Chegam a conclusão de que Suzana é ¿muito neurótica¿, porque fica preocupada com tudo ao seu redor. O tipo de conhecimento que as estudantes usam para falar do comportamento da amiga é chamado de:
		
	
	Religião
	
	Conhecimento Filosófico
	
	Senso Comum
	
	Ciência
	
	Psicologia
	Explicação: 
O aluno terá que conhecer o conceito de senso comum.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	
	 4a Questão 
	
	
	
	
	A psicologia é considerada uma ciência jovem por ter recebido seu status de autonomia com a criação do primeiro laboratório experimental na Alemanha, em : 
		
	
	1879 
	
	1688
	
	1671
	
	2001
	
	1940
	Explicação: 
A partir de 1879 a Psicologia foi considerada como ciência com a criação do seu primeiro laborátorio em Leipzig na Alemanha.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	 5a Questão 
	
	
	
	
	Um tipo de conhecimento que se acumula no nosso cotidiano, onde não há análise profunda e sim uma espontaneidade de ações relativa aos limites do conhecimento do indivíduo que vão passando por gerações. A Psicologia, ciência em pleno desenvolvimento e expansão, tem despertado o interesse nas pessoas leigas quanto à sua aplicabilidade em suas próprias vidas. A esta utilização chamamos:
		
	
	parapsicologia
	
	psicanálise
	
	senso comum
	
	psiquiatria
	
	psicologia social
	Explicação: 
O aluno terá que saber a definição de senso comum. É  conhecimento que se acumula no nosso cotidiano, onde não há análise profunda e sim uma espontaneidade de ações relativa aos limites do conhecimento do indivíduo que vão passando por gerações.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	 6a Questão 
	
	
	
	
	Podemos definir a Psicologia como uma disciplina única, mas com um conjunto de subáreas tendo características próprias e exclusivas. No âmbito geral pode ser chamada de estudos Psicológicos. Assinale a alternativa que NÃO faz parte das subáreas da Psicologia. 
		
	
	Psicologia Hospitalar 
	
	Psicologia Jurídica 
	
	Psicologia Escolar 
	
	Psicologia Clínica 
	
	Psicologia Subjetiva 
	Explicação: 
O aluno terá que saber as subáreas que fazem parte da psicologia para saber que a psicologia subjetiva NÃO faz parte. 
	
	
	
	 7a Questão 
	
	
	
	
	No seu dia-a-dia, o homem adquire espontaneamente um modo de entender e atuar sobre a realidade. Algumas pessoas, por exemplo, não passam por baixo de escadas, porque acreditam que dá azar; se quebrarem um espelho, terão sete anos de azar. Algumas confeiteiras sabem que o forno não pode ser aberto enquanto o bolo está assando, porque ficará encruado. Portanto, nestas situações estamos utilizado : 
		
	
	conhecimento técnico
	
	senso comum
	
	conhecimento psicológico
	
	conhecimento científico
	
	senso popular
	Explicação: 
Os exemplos citados nesta questão se relacioanm ao senso comum, que implica nos conhecimentos populares tidos a partir de experiências de um determinado grupo ou população, que são na maioria das vezes generalizadas, 
	
	
	
	 8a Questão 
	
	
	
	
	No cinema existem personagens com comportamentos patógenos (doentios) que lotam as salas de exibição. Os roteiristas , na maioria das vezes, explicam tais comportamentos, associando-os a traumas anteriormente vividos. Nós até podemos admitir essa explicação como uma possibilidade . Não podemos, no entanto, admitir que a causa sempre esteja associada a evento prévio, se o fazemos estamos nos utilizando:
		
	
	da Psicopedagogia
	
	da Psicanálise
	
	do senso comum
	
	da Psiquiatria 
	
	da Psicologia 
	Explicação: 
O senso comum é um conhecimento intuitivo, espontâneo de tentativas e erros que adquirimos ao longo dos tempos seja passado de geração a geração ou pela própria vivencia.
	a Questão 
	
	
	
	Sobre a importância da Psicologia Organizacional, é correto afirmar que:
		
	
	a maneira como os indivíduos permeiam as tecnologias é o cerne dessa ramificação da Psicologia
	
	é uma área da Psicologia que se preocupa com o comportamento das pessoas, dos grupamentos e organizações inseridos no ambiente de trabalho
	
	essa especialização da Psicologia visa unicamente possibilitar aos funcionários uma melhor atuação profissional para ampliar a comunicação
	
	é uma disciplina que aplica mensurações da prática profissional com o intuito de tornar eficaz a produtividade
	
	é a única perspectiva psicológica para compreender os sujeitos inseridos nas organizações
	
Explicação: 
Segundo Bergamini, A PSicologia Organizacional se preocupa com esse grupo grande de pessoas com atividades interdependentes.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	 2a Questão 
	
	
	
	
	Desde o início do século XX, conhecimentos da Psicologia no apoio à pratica administrativa vêm recebendo crescente utilização, graças ao trabalho de muitos profissionais no plano individual e no coletivo. Para isso, contribuíram os próprios objetivos da Psicologia enquanto:
		
	
	Autoconhecimento 
	
	Administração de conflitos 
	
	Ciência 
	
	Neurociência 
	
	Senso comum 
	Explicação: 
Por se tratar do século XX a Psicologia é científica, logo a os próprios objetivos da Psicologia enquanto: ciência. 
	
	
	
	 3a Questão 
	
	
	
	
	A Psicologia é uma ciência bastante recente, tendo o seu início datado no final do século XIX. Para se constituir como área de conhecimento científico, a Psicologia precisou eleger objetos de estudo e construir explicações teóricas que se diferenciassem das explicações encontradas no senso-comum. Marque a alternativa que apresenta uma diferença entre o conhecimento científico e o conhecimento advindo do senso-comum. 
		
	
	Partindo da premissa que o senso comum é um conhecimento desorganizado sobre a realidade, é possível afirmar que o conhecimento científico é originado das camadas superiores da população. 
	
	A diferença consiste na qualidade dos conhecimentos, pois o senso comum não apresenta valor no que se refere às explicações sobre o psiquismo. 
	
	Oconhecimento científico é verificado, transmitido e passível de refutação por outras teorias. Já o senso comum é uma tradição que faz parte da nossa cultura e nem sempre é questionado quanto a sua veracidade. 
	
	O conhecimento científico é informal escolarizado e o senso comum é formalmente escolarizado.
	
	O conhecimento científico sempre é verdadeiro e o senso comum pode se tratar de uma ilusão, na medida em que é elaborado a partir da livre observação da realidade. 
	Explicação: 
O senso comum discute fenômenos observados, tomando-se como foco explicações populares e, portanto, não produzidas por pesquisas científicas. A ciência tem como base pesquisas científicas e dados concretos a partir da utilziação de métodos e sistemas que possibilitam chegar a determinadas conclusões e resultados. 
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	 4a Questão 
	
	
	
	
	Bruno Silva deveria escrever um artigo, discorrendo sobre o comportamento humano e alguns conceitos da ciência psicológica, que pesquisara na bibliografia específica. Bruno poderia usar, acertadamente, em seu trabalho, a seguinte afirmativa:
		
	
	Os seres humanos são diferentes e seu comportamento não pode ser totalmente previsto, pois é afetado por inúmeras variáveis.
	
	Os seres humanos são diferentes apenas quanto aos aspectos físicos.
	
	Os seres humanos são diferentes, mas podemos prever seu comportamneto.
	
	Os seres humanos são diferentes apenas nos aspectos psicológicos.
	
	Os seres humanos são diferentes apenas em aspectos relativos a seu meio ambiente.
	Explicação: 
Não existe uma medida exata para o comportamento humano. Influenciamos o meio e somos influenciados por ele.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	 5a Questão 
	
	
	
	
	Quando apresentamos a psicologia como ciência, precisamos nos distanciar do que é chamado senso comum. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta a melhor definição do que é senso comum.
		
	
	No senso comum podemos encontrar um método de pesquisa que garante a veracidade de alguns conceitos.
	
	O senso comum é a melhor forma de conhecimento, porque é passado através das gerações e confirmado através dos vários contextos culturais.
	
	O senso comum fornece subsídios científicos para melhor entender a natureza humana e, consequentemente, a sua conduta. 
	
	O senso comum discute fenômenos observados, tomando-se como foco explicações populares e, portanto, não produzidas por pesquisas científicas. 
	
	Não podemos abrir mão de usar o senso comum, porque através dele é que confirmamos alguns conceitos, como o da fé, e este, em ultima instância, não pode ser discutido. 
	Explicação: 
O senso comum é baseado na própria experiência sem nenhum critério científico.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	 6a Questão 
	
	
	
	
	As chamadas tres forças da Psicologia são:
		
	
	Behaviorismo, Humanismo e Psicanálise 
	
	Humanismo, Gestalt e Psicanálise 
	
	Behaviorismo, Humanismo e Gestalt 
	
	Positivismo, Behaviorismo e Psicanálise 
	
	Behaviorismo, Psicanálise e Gestalt 
	
	
	
	
	 7a Questão 
	
	
	
	
	O argumento central dessa corrente teórica, reside na convicção de que o comportamento humano pode ser melhor compreendido através do agrupamento de planos,  programas para a ação, sob o qual o organismo executa de modo a atingir os seus objetivos. Assinale a única opção que atende a este princípio proposto.
		
	
	Cognitivismo
	
	Behaviorismo
	
	Humanismo
	
	Psicanálise
	
	Gestalt
	
	
	
	 8a Questão 
	
	
	
	
	Embora a Psicologia seja uma ciência jovem, o estudo do comportamento é tão antigo quanto a existência do homem. Sobre o assunto, podemos dizer que: I- A Psicologia surgiu como ciência a partir da criação do primeiro laboratório experimental na Alemanha em 1879. II- A Psicologia pré-histórica é caracterizada por usar métodos de observação sistematizados. III- Descartes foi o primeiro filósofo a reconhecer a interação mente e corpo, trabalhando de modo associado. Estão corretas apenas as afirmativas:
		
	
	II e III.
	
	Somente a afirmativa I está correta.
	
	I e II.
	
	I e III.
	
	Somente a afirmativa II está correta.
	Explicação: 
 Na visão histórica da Psicologia é fato que ela surgiu como ciência a partir da criação do primeiro laboratório experimental na Alemanha em 1879, e que Descartes foi o primeiro filósofo a reconhecer a interação mente e corpo, trabalhando de modo associado. 
AULA 2- A PSICOLOGIA NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL 
	1a Questão 
	
	
	
	Muchinsky (2004) destaca três tipos de equipes que trabalham para o sucesso profissional. São elas:
		
	
	equipes táticas, de inovação e de controle de produção.
	
	de solução de problemas, de administração e equipes táticas.
	
	de solução de problemas, de recrutamento e seleção e de ética.
	
	de criação, de controle financeiro e de comercialização.
	
	de solução de problemas, de criação, e equipes táticas.
	Explicação: 
Muchinsky (2004) cita três tipos de equipes, portanto, de grupos que trabalham para o sucesso organizacional:
Equipes de solução de problemas - Grupos constituídos por integrantes cujas interações são confiáveis. Os indivíduos acreditam no comprometimento de cada um dentro do grupo e reúnem-se com o propósito de resolver questões em demanda.
Equipes de criação - Grupos designados para explorar possibilidades e alternativas de novas ideias e/ou projetos dentro dos espaços organizacionais.
Equipes tátitas - Grupos formados para a execução de planos específicos. Faz-se imperativo que os objetivos programados sejam claros para os participantes e que a definição de papeis de cada integrante do grupo seja aceita e entendida.
	
	 2a Questão 
	
	
	
	
	Assinale a única alternativa correta para que o trabalho em equipe tenha maior rendimento em um ambiente sem conflitos.
		
	
	Crenças e valores confrontados;
	
	Crenças e valores diversificados; 
	
	Crença e valores compartilhados;
	
	Crenças e valores contraditórios.
	
	Crenças e valores alternados.
	Explicação: 
Compartilhar crenças e valores une as equipes e promove desenvolvimento.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	 3a Questão 
	
	
	
	
	A preocupação com o sofrimento psicológico no trabalho tem sido alvo de estudos por parte de psicólogos que atuam nessa área. Para Dejours ( 1992), o sofrimento, de natureza mental, começa quando"o homem, no trabalho, já não pode fazer nenhuma modificação na sua tarefa , no sentido torna-la mais conforme às suas necessidades fisiológicas e seus desejos psicológicos, isso é, quando a relação homem-trabalho é bloqueada". Pensando nesse aspecto, quais as condições que podem contribuir para uma relação homem-trabalho favorável? 
		
	
	Quando as necessidades intelectuais , motoras ou psicossensoriais de determinadas tarefas estão de acordo com as necessidades do trabalhador e o conteúdo do trabalho representar uma fonte de satisfação.
	
	A partir do momento que o trabalhador perceber que todas as suas ações contrárias podem afetar a imagem que a empresa tem dele e de seu potencial de trabalho.
	
	Quando as necessidades intelectuais , motoras ou emocionais de determinadas tarefas estão de acordo com o status que ocupa, independente de suas necessidades psicossensoriais.
	
	Quando as necessidades intelectuais , motoras ou psicossensoriais de determinadas tarefas estão de acordo com as necessidades do trabalhador e da sua chefia imediata.
	
	A partir do momento que o trabalhador perceber que precisa do emprego e que por issodeve se submeter às exigências impostas pela empresa e seus dirigentes.
	
	 4a Questão 
	
	
	
	
	O termo que faz menção às relações estabelecidas entre indivíduos e que é a base da formação de grupos sociais, denomina-se:
		
	
	Interação
	
	Reparação
	
	Apropriação
	
	Desfiliação
	
	Acomodação
	Explicação: 
A interação social é um conceito que determina as relações sociais desenvolvidas pelos indivíduos e grupos sociais. Trata-se de uma condição indispensável para o desenvolvimento e constituição das sociedades. Por meio dos processos interativos, o ser humano se transforma num sujeito social. 
	
	 5a Questão 
	
	
	
	
	O psicólogo organizacional desenvolve muitas atividades nas organizações, voltadas para a organização, o trabalho e a gestão de pessoas. Sobre a atuação do psicólogo organizacional, estão corretas as afirmativas, EXCETO:
		
	
	Estimula a cooperação entre os colaboradores.
	
	Gerencia conflitos nas relações interpessoais.
	
	Diagnostica individualmente cada colaborador da organização.
	
	Auxilia na gestão do clima organizacional.
	
	Identifica as competências de cada colaborador.
	Explicação: 
Uma organização é composta por muitas pessoas e a função de avaliar o desempenho e acompanhar os trabalhadores é do gestor de cada área. O psicólogo organizacional não atua com diagnóstico individual ou psicoterapia, mas a partir de demandas coletivas.
	
	 6a Questão 
	
	
	
	
	O Psicólogo Organizacional desenvolve muitas atividades nas organizações, voltadas para a organização, o trabalho e a gestão de pessoas. Sobre a atuação do Psicólogo Organizacional, podemos dizer que: 
		
	
	Identifica as competências de cada colaborador.
	
	Gerencia conflitos nas relações interpessoais.
	
	Estimula a cooperação entre os colaboradores.
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	Auxilia na Gestão do Clima Organizacional.
	Explicação: 
A atuação dos papéis dos Psicólogos Organizacionais dependem dos contratos estabelecidos com a Organização de trabalho.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	 7a Questão 
	
	
	
	
	Assinale o nome do autor que é reconhecido como fundador da Administração Científica.
		
	
	Zanelli
	
	Josué Kardec
	
	Chiavenato
	
	Taylor
	
	Muchinsky
	
	 8a Questão 
	
	
	
	
	Ao estudarmos sobre a Psicologia aplicada ao contexto organizacional, observamos o quanto são importantes as relações entre as equipes de trabalho. Segundo Muchinsky (2004), há três tipos de equipes. Portanto, identifique a alternativa correta: 
		
	
	Equipes de solução de conflitos; Equipes de não conformidade e Equipes táticas.
	
	Equipes de neutralidade comportamental; Equipes de criação e Equipes táticas.
	
	Equipes de solução de problemas; Equipes de identificação de recursos e Equipes estratégicas.
	
	Equipes de solução de desenvolvimento; Equipes de criação de sistemas e Equipes táticas.
	
	Equipes de solução de problemas; Equipes de criação e Equipes táticas.
		
	 1a Questão 
	
	
	
	
	Se seguirmos a classificação proposta por Muchinsky (2004) sobre as equipes de trabalho, a partir de suas funções nas organizações, podemos dizer que as equipes que têm por objetivo explorar as possibilidades e alternativas de novas ideias e/ou projetos recebem o nome de:
		
	
	equipes de criação.
	
	equipes de solução de problemas.
	
	equipes táticas.
	
	equipes de controle.
	
	equipes de planejamento.
	Explicação: 
Muchinsky (2004) cita três tipos de equipes, portanto, de grupos que trabalham para o sucesso organizacional: equipes de solução de problemas, equipes de criação e equipes táticas. As equipes de criação consistem em grupos designados para explorar possibilidades e alternativas de novas ideias e/ou projetos dentro dos espaços organizacionais.
 
	
	 2a Questão 
	
	
	
	
	O Psicólogo Organizacional desenvolve muitas atividades nas organizações, voltadas para a organização, o trabalho e a gestão de pessoas. Sobre a atuação do Psicólogo Organizacional, podemos dizer que: 
		
	
	Gerencia conflitos nas relações interpessoais.
	
	Identifica as competências de cada colaborador.
	
	Auxilia na Gestão do Clima Organizacional.
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	Estimula a cooperação entre os colaboradores.
	
	 3a Questão 
	
	
	
	
	Muchinsky (2004) destaca três tipos de equipes que trabalham para o sucesso profissional. São elas:
		
	
	de criação, de controle financeiro e de comercialização.
	
	equipes táticas, de inovação e de controle de produção.
	
	de solução de problemas, de criação, e equipes táticas.
	
	de solução de problemas, de administração e equipes táticas.
	
	de solução de problemas, de recrutamento e seleção e de ética.
	Explicação: 
Muchinsky (2004) cita três tipos de equipes, portanto, de grupos que trabalham para o sucesso organizacional:
Equipes de solução de problemas - Grupos constituídos por integrantes cujas interações são confiáveis. Os indivíduos acreditam no comprometimento de cada um dentro do grupo e reúnem-se com o propósito de resolver questões em demanda.
Equipes de criação - Grupos designados para explorar possibilidades e alternativas de novas ideias e/ou projetos dentro dos espaços organizacionais.
Equipes tátitas - Grupos formados para a execução de planos específicos. Faz-se imperativo que os objetivos programados sejam claros para os participantes e que a definição de papeis de cada integrante do grupo seja aceita e entendida.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	 4a Questão 
	
	
	
	
	O processo dinâmico do mundo é constante e ao longo do tempo o homem busca através da ciência responder questões que favoreçam o seu desenvolvimento. De acordo com Schein (1982), a Psicologia organizacional pode ser reconhecida como um campo de atuação interdisciplinar que procura compreender os fenômenos organizacionais que se desenvolvem em torno de um conjunto de questões referentes ao bem-estar do indivíduo. Considerando o texto, eleja a Única opção certa em relação à concepção do autor sobre Organizações:
		
	
	São sistemas sociais complexos
	
	São sistemas sociais simples
	
	São sistemas culturais simples
	
	São ecossistemas simples
	
	São ecossistemas complexos
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	 5a Questão 
	
	
	
	
	No mundo atual existem diversos sistemas orientados para o alcance de objetivos comuns, como igrejas, ONGs, clubes etc. Estes sistemas denominam-se:
		
	
	Fábricas
	
	Constituições
	
	Organizações
	
	Aquisições
	
	Hábitos
	Explicação: 
Segundo Maximiano (1993), uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	 6a Questão 
	
	
	
	
	Considere abaixo ações que se configuram como exemplos de aplicação prática dos conhecimentos de Psicologia Organizacional, exceto:
		
	
	Projetar avaliações de desempenho dos trabalhadores.
	
	Realizar pesquisa sobre sentimentos e opiniões dos trabalhadores sobre a organização.
	
	Conduzir a análise para determinar a solução de um problema\conflito organizacional.
	
	Desenvolver testes psicológicos
	
	Realizar atendimento psicoterápico para trabalhadores que apresentarem problemas psicológicos.
	Explicação: 
São ações da Psicologia organizacional:
Projetar avaliações de desempenho dos trabalhadores.Conduzir a análise para determinar a solução de um problema\conflito organizacional.
Realizar pesquisa sobre sentimentos e opiniões dos trabalhadores sobre a organização.
Desenvolver testes psicológicos.
Não é considerada uma ação da Psicologia Organizacional: Realizar atendimento psicoterápico para trabalhadores que apresentarem problemas psicológicos. Pois, o psicólogo organizacional não deve agir na empresa como um clínico, com foco em atendimento psicoterápico individual. O trabalho deve ser sempre voltado para grupos de pessoas, levando em consideração as relações entre as pessoas e o ambiente de trabalho. Caso perceba a necessidade de psicoterapia, o psicólogo organizacional deve encaminhar o indivíduo para um psicólogo clínico.
	
	
	
	 7a Questão 
	
	
	
	
	Muchinsky (2004) cita três tipos de equipes, portanto, de grupos que trabalham para o sucesso organizacional. A equipe que os indivíduos acreditam no comprometimento de cada um dentro do grupo recebe o nome de:
		
	
	Equipes geradoras de conflitos 
	
	Equipes táticas 
	
	Equipes de solução de problemas 
	
	Equipes de trabalho 
	
	Equipes de criação 
	Explicação: 
A equipe que os indivíduos acreditam no comprometimento de cada um dentro do grupo recebe o nome de: Equipes de solução de problemas.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	 8a Questão 
	
	
	
	
	Ao definirmos e compreendermos as as organizações de trabalho, devemos levar em consideração:
		
	
	As organizações de trabalho NÃO são sistemas sociais
	
	As organizações de trabalho NÂO precisam de plano de ação para atingir seus objetivos
	
	As contribuições da Psicologia Organizacional NÃO promovem intervenções em diferentes níveis de análise (individual, grupal, organizacional e ambiental) 
	
	A organização como um sistema aberto, adaptativo e social precisa praticar aprendizagens individuais e organizacionais sistemáticas a fim de aumentar a capacidade estratégica;
	
	As organizações de trabalho NÃO precisam ser adaptativas
	
AULA 3 DIFERENÇAS INDIVIDUAIS E TOMADA DE DECIÇOES 
	
	 1a Questão 
	
	
	
	
	Refere-se ao mecanismo de defesa do ego (estrutura consciente) que permite barrar da memória conteúdos que geram dor psíquica que resulte em muito desconforto. Ele não é voluntário, pois não decidimos o que podemos excluir de nossa memória. A citação refere-se ao seguinte conceito em sua teoria: 
		
	
	Psicanálise
	
	Histeria de conversão
	
	Recalque
	
	Inconsciente
	
	Trauma
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	 2a Questão 
	
	
	
	
	Quando o assunto é aprendizagem no ambiente de trabalho, o funcionário muitas vezes é recompensado pelo seu bom desempenho, e desta forma acaba reforçando o bom comportamento. Qual é o nome do condicionamento de conduta formada a partir da apresentação proposital de estímulos que valham como prêmio ou punição? Assinale a Única resposta correta.
		
	
	Condicionamento clássico 
	
	Condicionamento operante 
	
	Condicionamentos respondentes 
	
	Aprendizagem por imitação 
	
	Aprendizagem social 
	Explicação: 
O condicionamento operante, é um processo de aprendizagem inicialmente descrito por Skinner. Neste tipo de condicionamento, o reforço ou punição são usados para aumentar ou diminuir a probabilidade de um comportamento ocorrer novamente. 
	
	 3a Questão 
	
	
	
	
	Assinale a alternativa falsa. 
		
	
	O desempenho no trabalho é influenciado pelas diferenças individuais.
	
	As pessoas percebem a realidade de forma idêntica.
	
	A inteligência pode ser mensurada através do coeficiente de inteligência (Q.I.).
	
	As pessoas apresentam personalidades distintas, o que as tornam singulares.
	
	O riso e o choro são linguagens corporais que externam a experiência das emoções.
	Explicação: 
As pessoas percebem a realidade de forma difereciada. Isso ocorre em função da vivencia, das crenças e dos valores que cada um acredita e carrega consigo.
As pessoas não percebem a realidade de forma idêntica, pois o comportamento das pessoas é baseado na interpretação que fazem da realidade e não sobre a própria realidade.
  
	
	 4a Questão 
	
	
	
	
	Para cada uma das escolas da psicologia há uma proposta para o estudo do comportamento dos indivíduos. Segundo Regato (2008, p. 59) "os comportamentos são muito mais padrões repetidos do que espontâneos o que pode explicar, inclusive, a dificuldade do homem em lidar com situações novas, cujas respostas desconhece". Diante do exposto, assinale a escola da psicologia que correspondente a essa assertiva.
		
	
	Estruturalismo
	
	Gestalt
	
	Behaviorismo
	
	Psicanalise 
	
	Funcionalismo
	Explicação: 
  A escola da psicologia que trata sobre o comportamento é o Behaviorismo.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	 5a Questão 
	
	
	
	
	Freud pai da Psicanálise não tentou influenciar a Psicologia acadêmica, sua meta era antes ajudar as pessoas que sofriam. Freud trabalhou no método associação livre, onde os pacientes relaxados em um divã, eram estimulados a dizer qualquer coisa que viesse à mente. Desta forma, o objeto de estudo da Psicanálise é:
		
	
	O positivismo 
	
	O consciente 
	
	O funcionalismo 
	
	O comportamento 
	
	O inconsciente 
	
	 6a Questão 
	
	
	
	
	Atribuímos traços às pessoas e, de acordo com estes traços, tendemos a associar outras características relacionadas. Um vilão de novela, por exemplo, é frequentemente percebido com traços unicamente ruins e é raro se admitir a possibilidade dele apresentar algum traço de conotação positiva. Em face disto, assinale o conjunto decaracterísticas que diferenciam os indivíduos? 
		
	
	Inteligência. 
	
	Personalidade. 
	
	Motivação. 
	
	Padrão emocional. 
	
	Atitudes.
	Explicação: 
A Personalidade é o conjunto das características marcantes de uma pessoa, é a força ativa que ajuda a determinar o relacionamento das pessoa baseado em seu padrão de individualidade pessoal e social, referente ao pensar, sentir e agir.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	 7a Questão 
	
	
	
	
	A ______________________________ é escola da psicologia que estuda os conteúdos inconscientes, anotando a livre associação dos pensamentos do cliente, no qual afirma que a personalidade é fruto da relação entre três forças do aparelho psíquico: id, ego e superego.
		
	
	Behaviorismo
	
	Psicanalise 
	
	Gestalt 
	
	Funcionalismo
	
	Estruturalismo
	
	 8a Questão 
	
	
	
	
	De acordo com a psicanálise, _______________________ se refere às forças que provém da camada mais profunda da nossa personalidade. São forças primárias ou impulsos, também chamados de instintos. Esses impulsos podem ser criadores (pulsão de vida) ou podem ser destruidores (pulsão de morte). Dentre os conceitos abaixo, destaque aquele a que o texto se refere: 
		
	
	Mecanismos de defesa
	
	ID
	
	Superego
	
	Ego
	
	Recalque
	
Explicação: 
O aluno terá que saber sobre a formação da estrutura da personalidade através da teoria psicanalítica. A alternativa correta para assinalar é ID.
	
	
	
		
	
	 1a Questão 
	
	
	
	
	De acordo com o Behaviorismo Radical, de Skinner, o reforço positivo consiste em:
		
	
	Uma consequência que faça um indivíduo emitir um comportamento para evitar entrar em contato com uma estimulação aversiva.
	
	Uma consequência que faça o comportamento deixar de ser emitido.
	
	Um comportamento que seja entendido como favorável como positivo para o emissor.
	
	Umaconsequência ao comportamento emitido e que aumente as chances do comportamento que foi reforçado positivamente ocorra novamente.
	
	Funcionar como o próprio comportamento operante.
	Explicação: 
O reforço positivo é muito utilziado nas organizações com a finalidade de reforçar determinado comportamento considerado adequado. Nesse sentido, o reforço positivo consiste  em uma consequência ao comportamento emitido e que aumente as chances do comportamento que foi reforçado positivamente ocorra novamente. Exemplos: Elogios, premiações, funcionário do mês etc.
	
	
	
	 2a Questão 
	
	
	
	
	Em relação à tomada de decisão, existem três fases a considerar: pré-decisória, decisória e pós-decisória. Aponte a alternativa que apresenta as características da fase pós-decisória:
		
	
	Redução da tensão, pois ocorre um reforçamento da escolha feita;
	
	Conflito acerca da melhor alternativa a escolher;
	
	Avaliação das alternativas disponíveis;
	
	Todas são características da fase pós-decisória;
	
	Tensão, pois o indivíduo quer decidir de maneira correta;
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	 3a Questão 
	
	
	
	
	O conceito de reforço positivo pode ser utilizado em uma organização. Com relação ao termo reforço positivo utilizado pela escola do Behaviorismo, é correto afirmar que:
		
	
	O reforço aumenta a probabilidade do comportamento e nesse caso específico irá introduzir uma composição positiva ao individuo, como por exemplo, um elogio ao funcionário.
	
	A fim de aumentar a probabilidade futura desse comportamento, deverá eliminar uma consequência negativa como acontece, por exemplo, quando não colocar em disponibilidade funcionários com faltas.
	
	Nenhuma das alternativas anteriores
	
	É um mecanismo utilizado para diminuir ou enfraquecer um comportamento que um gestor acredite ser desnecessário
	
	O reforço irá extinguir um comportamento.
	Explicação: 
O aluno terá que saber o que é reforço positivo. O reforço aumenta a probabilidade do comportamento e nesse caso específico irá introduzir uma composição positiva ao individuo, como por exemplo, um elogio ao funcionário.
	
	 4a Questão 
	
	
	
	
	Os ambientes corporativos demandam rotineiramente que os colaboradores decidam em questões que envolvem a sua produção. Bergamini (2005) observa que tomar decisões envolve caracteres pessoais e ambiente e que há divergências frequentes nos momentos de decisão principalmente:
		
	
	Pela dificuldade de decidir;
	
	Por situações da produção;
	
	Por questões de liderança;
	
	Por falta de proatividade.
	
	Pelos traços de personalidade;
	Explicação: 
 
Cada pessoa é única e dotada de sua própria personalidade e é isso o que nos difere. Sabemos o quanto é difícil lidar com as diferenças e, por isso, muitas vezes, ocorrem divergências nos momentos de decisão, principalmente se o processo decisório for em grupo. Por outro lado, em alguns momentos, decidir se torna difícil para as pessoas consideradas inseguras. 
  
	
	 5a Questão 
	
	
	
	
	Freud pai da Psicanálise não tentou influenciar a Psicologia acadêmica, sua meta era antes ajudar as pessoas que sofriam. Freud trabalhou no método associação livre, onde os pacientes relaxados em um divã, eram estimulados a dizer qualquer coisa que viesse à mente. Desta forma, o objeto de estudo da Psicanálise é:
		
	
	O funcionalismo 
	
	O consciente 
	
	O comportamento 
	
	O positivismo 
	
	O inconsciente 
	Explicação: 
O objeto de estudo da Psicanálise é o  inconsciente.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	 6a Questão 
	
	
	
	
	Um ratinho foi colocado na ¿caixa de Skinner¿ ¿ um recipiente fechado no qual encontrava apenas uma barra. Esta barra, ao ser pressionada por ele, acionava um mecanismo que lhe permitia obter uma gotinha de água, que chegava à caixa por meio de uma pequena haste. Este experimento se refere a um condicionamento por: 
		
	
	punição
	
	estímulos
	
	reforço negativo
	
	reforço positivo
	
	desejos
	Explicação: 
Caixa de Skinner, também conhecida como câmara de condicionamento operante, é um aparelho fechado que contém uma barra ou chave que um animal pode pressionar ou manipular de modo a obter alimentos ou água como um tipo de reforço. No exemplo dado na questão, uma vez que o ratinho pressiona a barra e ganha água, consiste em reforço positivo.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	 7a Questão 
	
	
	
	
	Augusto trabalha na Vidros S&A fazem 10 anos, mas está desanimado. Seu novo gestor é alguém de grande percepção e tem visto que no cartão de ponto de Augusto muitos atrasos e poucas horas-extras. Então resolveu criar no departamento uma premiação: funcionários com menos de 3 atrasos no mês iriam almoçar em uma churrascaria na primeira semana do mês posterior. Podemos considerar que a estratégia do gestor tem como base:
		
	
	A Psicanálise: mecanismos de defesa.
	
	O Behaviorismo: reforço positivo primário.
	
	A Gestalt: figura e fundo.
	
	Maslow e a autoestima. 
	
	O Humanismo: ver o outro dentro de sua história.
	 8a Questão 
	
	
	
	
	Segundo Chiavenato (2005) as pessoas relacionam-se com o mundo exterior por meio dos órgãos sensoriais. Estes recebem estímulos externos ¿ sensações ¿ e transmitem impulsos nervosos ao cérebro, que se organiza e interpreta a informação proporcionando o que conhecemos como:
		
	
	Personalidade 
	
	Percepção
	
	Emoção 
	
	Motivação 
	
	Aprendizagem
	
	
AULA 4- EMOÇÃO E INTELIGÊNCIA NO CONTEXTO DO TRABALHO 
	
	 1a Questão 
	
	
	
	
	Para desenvolver a inteligência emocional, é preciso trabalhar cinco áreas, dentre as quais se destaca a Sociabilidade. Assinale a alternativa que melhor define a Sociabilidade:
		
	
	Capacidade de compreender a constituição emocional das outras pessoas, e também a habilidade de tratar as pessoas de maneira compatível com as emoções que elas apresentam;
	
	Competência para administrar adequadamente relacionamentos e criar redes de contato, assim como cultivar afinidades com outras pessoas.
	
	Paixão pela atividade; propensão para perseguir com energia e persistência seus objetivos pessoais ou profissionais;
	
	Capacidade de reconhecer e compreender seus estados de espírito, emoções e impulsos, bem como o efeito desses estados sobre as outras pessoas;
	
	Capacidade de controlar e redirecionar impulsos e estados de espírito perturbadores para a pessoa; propensão a não fazer julgamentos precipitados, mas pensar antes de agir;
	Explicação: 
Competência para administrar adequadamente relacionamentos e criar redes de contato, assim como cultivar afinidades com outras pessoas.
	
	
	
	 2a Questão 
	
	
	
	
	Fisiologicamente, a emoção é o resultado dos trabalhos do SNC e do SNA. Em termos de conduta manifestamos ou não as emoções, traduzindo-as por alterações na fala, marcha, gestos etc. Há quem consiga omitir o que sente e, ainda, quem consegue simular grandes emoções (o trabalho dos atores). Existem aspectos que influenciam o modo de manifestarmos as emoções. Assinale a alternativa que contém todos os aspectos estudados: 
		
	
	Personalidade; Gênero; Cultura; Produção.
	
	Gênero; Cultura; Formação; Interesse.
	
	Personalidade; Gênero; Cultura; Formação; Condicionamento; Estado de saúde.
	
	Formação; Condicionamento; Estado de saúde; Estruturação.
	
	Cultura; Formação; Condicionamento; Pesquisa.
	Explicação: 
A personalidade, O gênero, a cultura, a formação, os condicionamentos e o estado de saúde são fatores que influenciam nas respostas manifestas da emoção. Uma pessoa introvertida, por exemplo, tende a manifestar suas emoções diferentemente de uma pessoa extrovertida.3a Questão 
	
	
	
	
	Para desenvolver a inteligência emocional, é preciso trabalhar cinco áreas, dentre as quais se destaca o Autoconhecimento. Assinale a alternativa que melhor define a Automotivação:
		
	
	Paixão pela atividade; propensão para perseguir com energia e persistência seus objetivos pessoais ou profissionais;
	
	Capacidade de reconhecer e compreender seus estados de espírito, emoções e impulsos, bem como o efeito desses estados sobre as outras pessoas;
	
	Capacidade de controlar e redirecionar impulsos e estados de espírito perturbadores para a pessoa; propensão a não fazer julgamentos precipitados, mas pensar antes de agir;
	
	Capacidade de compreender a constituição emocional das outras pessoas, e também a habilidade de tratar as pessoas de maneira compatível com as emoções que elas apresentam;
	
	Competência para administrar adequadamente relacionamentos e criar redes de contato, assim como cultivar afinidades com outras pessoas.
	Explicação: 
Auta capacidade de realizar suas atividades, sem precisar de estímulos externos. Paixão pela atividade; propensão para perseguir com energia e persistência seus objetivos pessoais ou profissionais;
	
	 4a Questão 
	
	
	
	
	O estudo de traços de personalidade permite levantar comportamentos desejáveis para diversos cargos, o que muito auxilia na seleção de pessoas, no meio corporativo. Podemos dizer que saõ traços desejáveis num gestor de recursos humanos: 
		
	
	Inteligência mecânica e interpessoal; 
	
	Habilidades sociais e condutas favoráveis à liderança; 
	
	Inteligência espacial e habilidades sociais.
	
	Inteligência corporal e musical; 
	
	Inteligência matemática e verbal; 
	Explicação: 
No perfil de um bom gestor pode-se incluir: proatividade, comunicação eficaz, respeito, trabalho em equipe.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	 5a Questão 
	
	
	
	
	Para desenvolver a inteligência emocional, é preciso trabalhar cinco áreas, dentre as quais se destaca o Autoconhecimento. Assinale a alternativa que melhor define o Autocontrole:
		
	
	Capacidade de reconhecer e compreender seus estados de espírito, emoções e impulsos, bem como o efeito desses estados sobre as outras pessoas;
	
	Paixão pela atividade; propensão para perseguir com energia e persistência seus objetivos pessoais ou profissionais;
	
	Capacidade de compreender a constituição emocional das outras pessoas, e também a habilidade de tratar as pessoas de maneira compatível com as emoções que elas apresentam;
	
	Competência para administrar adequadamente relacionamentos e criar redes de contato, assim como cultivar afinidades com outras pessoas.
	
	Capacidade de controlar e redirecionar impulsos e estados de espírito perturbadores para a pessoa; propensão a não fazer julgamentos precipitados, mas pensar antes de agir;
	Explicação: 
Controle das próprias emoções. Capacidade de controlar e redirecionar impulsos e estados de espírito perturbadores para a pessoa; propensão a não fazer julgamentos precipitados, mas pensar antes de agir;
	
	 6a Questão 
	
	
	
	
	A boa capacidade de inteligência emocional de acordo com Goleman (1995), é observada em pessoas que possuem caracteres:
		
	
	automotivação, apatia e insegurança
	
	Automotivação, empatia e autoconfiança
	
	resignação, empatia e segurança 
	
	automotivação, resignação e segurança 
	
	resignação, apatia e insegurança 
	
	
	 7a Questão 
	
	
	
	
	Existem três diferentes enfoques na definição e estudo do estresse no trabalho, mas que apresentam intersecções: o enfoque da Engenharia, o Fisiológico e o Psicológico. O enfoque Psicológico conceitua o estresse no trabalho em termos de uma
		
	
	sobreposição de necessidades do trabalho sobre a pessoa.
	
	gama de efeitos fisiológicos comuns de efeito sindrômico.
	
	sobreposição de necessidades da pessoa sobre o trabalho.
	
	característica aversiva ou nociva do ambiente de trabalho.
	
	interação dinâmica entre a pessoa e o seu ambiente de trabalho.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	 8a Questão 
	
	
	
	
	A inteligência é um dos atributos que favorece o desempenho humano nas organizações. Existem estudos que difundem a ideia de que a inteligência deve ser avaliada em suas capacidades práticas, demonstradas pelo desempenho. No mundo contemporâneo, constatamos um conjunto de inteligências múltiplas que direcionam habilidades. Assim quando falamos sobre uma forma de inteligência considerada de extrema relevância para as organizações que se caracteriza pelos seguintes componentes: autoconhecimento, autocontrole, empatia, automotivação, empatia e habilidades interpessoais, estamos nos referindo a:
		
	
	Inteligência emocional
	
	Inteligência existencial
	
	Inteligência pessoal
	
	Inteligência espacial
	
	Inteligência lógico-matemática
	
		
	
	 1a Questão 
	
	
	
	
	De maneira genérica, o termo estresse significa desgaste. O estresse que pode nos atingir, como humanos, tem causas variadas. Observa-se, contudo, que nem todas as pessoas reagem de maneira idêntica às situações. Assim, no ambiente profissional, diante das mesmas circunstâncias e das mesmas exigências, alguns colaboradores demonstrarão maior resistência ao estresse, e outros menos. Pesquisadores atribuem a maior resistência ao estresse (portanto, menor vulnerabilidade a ele) à predominância, no indivíduo, de um tipo de inteligência. Estamos falando aqui da inteligência: 
		
	
	Emocional
	
	Cognitiva
	
	Prática
	
	Múltipla
	
	Motora
	Explicação: 
O indivíduo que tem inteligência emocional consegue lidar melhor com as adversidades e estímulos estressores, adoecendo menos e conseguindo lidar melhor com o estresse, em função do desenvolvimento de autoconhecimento e da gestão de suas emoções.
	
	 2a Questão 
	
	
	
	
	Para desenvolver a inteligência emocional, é preciso trabalhar cinco áreas, dentre as quais se destaca o Autoconhecimento. Assinale a alternativa que melhor define a Automotivação:
		
	
	Competência para administrar adequadamente relacionamentos e criar redes de contato, assim como cultivar afinidades com outras pessoas.
	
	Capacidade de controlar e redirecionar impulsos e estados de espírito perturbadores para a pessoa; propensão a não fazer julgamentos precipitados, mas pensar antes de agir;
	
	Capacidade de compreender a constituição emocional das outras pessoas, e também a habilidade de tratar as pessoas de maneira compatível com as emoções que elas apresentam;
	
	Capacidade de reconhecer e compreender seus estados de espírito, emoções e impulsos, bem como o efeito desses estados sobre as outras pessoas;
	
	Paixão pela atividade; propensão para perseguir com energia e persistência seus objetivos pessoais ou profissionais;
	
	
	
	
	 3a Questão 
	
	
	
	
	Segundo Goleman (1998). Ações consideradas impensadas, ou imprudentes, como uma discussão em que se fala o que quer, ou uma agressão física a um colega por motivo torpe, ou um simples salto pra trás quando se visualiza um carro que quase colidiu com outro; são exemplos de: situações de Sequestro de amídalas neurais. Sequestro neural, neste caso, é usado para designar: Assinale a única alternativa correta ao que se pede: 
		
	
	O momento em que a razão é superada por uma forte emoção em uma situação de extrema alegria. Esta situação ocorre com consciência da pessoa, por domínio e estabilidade emocional.
	
	O momento em que a emoção é superada por uma forte razão em uma situação de extrema alegria. Esta situação ocorre à revelia da pessoa, por falta de estabilidade racional.
	
	O momento em que a emoção é superada por uma forte razão em uma situaçãode grande dificuldade. Esta situação ocorre com consciência da pessoa, por domínio da estabilidade racional.
	
	O momento em que a razão é superada por uma forte emoção em uma situação de grande dificuldade. Esta situação ocorre à revelia da pessoa, por falta de estabilidade emocional.
	
	O momento em que a emoção é superada por uma forte razão em uma situação de grande dificuldade. Esta situação ocorre à revelia da pessoa, por falta de estabilidade racional.
	
	 4a Questão 
	
	
	
	
	Assinale a única alternativa corrreta sobre o conceito de inteligência. Podemos afirmar que:
		
	
	A Inteligência é a capacidade intelectual de obter conhecimentos;
	
	A Inteligência não depende das informações obtidas pelo sujeito;
	
	A Inteligência domina as Emoções em quaisquer circunstâncias.
	
	As pessoas inteligentes não estão sujeitas a desenvolverem estresse;
	
	A Inteligência não pode ser desenvolvida na experiência cotidiana;
	
	 5a Questão 
	
	
	
	
	O estresse é considerado um dos maiores males da atualidade. Com o aumento da competitividade as empresas têm que continuar mudando para se adaptar a novas tendências e não perder espaço no mercado e assim cobram mais de seus funcionários. O tempo gasto no serviço também aumentou, profissionais em posições mais altas chegam a gastar 65 horas por semana do seu tempo no trabalho. Essas situações em muito contribuem a um aumento do estresse. Trata-se de uma doença e a pessoa afetada tem grandes chances de ficar convalescida e falecer antes do tempo. Já é de conhecimento popular que o estresse prejudica tanto o trabalhador quanto o seu empregador. As causas do stress no ambiente de trabalho podem ser em função de:
		
	
	descaso do colaborador pelo cargo e função que ocupa por julgar que não tem projeção na cúpula da empresa, gerando uma sensação de pouca importância para a consecução dos objetivos.
	
	inadequação do salário, ambiente desagradável, falta de autonomia, má distribuição de responsabilidade, gerenciamento inadequado e falta de prospecção na carreira.
	
	falta de elogios e premiações que elevem o status do colaborador, diante de seus colegas de trabalho, falta de sociabilidade do próprio colaborador nas suas interações.
	
	falta de intimidade nas relações entre chefe e subordinados e o desinteresse da chefia em fornecer todos os benefícios que os colaboradores esperam da empresa.
	
	baixos salários que não auxiliam na melhoria do visual do colaborador e inexistência de contato entre a chefia imediata e o colaborador, de forma a viabilizar solicitações de aumento de salário.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	 6a Questão 
	
	
	
	
	Alfred Binet (1857-1911) foi o inventor do teste de QI (quociente intelectual), que considera as inteligências lógico-matemática e verbal. A medida da inteligência, nos dias atuais, não está restrita a estas habilidades, o que fez expandir seu conceito. Quando nos referimos a Santos Dumont podemos dizer que representa um bom exemplo de: 
		
	
	Inteligência mecânica.
	
	Inteligência interpessoal.
	
	Inteligência musical.
	
	Inteligência corporal.
	
	Inteligência limitada.
	
	 7a Questão 
	
	
	
	
	A definição a seguir refere-se a maneira de ser dos indivíduos que se faz conhecer através de sua conduta mais habitualmente manifesta. Recebe influência de ordem genética e ambiental e é uma estrutura sempre passível de modificação. Em termos de conduta manifestamos ou não as emoções, traduzindo-as por alterações na fala, marcha, gestos etc. Existem aspectos que influenciam o modo de manifestarmos as emoções. A que termo se refere essa definição?
		
	
	Condicionamento
	
	Cultura.
	
	Formação.
	
	Gênero.
	
	Personalidade.
	Explicação: 
As teorias sobre personalidade acabam explicando-a de duas formas: maneira existencial (influência do meio) e biogenétioca (comportamentos herdados por meio da genética).
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	 8a Questão 
	
	
	
	
	Ao lançar o conceito de inteligências múltiplas, Gardner (1983) possibilitou que um gestor identificasse diversas variações dentro de sua equipe. Quando um profissional demostra extrema facilidade para conviver e trabalhar em equipe podemos indicar que ele esteja apresentando a inteligência denominada de: 
		
	
	Musical
	
	Interpessoal
	
	Espacial
	
	Corporal
	
	Matemática
	
AULA 5- SELECIONAR E TREINAR NOS AMBIENTES CORPORATIVOS
	
	 1a Questão 
	
	
	
	
	Para que uma organização possa recrutar e selecionar um candidato para ocupar uma vaga, deve ter claro que tipo de colaborador precisa e as especificidades do cargo. Para tal, necessita traçar o perfil profissiográfico para o cargo e função em questão. Podemos definir perfil como:
		
	
	a capacidade de assumir riscos variados para se desempenhar bem na organização.
	
	características profissionais que o candidato deverá desenvolver para ocupar determinada vaga.
	
	a capacidade de responder de forma eficaz às demandas da organização e do mercado de trabalho.
	
	a capacidade de assumir responsabilidades, mesmo que estejam fora de suas competências.
	
	características pessoais e profissionais que o candidato deverá apresentar para ocupar a vaga oferecida.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	 2a Questão 
	
	
	
	
	Assinale a alternativa que corresponde a uma vantagem de se promover o Recrutamento Interno no processo de provimento de pessoas nas organizações: 
		
	
	Promove mudanças na cultura organizacional vigente, com diferentes expectativas e aspirações.
	
	Encoraja o desenvolvimento profissional e o planejamento de carreira.
	
	Enriquece o patrimônio humano com a introdução de novos talentos, habilidades e expectativas na organização.
	
	Incentiva a interação da organização com o mercado de trabalho.
	
	Amplia e enriquece o capital intelectual com a inclusão de variados conhecimentos e destrezas.
	
	 3a Questão 
	
	
	
	
	Para se obter o sucesso organizacional, sabemos o quanto é importante um bom processo seletivo. Inclusive sendo adequado a realidade de sua organização. Assinale a seguir qual a opção que NÃO apresenta um instrumento utilizado na seleção de pessoas:
		
	
	Entrevistas
	
	Dinâmicas de Grupo
	
	Testes de simulação de desempenho
	
	Anúncios em jornais
	
	Testes Escritos
	
	 4a Questão 
	
	
	
	
	O agente de seleção utiliza mais de uma técnica durante um processo seletivo, de forma a obter maiores informações a respeito do perfil do candidato e, dessa forma, minimizar erros no processo de identificação e escolha dos profissionais mais adequados. Um processo de seleção eficaz avalia o perfil do candidato frente ao perfil de: 
		
	
	Competências organizacionais; 
	
	Competências gerais; 
	
	Competências governamentais; 
	
	Competências específicas.
	
	Competências do cargo; 
	
	 5a Questão 
	
	
	
	
	Alice esta se candidatando a uma vaga de secretária em uma empresa multinacional, ao comparecer a seleção de candidatos, foi conduzida a uma sala, onde já se encontravam outras candidatas, imediatamente, o instrutor solicitou que as candidatas elaborassem uma carta dirigida ao presidente da empresa, explicando os motivos pelos quais estavam se candidatando a função de secretária. A partir do texto acima, assinale a única opção correto em relação as habilidades testadas as candidatas a vaga de secretária 
		
	
	Habilidade de extroversão
	
	Habilidade de relacionamento interpessoal;
	
	Habilidade de utilização correta da linguagem escrita;
	
	Habilidade de introversão.
	
	Habilidade de trabalhar em grupo;6a Questão 
	
	
	
	
	Carlos está participando de um processo seletivo em que o facilitador parece muito irritado. Ao final do processo ela não recebeu nenhuma devolução . Não ocorreu feedback em nenhum dos meios de comunicação ditos pelo edital. No período previsto obteve o resultado pelo edital, entretanto ele ficou sabendo que uma pessoa indicada pelo facilitador foi contratada em detrimento das pessoas que participaram da seleção daquela organização. Esse caso exemplifica o que: 
		
	
	Toda empresa deve fazer, pois o mais importante é preencher a vaga visando a produção e o papel do cargo.
	
	Não deve acontecer em um processo seletivo, pois o facilitador deve ser imparcial 
	
	A atitude predominante e correta dos processos seletivos, pois as empresas precisam de uma garantia de indicação.
	
	O facilitador deve fazer quando não encontra candidatos à altura do cargo aberto, sem precisar prestar exclarecimentos.
	
	A política da empresa demanda e ativa diante de recrutamentos mal resolvidos.
	
	 7a Questão 
	
	
	
	
	Segundo França (2005) É uma ferramenta ou instrumento utilizada nos processos seletivos e inclui pré-requisitos, habilidades gerais e específicas e potenciais de desempenho do candidato (p. 35) Este instrumento denomina-se: Assinale a única alternativa correta neste caso: 
		
	
	Processo individual
	
	Perfil profissiográfico
	
	Perfil individual
	
	Processo grupal
	
	Perfil organizacional
	
	 8a Questão 
	
	
	
	
	Assinale as alternativas corretas : 1- ( ) As organizações atualmente, não requerem, qualificação e atualização da mão de obra para operar tecnologias sofisticadas e atuar em ambiente competitivo e em constante mutação. 2- ( ) Pode-se classificar como Treinamento toda e qualquer atividade que vise a qualificação, formação ou aperfeiçoamento dos funcionários 3 - ( ) A seleção de pessoas constitui, a impossibilidade de "importar" talentos que enriqueçam a equipe e troquem informações que farão oxigenar todo o meio de produção. 4 - ( ) Várias são as técnicas utilizadas pelos agentes de seleção para atenderem aos objetivos pretendidos pela mesma, estando entre as mais utilizadas: as entrevistas, os testes para medida de conhecimentos, simulação de desempenho, entre outros.
		
	
	3, 1,4
	
	1 e 2
	
	2, e 4
	
	4 e 3
	
	1, 4,2,
	
	
	
	
	 1a Questão 
	
	
	
	
	Considerando as proposições a seguir, é correto afirmar que: I- Atualmente as entrevistas de seleção não estruturadas, compostas por perguntas aleatórias, provaram ser um instrumento eficaz de seleção; II- Os dados coletados em uma entrevista de seleção não estruturada frequentemente tem relação com o desempenho da função que o candidato está pleiteando; III- Sem a estruturação de uma entrevista de seleção, diversos vieses poderão distorcer os resultados obtidos pelo recrutador como, por exemplo, o favorecimento de um candidato com perfil semelhante ao do recrutador; IV- A estruturação de uma entrevista de seleção com perguntas padronizadas, o emprego de um método de registro de informação e a padronização de classificação das qualificações do candidato certamente ajudam a reduzir a subjetividade do processo de recrutamento e seleção. 
		
	
	Apenas a II está correta;
	
	I e IV estão corretas.
	
	Apenas a III está correta;
	
	III e IV estão corretas;
	
	Apenas a I está correta;
	Explicação: 
Trata-se de uma etapa importante nesse processo.  Deve-se entender de fato o papel da entrevista de emprego. O objetivo principal é o de coletar informações pessoais e profissionais, Através dessas informações, a entrevista evidencia o candidato com as habilidades e capacidades ideais para assumir as responsabilidades da vaga em aberto. Dessa maneira, verifica-se a importância de se planejar a entrevista e de realizá-la de acordo com as necessidades da empresa, para que então, a mesma traga bons resultados.
 
	
	 2a Questão 
	
	
	
	
	A seleção de pessoas deve atender ao perfil de candidato desejado pela organização para a(s) vaga(s) a ser preenchida(s). França (2005); Robbins (2005) e Chiavenato (2002) nomeiam este como: Assinale a única alternativa correta neste caso: 
		
	
	Perfil individual
	
	Processo grupal
	
	Perfil profissiográfico
	
	Perfil organizacional
	
	Processo individual
	
	 3a Questão 
	
	
	
	
	Especialistas de RH utilizam um processo educacional de curto prazo aplicado de maneira sistemática e organizada, através do qual as pessoas aprendem conhecimentos, atitudes e habilidades em função de objetivos definidos. Esta afirmativa mostra que o RH tem utilizado:
		
	
	As Entrevistas 
	
	A pesquisa de clima 
	
	O Desenvolvimento 
	
	A Avaliação de Desempenho 
	
	O treinamento 
	
	 4a Questão 
	
	
	
	
	Mariana, Analista de RH de uma empresa de grande porte situada em Santa Catarina, juntamente com Eliana, Psicóloga da mesma empresa, estão planejando um processo que inclui a utilização de vários instrumentos: entrevistas, testes escritos, testes de simulação de desempenho, dinâmicas de grupo, entre outros. Aponte o processo que estão planejando:
		
	
	Avaliação médica.
	
	Pesquisa de clima organizacional.
	
	Seleção de pessoas.
	
	Inclusão de dados na folha de pagamento.
	
	Plano de cargos e salários.
	
Explicação: 
O processo de seleção de pessoas busca, dentre os vários candidatos recrutados, aqueles que são mais adequados ao cargo de acordo com as exigências das organizações, com o objetivo de manter ou aumentar a eficiência e, consequentemente, o desempenho da equipe e a eficácia da organização.
	
	 5a Questão 
	
	
	
	
	A correta alocação de pessoas nos cargos requer um alinhamento entre as características dos cargos e das pessoas que irão ocupá-los. No processo realizado pela empresa para trazer pessoas do mercado, a fase que consiste em uma comparação ou escolha entre candidatos é denominada: 
		
	
	DESENVOLVIMENTO
	
	TRIAGEM
	
	SELEÇÃO
	
	RECRUTAMENTO
	
	TREINAMENTO
	
	 6a Questão 
	
	
	
	
	Quando há uma vaga disponível para determinado cargo, o primeiro passo para o preenchimento do mesmo é montar um(a) :
		
	
	Lista de transferência
	
	Perfil profissiográfico
	
	Projeto de pesquisa
	
	Entrevista de contratação
	
	Bateria de testes psicológicos
	
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	 7a Questão 
	
	
	
	
	A entrevista de seleção de pessoal é um dos instrumentos mais utilizados e de maior peso no processo de recrutamento e seleção. Geralmente, quando um candidato vai mal na entrevista, ele é cortado do processo, independente de sua experiência profissional e do resultado de seus testes. Sabendo disso, muitos candidatos em busca de emprego aprendem técnicas que os permitem se sair bem nas entrevistas e muitas vezes o recrutador é capturado nessa armadilha. Para que isso não ocorra, o recrutador:
		
	
	Deve privilegiar apenas os testes e a experiência profissional do candidato;
	
	Não deve se preocupar, porque esse fato não acontece em um processo seletivo;
	
	Deve estar atento a esse fato e dar continuidade ao processo seletivo. 
	
	Deve privilegiar seu processo de formação profissional contínua e estar consciente das relações de transferências que ocorrem entre o recrutador e o candidato durante a entrevista de seleção;
	
	Não deve se preocupar, porque sua experiência profissional detectaria facilmente esta estratégia do candidato;
	
	 8a Questão 
	
	
	
	
	Um perfil profissional deve compreender competências. Assinale a alternativa que melhor define a diferença entre competências técnicas e comportamentais.
		
	
	As competências técnicasreferem-se a capacidade individual de atuação de cada integrante da empresa. Já as competências comportamentais incluem as experiências e os valores que são compartilhados pelo grupo de trabalhadores.
	
	As competências técnicas são conhecimentos e habilidades específicas para uma função e as comportamentais são atitudes e comportamentos que a pessoa deve ter para ocupar certas posições. 
	
	Ambas são competências individuais que os sujeitos podem desenvolver nas empresas, não havendo diferença entre elas.
	
	Ambas são competências individuais, no entanto as competências técnicas são habilidades que o indivíduo já tem antes de entrar na empresa, e as comportamentais podem ser desenvolvidas dentro das empresas.
	
	As competências técnicas são atitudes e comportamentos que a pessoa deve ter para ocupar certas posições, e as comportamentais são conhecimentos e habilidades específicas para uma função.
	
AVALIAÇOES PARCIAIS 
	1a Questão (Ref.:201502851299)
	sem. N/A: Escolas de psicologia
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	A contribuição da Psicologia para o sucesso organizacional é um importante trunfo para gestores. Muitas contribuições puderam ser consideradas com base nas três principais escolas da Psicologia:
		
	
	Psicanálise, com estudos com cães. O Id do estudo dos instintos. Superego com o estudo da censura.
	
	Behaviorismo, com a teoria de percepções. A Gestalt com a teoria da modelagem. Psicanálise com o estudo da personalidade. 
	
	Gestalt, com a teoria da figura e fundo. Behaviorismo, com id, ego e supergo. Psicanálise com o estudo das motivações.
	
	Psicanálise, com estudos das percepções. O Id do estudo dos instintos. Superego com o estudo da censura. 
	
	Behaviorismo, com a teoria de estimulo e resposta. A Gestalt com a teoria das percepções. Psicanálise com o estudo da personalidade. 
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201502791642)
	sem. N/A: Atuação do psicólogo
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Para a eficiência de uma organização, contamos com um diferencial competitivo, os colaboradores, que chamados hoje do capital intelectual das organizações. Gestão de Pessoas está entre as principais estratégias, desta forma a atuação do Psicólogo em uma empresa é um diferencial. Indique nas opções abaixo qual item não indica responsabilidades da psicologia:
		
	
	Implementar e conduzir ações de treinamento e desenvolvimento humano, identificar contingências de estresse, confeccionar entrevistas de desligamento.
	
	Implementar planos de motivação, remuneração e resultados, avaliar cargos, salários e benefícios, fornecer atendimento individual ou coletivo. 
	
	Avaliar desempenho, elaborar, implementar e conduzir ações de treinamento e desenvolvimento humano, bem como de chefias e estilos de liderança.
	
	Gerenciar conflitos, confeccionar entrevistas de desligamento, organizar estoque, produção, identificar contingências de estresse e promover o controle de qualidade. 
	
	Eleger estratégias assertivas de recrutamento de pessoal, aplicar, elaborar, validar e executar ferramentas para seleção dos melhores candidatos aos cargos.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201502761109)
	14a sem.: Administração e comportamento organizacional
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	No cenário organizacional que temos hoje em dia, o trabalho em grupo tem sido uma das melhores formas de se atingirem os objetivos desejados pelas organizações. Face a essa premissa, como podemos classificar os grupos? 
		
	
	Os grupos podem ser classificados em formais ou informais. 
	
	Os grupos podem ser classificados em grandes ou pequenos. 
	
	Os grupos podem ser classificados em organizacionais ou particulares. 
	
	Os grupos podem ser classificados em iguais ou diferentes. 
	
	Os grupos podem ser classificados em abertos ou fechados. 
	
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201502809685)
	sem. N/A: A Psicologia no contexto organizacional
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	A necessidade de compreensão do comportamento nos grupos fez surgir a Psicologia Organizacional e fez crescer as pesquisas sobre a interação no trabalho. A respeito do assunto, todas a afirmativas estão corretas, EXCETO:
		
	
	A qualidade de interação no trabalho depende da existência de crenças e valores compartilhados por todos.
	
	A qualidade de interação no trabalho depende da percepção que as pessoas têm de si, dos outros e do trabalho.
	
	A qualidade de interação no trabalho depende da percepção que os indivíduos têm da política salarial da organização.
	
	A qualidade de interação no trabalho depende da satisfação, no grupo, das necessidades interpessoais de inclusão, controle e afeição.
	
	A qualidade de interação no trabalho depende da habilidade que as pessoas têm de desenvolverem umas às outras, conforme sua personalidade.
	
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201502800453)
	3a sem.: PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	De acordo com esta teoria psicológica, os comportamentos dos indivíduos devem ser observados e medidos. Consiste na necessidade de eliminar da investigação científica a noção subjetiva da consciência, para explicar o comportamento a partir da relação entre estímulo e resposta. Portanto pode-se afirmar que esta teoria refere-se a :
		
	
	Teoria dos Traços
	
	Analise Transacional
	
	Behaviorismo
	
	Gestalt
	
	Psicanálise
	
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201502931569)
	sem. N/A: Personalidade
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Sobre a personalidade para a psicologia é correto afirmar:
		
	
	É possível afirmar que existem indivíduos que não possuem personalidade própria.
	
	É possível afirmar que existe personalidade fraca e personalidade forte.
	
	Trata-se do modo mais ou menos constante de ser, pensar, agir e sentir.
	
	É algo imutável ao longo da vida.
	
	Trata-se de algo que já vem da nossa natureza.
	
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201502808711)
	sem. N/A: EMOÇÃO E INTELIGÊNCIA NO CONTEXTO DO TRABALHO
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	De maneira genérica, o termo estresse significa desgaste. O estresse que pode nos atingir, como humanos, tem causas variadas. Observa-se, contudo, que nem todas as pessoas reagem de maneira idêntica às situações. Assim, no ambiente profissional, diante das mesmas circunstâncias e das mesmas exigências, alguns colaboradores demonstrarão maior resistência ao estresse, e outros menos. Pesquisadores atribuem a maior resistência ao estresse (portanto, menor vulnerabilidade a ele) à predominância, no indivíduo, de um tipo de inteligência. Estamos falando aqui da inteligência: 
		
	
	Cognitiva
	
	Emocional
	
	Motora
	
	Prática
	
	Múltipla
	
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201502908436)
	sem. N/A: Aula 4
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Ao lançar o conceito de inteligências múltiplas, Gardner (1983) possibilitou que um gestor identificasse diversas variações dentro de sua equipe. Quando um profissional demostra extrema facilidade para conviver e trabalhar em equipe podemos indicar que ele esteja apresentando a inteligência denominada de: 
		
	
	Espacial
	
	Matemática
	
	Musical
	
	Corporal
	
	Interpessoal
	
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201502923554)
	sem. N/A: Seleção
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	A seleção de pessoal é um processo que envolve a utilização de vários instrumentos para avaliar os candidatos. A técnica e/ou instrumento mais utilizado pelas organizações nesse processo é:
		
	
	Entrevista.
	
	Simulação.
	
	Teste de conhecimento de línguas.
	
	Teste ergométrico.
	
	Teste de conhecimento.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201502459462)
	sem. N/A: A PERCEPÇÃO NA SELEÇÃO E NO TREINAMENTO
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Especialistas de RH utilizam um processoeducacional de curto prazo aplicado de maneira sistemática e organizada, através do qual as pessoas aprendem conhecimentos, atitudes e habilidades em função de objetivos definidos. Esta afirmativa mostra que o RH tem utilizado:
		
	
	A pesquisa de clima 
	
	As Entrevistas 
	
	A Avaliação de Desempenho 
	
	O Desenvolvimento 
	
	O treinamento 
	
	1a Questão (Ref.:201502901586)
	sem. N/A: CONCEITO E VISÃO HISTÓRICA DA PSICOLOGIA
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Embora a Psicologia enquanto ciência seja jovem, o estudo do comportamento humano ainda que de forma não sistemática, é tão antigo quanto a existência da humanidade. A maioria dos estudiosos que descrevem a história da Psicologia identifica as suas origens por:
		
	
	Sócrates, Platão e Freud 
	
	Sócrates, Aristóteles e Wundt 
	
	Sócrates, Platão e Aristóteles 
	
	Platão, Freud e Wundt 
	
	Aristóteles, Wundt e Freud 
	
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201503188947)
	2a sem.: HISTÓRIA DA PSICOLOGIA
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Originalmente a Psicologia era considerada um braço dentro da Filosofia. As raízes da Psicologia estão na Grécia antiga com Platão, Sócrates e Aristóteles. Ao longo de sua trajetória sofreu influencias tanto das ciências quanto da igreja. Entretanto, no século XX se torna Ciência a partir das contribuições de três correntes científicas. Assim, é CORRETO afirmar que as ciências que contribuíram para a Psicologia se configurar com ciência são:
		
	
	Filosofia, Psicanálise e Antropologia 
	
	Gestalt, Psicanálise e Positivismo 
	
	Filosofia, Linguística e Psicanálise 
	
	Psicanálise, Behaviorismo e Ética 
	
	Behaviorismo, Gestalt e Psicanálise 
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201502809502)
	sem. N/A: A Psicologia no contexto organizacional
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	O psicólogo organizacional desenvolve muitas atividades nas organizações, voltadas para a organização, o trabalho e a gestão de pessoas. Sobre a atuação do psicólogo organizacional, estão corretas as afirmativas, EXCETO:
		
	
	Estimula a cooperação entre os colaboradores.
	
	Diagnostica individualmente cada colaborador da organização.
	
	Auxilia na gestão do clima organizacional.
	
	Identifica as competências de cada colaborador.
	
	Gerencia conflitos nas relações interpessoais.
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201502809169)
	sem. N/A: A PSICOLOGIA NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Se seguirmos a classificação proposta por Muchinsky (2004) sobre as equipes de trabalho, a partir de suas funções nas organizações, podemos dizer que as equipes que têm por objetivo explorar as possibilidades e alternativas de novas ideias e/ou projetos recebem o nome de:
		
	
	equipes de solução de problemas.
	
	equipes de planejamento.
	
	equipes táticas.
	
	equipes de controle.
	
	equipes de criação.
	
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201502825958)
	sem. N/A: Diferenças individuais e tomada de decisão
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Considerando a perspectiva dos traços de personalidade quais foram os principais autores que contribuíram criando questionários de personalidade como por exemplo o Questionário Fatorial de Personalidade?
		
	
	Pavlov e Skinner
	
	Sigmund Freud e Carl Jung
	
	Maslow e Rogers
	
	Cattell e Allport
	
	Guilherme Wundt e Sigmund Freud
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201503046503)
	3a sem.: BEHAVIORISMO
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Uma das linhas da Psicologia tem o comportamento observável como um dos elementos fundamentais de sua análise, neste caso elimina da investigação científica a noção subjetiva da consciência, para explicar o comportamento a partir da relação entre estímulo e resposta. Os comportamentalistas rejeitaram os métodos introspectivos, restringindo a Psicologia apenas aos métodos experimentais. Qual das opções abaixo atende a esta definição?
		
	
	Psicologia Social
	
	Behaviorismo
	
	Atitudes
	
	Psicanálise
	
	Gestalt
	
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201503078049)
	7a sem.: inteligência fluida e inteligência cristalizada
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Na perspectiva psicométrica, a inteligência é compreendida principalmente a partir de sua mensuração ¿ escalas de inteligência geral, escalas de aptidão específicas. Aqui existe preocupação com a quantidade de inteligência, o que permite a comparação entre o desempenho de uma pessoa e o total da população. Na comparação da inteligência fluida com a inteligência cristalizada, a primeira é caracterizada por
		
	
	repertório de informação, competências cognitivas e estratégicas já adquiridas pela ação nos anos anteriores. Não diminui com a idade.
	
	capacidade global do indivíduo para atuar de modo finalizado, pensar racionalmente e proceder com eficiência em relação ao ambiente.
	
	modo como as pessoas processam a informação: quando percebem, prestam atenção, memorizam, pensam, recordam, armazenam, transformam e utilizam a informação.
	
	aptidão para lidar com novos problemas, que aumenta ao longo dos anos, mas diminui a partir de certa idade.
	
	interesse na avaliação da inteligência.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201503045993)
	7a sem.: Tipos de Inteligência
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Para desenvolver a inteligência emocional, é preciso trabalhar cinco áreas, dentre as quais se destaca o Autoconhecimento. Assinale a alternativa que melhor define o autoconhecimento:
		
	
	Capacidade de reconhecer e compreender seus estados de espírito, emoções e impulsos, bem como o efeito desses estados sobre as outras pessoas;
	
	Capacidade de compreender a constituição emocional das outras pessoas, e também a habilidade de tratar as pessoas de maneira compatível com as emoções que elas apresentam;
	
	Paixão pela atividade; propensão para perseguir com energia e persistência seus objetivos pessoais ou profissionais;
	
	Competência para administrar adequadamente relacionamentos e criar redes de contato, assim como cultivar afinidades com outras pessoas.
	
	Capacidade de controlar e redirecionar impulsos e estados de espírito perturbadores para a pessoa; propensão a não fazer julgamentos precipitados, mas pensar antes de agir;
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201503344048)
	2a sem.: Seleção nas Organizações
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	As entrevistas de seleção podem ser classificadas em função do formato das questões e das respostas requeridas. Assinale a única resposta certa relacionada ao conceito de entrevista do tipo não diretiva:
		
	
	totalmente livre não especificando nem as questões e nem as respostas requeridas. É também denominada entrevista exploratória, informal ou não estruturada.
	
	aquela que faz uso de um roteiro de perguntas aberto. Esta entrevista pode também assumir uma variedade de formas, como escolha simples, escolha múltipla, etc. Apresenta a vantagem de proporcionar ao entrevistador a descontração, o que faz com que o entrevistado tenha a oportunidade de trazer à tona característica de personalidade que não conseguiriam ser observadas em outros tipos de entrevista.
	
	acionada quando o entrevistado apresenta dificuldades em responder a perguntas fechadas. Basicamente a entrevista não-diretiva faz uso de perguntas comportamentais, o que revela as condições emocionais e técnicas do entrevistado para ocupar um cargo vago.
	
	a que determina o tipo de respostas desejadas, mas não especifica as questões, ou seja, deixa totalmente livre as perguntas a serem feitas, dando a sensação para o candidato que o encontro da entrevista nada mais é do que uma conversa informal.
	
	a melhor técnica a ser utilizada nos processos de seleção para cargos gerenciais e de diretoria. O entrevistador neste tipo de entrevista se baseia em uma listagem de assuntos

Continue navegando

Outros materiais