Buscar

SIMULADOS ORÇAMENTO EMPRESARIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ORÇAMENTO EMPRESARIAL
	O que é Pensamento Sintético?
	
	No pensamento sistêmico o fenômeno que se pretende explicar é visto como parte de um sistema maior e é explicado em termos do papel que desempenha nesse sistema maior.
	
	Por que as organizações são considerados sistemas abertos?
	
	As organizações são vistas como sistemas dentro de sistemas. Os sistemas são complexos de elementos colocados em interação. Essa interação entre os elementos produz um todo que não pode ser compreendido pela simples investigação das várias partes tomadas isoladamente.
	
	Por que as organizações devem usar o pensamento sistêmico no planejamento ?
	
	É fato que os sistemas se organizam de maneira complexa e como resultado disso, o caos e a incerteza são possibilidades reais que rondam a vida das pessoas e a gestão das empresas. Não há, portanto, a existência de cenários estáveis ou imutáveis, pelo contrário, as mudanças são reais e esperadas. Os gestores compreenderam que não há como traçar um plano estático que preveja um único desdobramento para as situações. Considerar a multiplicidade e o dinamismo do ambiente trará mais chances de sucesso para as organizações.
	
	Por que é importante a existência de um sistema de controle estratégico no planejamento estratégico?
	
	Um sistema de controle estratégico é projetado para apoiar os administradores na avaliação do progresso da organização com sua estratégia e, quando existirem discrepâncias, na formulação de medidas corretivas. O sistema deve encorajar operações eficientes que sejam consistentes com o plano, enquanto permite que haja flexibilidade para adaptar-se a condições em mudança.
	
	Podemos dizer que os orçamentos podem ser usados no planejamento e controle organizacional?
	
	Sim podemos. O orçamento é ao mesmo tempo instrumento de planejamento e controle das atividades de uma organização. À medida que as receitas e os gastos são projetados para o futuro, a organização passa a ter um processo de planejamento. Quando o ano se inicia, mensalmente, as metas projetadas podem ser comparadas com os resultados efetivamente alcançados. Dessa forma, a organização passa a ter um processo de controle, identificando pontos de eficiência e de ineficiência.
	
	O que significa ser eficiente e eficaz?
	
	É importante entender que a eficiência está associada à melhoria dos processos, fazer mais com menos. A eficácia está relacionada aos objetivos a serem atingidos. A produtividade engloba os dois conceitos em uma relação de equilíbrio. A produtividade significa uma relação ideal entre eficiência e eficácia organizacional.
	
	Existem pressupostos para se utilizar os orçamentos com eficácia?
	
	A elaboração de orçamentos eficazes exige a participação e envolvimento de todos. São princípios fundamentais para utilização dos orçamentos: -Envolvimento Administrativo; -Adaptação organizacional; -Contabilidade por área de responsabilidade; -Orientação para objetivos; -Comunicação integral; -Expectativa realista; -Oportunidade; -Aplicação Flexível; -Reconhecimento do esforço individual e do grupo; e -Acompanhamento.
	
	Orçamento pode ser considerado uma ferramenta isolada na gestão de empresas?
	
	A visão orçamentária não é uma ferramenta isolada na gestão da organização, ela se integra a um escopo maior da gestão. Pensar em orçamentação na concepção atual de gestão nos remete a integrá-la à visão de planejamento estratégico. Não existe muito sentido em pensar no detalhamento contábil orçamentário, se este não for um desdobramento de um pensamento estratégico maior.
	
	Como podemos definir sistemas?
Um conjunto de elementos interdependentes que interagem com objetivos comuns formando um todo.
	
	Quais são os parâmetros básicos ou fundamentais de um sistema.
	
	Via de regra, são 4: Entrada, Processamento, Saída e Retroação ou Feedback. Pode ser também considerado o Ambiente, como um um quinto parâmetro.
	
	
	
		O que diferencia Visão e Missão, dentro do processo de Administração e Planejamento estratégico?
	
	Através da visão é possível identificar quais são as expectativas e os desejos de quem controla a organização, tendo em vista que esses aspectos proporcionam o grande delineamento do planejamento estratégico a ser desenvolvido e implementado. A visão pode ser considerada como o limite que os principais responsáveis pela empresa conseguem enxergar dentro de um período de tempo mais longo e uma abordagem mais ampla. Ela deve ser resultante do consenso e do bom-senso de um grupo de líderes e não da vontade de uma pessoa. A missão é a razão de ser da empresa. Neste ponto, procura-se determinar qual o negócio da empresa, por que ela existe, ou ainda em que tipos de atividades a empresa deverá concentrar-se no futuro. Aqui se procura responder à pergunta básica: Onde se quer chegar com a empresa? Na realidade, a missão representa um horizonte no qual a empresa decide atuar e vai realmente entrar em cada um de seus negócios, desde que seja viável sobre os vários aspectos considerados
	
	
	
		Por que é necessário integrar o processo orçamentário à visão do Planejamento Estratégico?
	
	A visão orçamentária não é uma ferramenta isolada na gestão da organização, ela se integra a um escopo maior da gestão. Pensar em orçamentação na concepção atual de gestão nos remete a integrá-la à visão de planejamento estratégico. Não existe muito sentido em pensar no detalhamento contábil orçamentário, se este não for um desdobramento de um pensamento estratégico maior. Missão > Objetivos de Longo Prazo > Estratégia > Planos de Longo Prazo > Orçamento
	
		De que modo o orçamento ajuda na consecução dos objetivos?
	
	A elaboração dos orçamentos exige que os objetivos definidos pela organização sejam contemplados e perseguidos. O orçamento é o instrumento gerencial que deve proporcionar a realização dos objetivos.

Continue navegando

Outros materiais