Buscar

Gestão de Produção e Operações

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Gestão de Produção e Operações - CT
Aluno (a): Thiago Lemes
Data:19/05/2018.
Atividade de pesquisa 
NOTA:
INSTRUÇÕES:
Esta Atividade de pesquisa contém 1 (uma) questão, totalizando 10 (dez) pontos.
Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação
Nome / Data de entrega
Ao terminar, grave o arquivo com o nome Atividade de pesquisa.
Envio o arquivo pelo sistema.
TEMA
1- EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO
Podemos dizer que a administração da produção existe desde sempre quando nossos antepassados polia pedra em busca de um utensílio mais eficaz. Nesse tempo não existia o comercio, os utensílios serviam apenas para quem os produzia. Em seguida surge a primeira forma de produção organizada por meio dos artesãos, que com maiores demandas começa a contratar ajudantes e a estabelecer prazos de entrega e classificar prioridades. Com o surgimento da revolução industrial a produção artesanal entra em decadência. Com a descoberta da maquina, em 1764 começa se a substituição das pessoas pelas maquinas, surgindo as primeiras fabricas.
A produção artesanal foi a forma de produção organizada através dos artesãos que estabeleciam prazos de entrega e prioridades, atendendo especificações preestabelecidas e fixando preços para suas encomendas, anos depois surge a 
revolução industrial ou seja a descoberta da máquina a vapor, em 1764 por James Watt (decadência da produção artesanal), inicia-se o processo de substituição da força humana pela força da máquina. Os artesãos se agruparam para formar as primeiras fábricas. Essa revolução no modo de fabricação trouxe:
Padronização dos produtos; Padronização dos processos de fabricação; Treinamento e habilitação da mão-de-obra direta; Criação e desenvolvimento dos quadros gerenciais e de supervisão; Desenvolvimento de técnicas de planejamento e controle da produção; Desenvolvimento de técnicas de planejamento e controle financeiro; Desenvolvimento de técnicas de vendas.
No fim do século XIX nos Estados Unidos através de Taylor a sistematização do conceito de produtividade, isto é, a procura incessante por melhores métodos de trabalho e processos de produção, com o objetivo de se obter melhoria da produtividade com o menor custo possível.
Henry Ford (1910) cria a produção em série, ou seja, Linha de Montagem  revolucionando os métodos e processos produtivos. Surge o conceito de produção em massa, caracterizada por grandes volumes de produtos padronizados. A busca da melhoria da produtividade por meio de novas técnicas originou o termo engenharia industrial. Novos conceitos foram introduzidos:
Linha de montagem; Posto de trabalho; Estoques intermediários; Monotonia do trabalho; Arranjo físico; Balanceamento de linha; Produtos em processo; Motivação; Sindicatos; Manutenção preventiva.
Em de meados da década de 60, surgiram novas técnicas produtivas, que vieram a caracterizar a denominada produção enxuta que introduziu os conceitos:
Just-in-time-, Engenharia simultânea; Tecnologia de grupo; Consórcio modular; Células de produção; Desdobramento da função qualidade; Comakership, Sistemas flexíveis de manufatura; Manufatura integrada por computador; Benchmarking.
Atividade de pesquisa: Gestão de Produção e Operações- CT

Outros materiais