PIM V VI tecnologia da informação unip
16 pág.

PIM V VI tecnologia da informação unip


DisciplinaTecnologia da Informação7.054 materiais23.820 seguidores
Pré-visualização3 páginas
UNIVERSIDADE PAULISTA
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
PIM
Projeto Integrado Multidisciplinar V E VI
CAMPINA GRANDE-PB
2017
 Projeto Integrado Multidisciplinar \u2013 PIM, apresentado como requisito para obtenção da aprovação do primeiro período do curso Tecnologia da Informação da UNIP \u2013 Universidade Paulista, sob orientação de Matheus Pereira dos Santos.
CAMPINA GRANDE-PB
2017
RESUMO
Esse presente trabalho tem como objetivo, mostrar os conhecimento adquiridos sobre o curso de gestão de TI, conseguindo assim, abranger o conteúdo, desde, analise de mercado as suas estruturas e seus conceitos, ate a sua infra estrutura, buscando um melhor retorno financeiro e de qualidade na execução do serviço desejado, além de suas finanças nos projetos do mesmo.
Com isso, podendo atuar de forma ativa e concisa nas tomadas de decisões diante do gerenciamento tanto da empresa quanto de sua equipe de TI.
Palavras \u2013 chaves: Mercado, Finanças, Modelagem de Sistemas, Recursos Humanos.
INTRODUÇÃO
Com a mudança constante no mercado atual as empresas de pequeno e de médio porte estão cada vez mais contratando consultorias a fim de expandir sua atuação em determinado mercado criando novas filiais, ampliação da matriz, criar franquias ou simplesmente inovações tecnológicas e é com esta consciência de que precisa ter um estratégia bem elaborada e estudada, que exige muita analise desde mercado atual, tecnologias, viabilidade do processo, planejamento e custo, médio ou longo prazos entro outros fatos administrativos e operacionais.
Com esta visão iremos apresentar uma analisa de impacto, planejamento e desenvolvimento.
PIM V
GERENCIAMENTO DE INFRAESTRUTURA
O desenvolvimento tecnológico no nosso século esta em alta, por esse motivos as empresar e demais seguimentos estão investindo cada vez mais em recursos tecnológicos, entretanto, esses investimentos são analisados e revistos pro profissionais da área, sendo assim de suma importância o gerenciamento desses recursos em toda a sua área de atuação.
O gerenciamento de infraestrutura, entra nesse meio com a visão de gerenciar as partes tecnológicas, logo se queremos que uma sistema funcione bem dentro de sua emprese e que todos os softwares se comunique entre si sem apresentar falhas, tanto da parte de softwares e na compatibilidade com o hardwares instalado.
É nesse seguimento que o gerenciamento de infraestrutura atua, \u201cmas afinal o que é infraestrutura?\u201d essa é uma pergunta que a maioria das pessoas fazem segundo a apostila disponibilizada pela UNIP: 
\u2018De modo amplo, infraestrutura é o conjunto de elementos estruturais que enquadram e suportam toda uma estrutura. A palavra infraestrutura pode designar as tecnologias da informação, canais de comunicação formais ou informais, ferramentas de desenvolvimento de software, redes políticas e sociais ou sistemas de crença partilhados por membros de grupos específicos\u2019 (Infraestrutura, 2009).
Podemos citas inúmeros tipos de infraestrutura, dentre elas:
Infraestrutura das redes de dados 
Infraestrutura para telefonia celular 
Infraestrutura para acesso à Internet 
Infraestrutura para banda larga 
Infraestrutura necessária para o comércio eletrônico 
Infraestrutura necessária para a educação a distância
Infraestrutura para data centers 
Infraestrutura de fábrica de software.
Se um empresa quer se manter no mercado e sobressair de suas concorrentes, a mesma devera investir nas suas infraestruturas, afim de atomizar e facilitar os processos dentre e fora de sua emprese, pois hoje em dia os consumidores estão cada vez mais buscando informações, preço, facilidade e comodidade.
Como o avanço da internet é muito fácil e pratico efetuarmos compra e venda de mercadorias, podendo ser para a empresa um ponto bom ou ruim dependendo de como a empresa era se portar diante de seus clientes, se ela estive preparada para atender com eficiência, qualidade, e comodidade ira ter grandes retornos.
FINANCAS EM PROJETOS DE TI
Em toda a organização empresário o investimento de como aplica, onde aplicar e o quanto aplicar ronda toda a organização, com isso atingir os seus objetivos, uma ferramenta bastante utilizada nas empresas atuais e a área de tecnologia da Informação (TI).
Alinhando os projetos de TI e os objetivos da empresa é pesa fundamental para consegir assim maximizar os lucros e reduzir os gastos, demandando assim investimentos que devem ser feitos de forma profissional e planejada, não sendo necessariamente um profissional capacitado para a atividade de administração podendo ser exercida ate pelo próprio proprietário da empresa, entretanto para ter viabilidade maior e correr menos riscos na hora de fazer o investimento é sempre bom ter uma opinião técnica e racional de um profissional inserido no mercado.
Para que possamos fazer um bom investimento devemos conhecer primeiramente o projeto e ver a sua viabilidade e o seu ciclo de vida, para isso devemos saber qual é o ciclo de vida de cada projeto, que nada mais é que uma sequencia de passes que o projeto vai passar desde o seu inicio ate o seu enceramento, temos diversos tipos de ciclo de vida de projetos com espiral, adaptativo, cascata..., podendo ,também, ser prescritivo ou adaptativo.
Onde o prescritivo tem como característica o produto quanto a entrega são definidos antes do projeto e que qualquer alteração no escopo do projeto é cuidadosamente gerenciado, ou seja não ira ter grandes alterações.
Já o ciclo de vida adaptativo, onde o produto e desenvolvido em múltiplas iterações e o detalhamento do escopo acontece de maneira oportuna no inicio de cada iteração. 
Em linhas gerais podemos elencar 5 etapas que formal um ciclo de vida de um projeto entre eles são:
Inicio: esse é a primeira etapa do ciclo de vida do projeto e é mais conceitual
	Nesse momento. As necessidades são identificadas e traduzidas para uma situação problema, ou seja, o objetivo do projeto e identificado, sendo também o momento de equacionar o problema e determinar as metas a serem alcançadas, e é com passe nessa etapa que as demais irar ser alcançadas.
	Planejamento: essa é uma das etapas mais importantes do ciclo de vida do projeto tendo como atividades mais comuns o detalhamento das metas e objetivos a serem alcançadas, definições do gerente do projeto sendo definido quem cera responsável por gerenciar esse projeto por garantir que as etapas planejadas executavas sejam controladas e por fim encerradas, detalhamento das atividade e estruturação analíticas do projeto, programação das atividades no tempo disponível e/ou necessário, entre outros.
	Execução/executar: sendo a fase que o projeto entra em linha de produção, quando o projeto e colocado em pratica, as suas atividades mais comuns nesse etapa são ativar a comunicação entre os membros da equipe do projeto, executar as etapas previstas e programadas, utilizar os recursos humanos e materiais dentro do que foi programado (dentro do que for possível), efetuar reprogramações do projeto, monitoramento das atividades, analise do progresso.
	Finalizar/finalização: essa é a fasse relacionada ao encerramento do projeto, essa etapa envolve uma serie de protocolos e etapas a serem seguidos entre elas se destaca a aceleração das atividades que, eventualmente, não tenham sido cumpridas, realocação dos recursos humanos do projeto para outras atividades ou projetos, elaboração da memoria técnica do projeto, acompanhamentos.
Um conceito bastante importante é o stakeholders onde as partes interessadas no projeto: pessoas e organizações ativamente envolvidas ou cujo interesses podem ser afetados como resultados da execução ou do termino do projeto, podendo também exercer influencia sobre os objetivos e resultados do projeto.
ECONOMIA E MERCADO
A economia e o mercado surgiram a partir de uma necessidade do ser humano, tais como alimentos, vestuários, ensino, locomoção e etc. Essas necessidades são crescentes e ilimitadas; no entanto, dispomos de uma renda