Buscar

Força de Atrito em Rampas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DE CUIABA
Av. Ary Coelho, nº 829 – Cidade Salmen – Rondonópolis MT
CEP 78705-050 – (66) 3411-7600
TRABALHO EM EQUIPE
Forca de Atrito
2° Bimestre
RONDONÓPOLIS – MT
2018
MARCOS VINICIUS PEREIRA DIAS
PAULO RICARDO MIGUEL DOS SANTOS
LEONARDO RODRIGUES ANTTRIEWIG
JOSE CARLOS SOARES MONTEIRO 
EDICARLOS PRIOLI DA SILVA 
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
3ª Semestre (noturno) 
 2º Bimestre
TRABALHO EM EQUIPE
	
	Trabalho desenvolvido durante o 2° bimestre na disciplina de Fisica Geral e Experimental Mecanica – 3° semestre do Curso de Engenharia de Produção, UNIC– Rondonópolis/MT como parte da avaliação da disciplina.
Prof. Marcia Garuzzi de Lima Vieira
RONDONÓPOLIS - MT
1. OBJETIVO
- Reconhecer as condições de equilíbrio;
- Determinar os coeficientes de atrito ente a rampa e o móvel;
- Verificar se a força de atrito depende da área de contato entre o bloco e a rampa;
- Verificar os diferentes tipos de coeficientes de atrito;
- Calcular o coeficiente de atrito mínimo para que o corpo permaneça em inércia.
2. PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
2.1. FORÇA DE ATRITO
1.Faça um diagrama de forças indicando todas as forças que atuam sobre o bloco quando ele é puxado em uma das extremidades por um dinamômetro conforme a figura. Anote qual a força indicada no dinamômetro quando o bloco começou a se mover.
Resposta: forca resultante 0,20 N
 
2.Repita o procedimento 1 colocando um e depois 2 pesos sobre o bloco. Anote qual a força indicada no dinamômetro quando o bloco começou a se mover. Quais forças aumentaram com o acréscimo do peso?
Resposta: O procedimento dois foi realizado da mesma forma que o procedimento um, sendo colocado um peso resultando em 0,26 N, e depois 2 pesos resultando em 0,48N, e também foi verificado que todas as forças aumentaram.
3. Repita o procedimento 1, agora utilize a superfície com borracha (sem colocar peso sobre o bloco). Anote qual a força indicada no dinamômetro quando o bloco começou a se mover. Quais forças aumentaram com a nova superfície?
Resposta: Para o procedimento três, foi utilizado o lado emborrachado do bloco de madeira retirado o peso inserido no experimento dois, após a realização deste procedimento a força registrada no dinamômetro aumentou para 0,126N, foi verificado que devido a superfície emborrachada a força de atrito aumentou, em consequência a força no dinamômetro também aumentou.
4. Repita o procedimento 1, agora utilize a superfície sem borracha com menor área de contato (sem colocar peso sobre o bloco). Anote qual a força indicada no dinamômetro quando o bloco começou a se mover. Quais as forças aumentaram com a nova superfície?
Resposta: O procedimento quatro foi realizado seguindo o mesmo modelo dos procedimentos anteriores, mudando a superfície de contato do bloco de madeira para o lado menor possível e sem colocar nenhum peso sobre o mesmo, diminuindo assim a força exercida no dinamômetro para mover o bloco para 0,16N.
5. Discuta quais fatores são importantes para o cálculo da força de atrito.
Resposta: Após os resultados obtidos nas experiências anteriores concluímos que existem diversos fatores que influencia no coeficiente de atrito sendo eles neste caso o material da superfície em contato, área de contato e massa do material, a força peso atuante também influencia, pois quanto maior a força peso maior será o atrito.
6. Coloque o bloco com a maior área de contato (sem borracha) sobre o plano inclinado e aumente gradativamente a inclinação da rampa anotando os valores na tabela abaixo até que o bloco comece a se movimentar.
Resposta:
Ângulo Ocorrência do movimento (sim ou não)
	
ÂNGULO
	Ocorrência de movimento
	
	 LADO LISO LADO ASPERO
	
	SIM
	NAO
	SIM
	NAO
	10°
	
	X
	
	X
	20°
	
	X
	
	X
	25°
	
	X
	
	X
	30°
	X
	
	
	X
	35°
	X
	
	
	X
	45°
	X
	
	
	X
7. Que força é responsável por manter o bloco em equilíbrio, mesmo havendo uma força na direção x.
Resposta: A forca responsável por manter o equilíbrio e denominada forca de atrito.
8.Determine o maior ângulo em que o móvel permanece em inercia.
Resposta: o maior ângulo em que o bloco permanece inerte e o de 25° com lado da superfície lisa.
9.Coloque o bloco de madeira na rampa utilizando outra área de atrito, veja se a área de contato entre o bloco e a rampa faz diferença na forca de atrito.
	Resposta: Sim por que a área de contato do bloco sendo menor a forca de atrito também será menor.
10.Agora coloque o bloco com a face com borracha voltada para baixo, veja se o coeficiente de atrito permanece o mesmo. Explique se a superfície lisa ou áspera interfere na forca de atrito.
	Resposta: o coeficiente de atrito muda de acordo com a superfície, quando a superfície e lisa o seu coeficiente de atrito e menos, quando a superfície e áspera o coeficiente de atrito e maior. 
11.Determine experimentalmente qual o coeficiente de atrito estático entre a rampa e o bloco.

Continue navegando