Buscar

8. Embargos de Terceiro

Prévia do material em texto

*
*
DOS PROCEDIMENTOS ESPECIAIS
8. DOS EMBARGOS DE TERCEIRO 
ARTS. 674 a 681 CPC
*
*
8.1. Introdução 
Ação atribuída àquele que não é parte, para fazer cessar a constrição judicial que indevidamente recaiu sobre um bem do qual é proprietário ou possuidor. 
*
*
Pressupostos:
Que haja um processo em curso, no qual tenha ocorrido uma constrição judicial.
Que a constrição tenha recaído sobre um bem de alguém que não participa do processo. 
*
*
Por terceiro se entende aquele que não é parte, sendo irrelevante que seja ou não o responsável pelo pagamento do débito, ou que figure ou não no título executivo. 
*
*
A ação de embargos de terceiro constituem um nova ação e têm natureza de processo de conhecimento, de natureza constitutiva negativa, que visam desfazer a constrição judicial indevida. 
*
*
8.2. Requisitos
8.2.1. Requisitos de Admissibilidade
Ato de apreensão judicial (art. 674 CPC).
Legitimidade.
Os embargos de terceiro são ajuizados por aquele que não é parte no processo, e tem a qualidade de senhor ou possuidor do bem, apreendido judicialmente (art. 674, § 1° do CPC); 
*
*
A legitimidade passiva é, em princípio, do autor da ação em que foi determinada a constrição judicial, porque ele é o beneficiário do ato.
Prazo (art. 675 do CPC).
*
*
8.2.2. Requisitos para o Acolhimento dos Embargos
Cônjuge (art. 674, § 2°, I do CPC).
Sócio.
Adquirente (art. 792 do CPC).
*
*
8.3. Credor com Garantia Real
O art. 674, § 2°, IV do CPC do CPC prevê a possibilidade de oposição dos embargos pelo credor com garantia real, com a finalidade de obstar a alienação judicial de bem objeto de direito real de garantia, caso não tenha sido intimado, nos termos legais dos atos expropriatórios respectivos. 
*
*
8.4. Procedimento
8.4.1. Competência
Os embargos de terceiro devem ser julgados pelo mesmo juízo que ordenou a apreensão, ao qual são distribuídos por dependência.
Trata-se de regra de competência funcional absoluta.
*
*
8.4.2. Petição Inicial
Nela, o embargante descreverá a apreensão judicial, as circunstâncias em que ela foi ordenada e sua condição de terceiro, postulando ao juiz que determine a liberação dos bens especificamente indicados, art. 677 do CPC.
*
*
8.4.3. Decisão Inicial
O juiz pode, a requerimento do embargante, conceder liminar de reintegração ou manutenção de posse, nos termos do art. 678 do CPC
*
*
8.4.4. Citação
Os embargos de terceiro são uma ação e constituem um processo autônomo. Daí a necessidade de realizar-se a citação pessoal do embargado, caso não tenha advogado constituído nos autos. 
*
*
8.4.5. Resposta do Réu e o Restante do Procedimento
O prazo de contestação é de quinze dias, nos termos do art. 679 do CPC, aplicando-se o disposto nos arts. 180, 183 e 229 do CPC.
Após a resposta, o procedimento é o comum.

Continue navegando