Buscar

Multimídia para Internet Aula 1

Prévia do material em texto

MULTIMIDIA PARA INTERNET
AULA 1
A história da humanidade apresentou duas grandes e fundamentais mudanças. A primeira foi a revolução agrícola de 10.000 anos atrás e a segunda foi a revolução industrial iniciada logo após a invenção da máquina a vapor, em 1976. Esta última teve como principal conseqüência a substituição do serviço artesanal pela produção em massa das fábricas emergentes (Toffeler, 1990). 
Estamos vivendo uma grande mudança que é apregoada como a terceira: chama-se revolução da informação e é resultado do rápido avanço das tecnologias da informática e das telecomunicações. A partir do lançamento do primeiro computador em 1947 até hoje, tivemos uma modificação muito grande na forma de armazenamento, processamento e recuperação da informação. A perspectiva daqui para frente é de mudanças ainda maiores, mudanças radicais afetando consideravelmente as organizações e a forma como os usuários interagem com a informação.
Conceito de Multimidia: 
1993: Fetterman & Grupta - Dão especial ênfase à natureza multisensorial da multimídia. Segundo eles, a multimídia restringe-se unicamente a aplicações que incluam interatividade, cor e experiências multisensoriais.
1994: Minoli & Keinath - Definem multimídia como sendo uma tecnologia que capta a atenção dos usuários através de vídeos, gráficos, áudio e texto (informação não-numérica).
1996: Vaughan - Inclui dispositivos não digitais na sua definição de multimídia, resumindo este conceito: “Multimídia é qualquer combinação de texto, arte gráfica, som, animação e vídeo apresentada ao utilizador por um computador ou por outro meio eletrônico”.
2000 – Chapman e Chapman - Propõem a definição atual de Multimídia. 
O conceito consiste numa simulação controlada por computador em que esta inclua um tipo de mídia estática e um tipo de mídia dinâmica.
ATENÇÂO
O conceito de multimídia abrange todos os programas e sistemas em que a comunicação entre homem e computador se dá através de múltiplos meios de apresentação de informação, como som e imagem animada, além da imagem estática já usada nos aplicativos gráficos.
A multimídia requer especificamente o computador como meio de apresentação devido as suas características únicas como o acesso não-linear, a interatividade e a integração com programas aplicativos.
(Wilson de Pádua Paula Filho, multimídia: conceitos e aplicações)
COMPUTADOR
É um sistema de processamento e comunicação de informação assim como o telefone, a televisão, o cinema e todos os mecanismos que exploram a riqueza de percepção dos sentidos humanos, principalmente a visão e a audição.
COMUNICAÇÃO HOMEM  —  MÁQUINA
Acontece na medida em que os computadores se tornam capazes de suprir seus usuários de fluxos cada vez maiores de informação, representada por imagem e som, graças à evolução da tecnologia digital.
ATENÇÃO
Nos mecanismos analógicos, a intensidade de sinais elétricos ou magnéticos é usada para representar as grandezas luminosas ou sonoras. Com o processamento digital essas intensidades são traduzidas para números que podem ser armazenados, transmitidos e processados com a flexibilidade que o computador digital permite.
Por outro lado, as técnicas digitais ocupam cada vez mais destaque entre os demais sistemas de trabalho e a apresentação da informação.
EDUCAÇÃO
É usada para produzir treinamentos, educação à distância (EAD) e livros de referência como enciclopédias e almanaques.
MEDICINA
Os médicos podem obter treinamento por meio de modelos virtuais que simulam o modo como o corpo humano é afetado por doenças espalhadas por vírus e bactérias e, em seguida, desenvolver técnicas para prevenção.
ENTRETENIMENTO
É utilizada especialmente para desenvolver efeitos especiais em filmes, animações e no desenvolvimento de jogos. Permite que o usuário participe ativamente em vez de ser apenas um receptor passivo de informação.
DEFINIÇÃO
A convergência digital é a tendência mundial em INTEGRAR universalmente hardware, software, serviços e meios sob uma plataforma única de transmissão e comunicação, acabando com inúmeros protocolos e padronizações adversas e permitindo ao usuário acessar as informações desejadas em qualquer meio de comunicação através de uma interface única.
É o processo pelo qual várias mídias, tecnologias e funções se unem em uma só.

Continue navegando