Buscar

discursiva dpp

Prévia do material em texto

“ Os seres humanos são seres sociais que interagem a todo instante em diferentes ambientes, tais como o familiar, o escolar, o profissional, entre outros. Neste sentido, as interações acontecem ao longo de todos os estágios da vida das pessoas.”(CINTRA, 2017).
Considerando o texto acima, redija um texto dissertativo apontando quais conceitos são necessários para que as interações sejam produtivas e construtivas.
As Diferentes Fases da Existência Humana
Vivemos constantemente em ciclos que começam e terminam, e muitas vezes não damos conta disso. Quando se está dentro de um ciclo harmônico de vida tudo flui constantemente; os relacionamentos podem vir e ir, começando e terminando com leveza e felicidade, ficando ali uma eterna amizade distante. Assim, existe um crescimento pessoal constante onde sentimos gratidão e reconhecimento de todo o sistema. Existe amadurecimento emocional, mental e uma grande conexão com DEUS e toda a sua existência.
Falar de ciclos é falar de sincronicidade, é acompanhar as estações do ano como se fossemos um DEUS sentado sobre um pedestal ou até mesmo um animal da natureza que apenas com seu instinto sábio se sustenta apenas por estar em sincronia com a Vida.
Nós somos seres humanos racionais, devido a nossa capacidade de pensar, elaborar e raciocinar, e criamos uma série de situações e formas de existência que foge do fluxo natural da Vida.
Através do desenvolvimento tecnológico e do grande desenvolvimento arquitetônico das cidades o Ser humano foi criando o seu próprio ciclo, muitas vezes se perdendo dentro do seu próprio mundo. Todo esse desenvolvimento humano também faz parte de um ciclo que podemos chamar de evolução.
A evolução ou qualquer tipo de desenvolvimento faz parte da vida. Entretanto, existem muitas pessoas que tem certa resistência em evoluir, pois em algum momento da sua existência sofreram um grande trauma enquanto estavam no caminho da evolução. A partir de então, seguiram a vida com medo, ansiedade, preocupação, raiva entre tantos outros sentimentos e emoçães desagradáveis.
Esses sentimentos e sensações desagradáveis bloqueiam o fluir natural da vida. As oportunidades passam e não são percebidas, ou quando se percebe as oportunidades o medo é muito grande paralisando as açães e limitando as escolhas.
Segue abaixo as principais fases da existência humana:
Nascer
É uma nova fase da vida, onde se experiencia um novo lugar em um meio diferente. O nascimento é também um período de adaptações e grandes descobertas.
Nem sempre aceitamos aquilo que a vida nos oferece. É comum perceber pessoas que rejeitam o próprio ambiente familiar, a situação econômica e o seu estado físico.
Crescer
O crescimento vem a partir da experiência. Basta o contato com a vida que crescemos, adquirimos maior consciência de quem somos e o que desejamos a partir de então. Neste período, a personalidade começa a se estabilizar e as emoções oscilam com grande rapidez, surgindo também a sexualidade. A mudança é geral tanto no corpo físico quanto no cotidiano em relação às amizades e à família.
Progredir
No progredir sentimos a necessidade de criar e gerar algo. Existe uma tendência maior em desenvolver os aspectos profissionais, projetos, casamento, aprimoramento da intelectualidade e procriação. Neste período nos tornamos mais espirituais e filosóficos, percebendo a vida como um grande desafio. Busca-se estabilidade emocional e financeira. Nesta fase o nosso corpo já se encontra totalmente desenvolvido e adepto para atividades diversas. Existe então a grande disposição para evoluir através da criação.
Morrer
É um período em que geralmente já foi realizado os principais objetivos da vida. Neste período os anseios e os desejos mundanos vão perdendo as forças. Sente-se uma imensa necessidade de descanso.
Texto 2
As pessoas são indivíduos sociais que compartilham a todo momento diversos ambientes, como o escolar, pessoais, profissional dentre outros. Desse modo, as interações ocorrem ao longo de todas as fases da vida.
         No decorrer da infância, por exemplo, os espaços familiar e escolar propiciam a elaboração dos aspectos cognitivos, afetivos e sociais que influenciaram nas próximas fases da vida. Porém quanto ao aspecto profissional, passa-se a interferi seu desenvolvimento, provocando mudanças que sucedem mediante das necessidades do ambiente social.
         Para que as interações sejam construtivas e produtivas, é necessário entender as concepções como as habilidades sociais, gerência de imagem, auto apresentação, dentre outros.  
         Começaremos a dissertar sobre as habilidades sociais, que são os comportamentos que a pessoa ao longo de sua trajetória desenvolve para lidar com determinadas situações. Suas capacidades de (por exemplo) empatia, comunicação, auto monitoria, civilidade e assertiva de enfrentamento são as diretrizes para um “sucesso social” onde o indivíduo que possui essas atribuições visto e bem quisto por todos. Outro fator muito valorizado pela sociedade é a gestão de imagem, a partir dela que temos um pré-conceito daquele ser. Seja no âmbito social ou profissional, é cada vez mais influenciadora conforme os estudos sociais e tem um impacto real.  Não quer dizer que devemos ser “falsos” pois como dito anteriormente, não é uma algo que seja bem visto, mas se não importamos com o que vem antes da interação (conversas e vivencia social) é algo que devemos zelar conforme os padrões que a sociedade estabelece, mesmo com a luta de todas as classes que não se “encaixam” nesses padrões para que todos sejam aceitos da forma que são, é um princípio já enraizado na cultura de todos. Atrelado a isso temos também a auto apresentação que tem conceito de se apresentar de forma correta mediante as diferentes situações sociais. Pode se entender também como a maneira que pelas quais os indivíduos buscam o controle de suas impressões pessoais para atingir determinado resultado. Por último, mais não mesmos importante temos as habilidades sociais no trabalho que englobam relacionamentos interpessoais aceitáveis para a realização das atividades inerentes ao trabalho, e a manifestação de sentimentos satisfatórios, tendo como exemplo a amizade, solidariedade e companheirismo.
         Por fim, é de extrema importância assinalar e desenvolver as competências sociais, pois promovem experiências de conhecimento, aprendizagem e crescimento, que por sua vez são enriquecidas em um contexto de diversidade cultural, tornando umas pessoas melhores e mais cultas, e por consequência uma sociedade melhor.
Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/12269769#readmore

Continue navegando