Buscar

Fichamento Consultoria

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL
Fichamento de Estudo de Caso
Walkiria Gladistone de Lucena Borges
Trabalho da disciplina Consultoria, 
 Tutor(a): Prof(a). Jonas da Silva Abreu
Brasília-DF	 
2018
Estudo de Caso: 
Consultoria
Amazon, Apple, Facebook e Google
REFERÊNCIA: Deighton, John Deighton. Kornfeld, Leora Kornfeld. Amazon, Aplle, Facebook e Google. Harvard. 2010. 
	
	Dentre as várias utilidades atribuídas a internet, ao qual hoje se integra o marketing, não havia em seu projeto inicial a questão de marketing e divulgação de dados. Com o seu aumento de usuários e incentivo, o Congresso privatizou a internet como gerenciadores de marketing divididos em quatro ações: geração de Leads, transações, compartilhamento de informações e persuasão. Dentre as empresas atuais que dominavam os setores de marketing na internet se encontram: Google administrando toda a propaganda online, Amazon administrando o varejo online, Facebook com as redes sociais e Apple apresentando padrões para dispositivos de interface. Sempre havendo entre eles impasses pela dominação ao qual não foi estritamente delimitada. 
	A empresa Amazon teve seus momentos de glória a partir de sua iniciativa de lançamento de serviços de computação em nuvem. Com o oferecimento de flexibilidade e pagamentos somente por serviços utilizados. Ofertas de terceirização foram a força escalar para o crescimento da tecnologia de informação. Dentre muitas das suas estratégias foi utilizado os modelos de ferramentas colaborativas de filtro, ou seja, clientes que compraram X também compraram Y.  
	O Google chegou com a devastação de empresas já existentes, portais como: Yahoo!, AOL ou MSN da Microsoft. Uma ideia inicial onde usavam sua ferramenta proprietária de pesquisa como ponto inicial para outras páginas de conteúdo. Seus rendimentos aumentaram com a venda de propagandas de texto para anunciantes que tinham como objetivo um público a partir de palavras-chaves específicas. Esse fluxo de informações era determinado a partir do valor atribuído, quanto maior o valor pago, maior era a abertura desse canal. Com o seu aprimoramento o acesso a propagandas sofreu expansão por todo o portal da internet, além de acessos de pesquisa e páginas parceiras. 
	Seus avanços tiveram um crescimento exponencial, com a introdução do Gmail, um portal de e-mails e trocas de informações exclusivo, uploads de livros e materiais didáticos, serviço de tradução, Blogger e agendas online. Com toda certeza, um de seus maiores investimentos e sucessos, foi a aquisição do YouTube, um portal de produção industrial de vídeos e compartilhamento, sendo acessado milhões de vezes diariamente. Sua expansão continuou com a aquisição e divulgação do sistema operacional Android, atualmente presente em quase todos os smartphones do mundo, uma forma de expansão de aparelhos e usuários. 
	A indústria Apple, se tornou a empresa de capital aberto dos EUA mais valiosa de todos os tempos. Mesmo não havendo nenhuma alteração na gestão, no seu rendimento e nenhuma grande descoberta. A empresa dedicou todo os seus esforços no lançamento de seu primeiro Iphone em 2007 e Ipad em 2010, suas vendas no vareja alavancaram todo e qualquer inovação já atribuída pela empresa até o momento. Sua audácia permitiu que mesmo com toda a dominação do Android estabelecida pelo Google, criasse um sistema operacional exclusivo, iOS, e iniciou então uma supremacia substancialmente mais abrange que o sistema Android. 
	 Diante de todos os outros avanços, o Facebook em 2005 se torna presente para os usuários do mundo virtual, um crescimento constante em tempo de dedicação e fidelidade a rede social. A frequência dos usuários levou o Facebook a patamares extraordinários, usuários com permanência média de 28 horas mensais. A categorial social, somando todo o tempo gasto com facebook e outras redes, obtinha- se um quarto do tempo gasto online. Com seu poder de demonstrar satisfação e compartilhar experiências, o facebook reuniu a força das propagandas, estimulando sempre o consumo e a aquisição de determinadas marcas. 
	Após toda essa análise e conhecimento, foi descoberto que os recursos recebidos, lucros, estavam diretamente proporcionais com seus lucros, mesmo com baixo investimento o retorno de marketing online é muito favorável para as empresas atribuídas. Portais de busca, redes sociais, e-mails e todo esse sistema de macro informações é um forte aliado do marketing, um mundo de constante conexão e acesso a milhões de informações, empresas e produtos.
	Toda essa possibilidade de revolução online só ocorreu devido a introdução de tecnologias pelas quatro potências – Amazon, Google, Facebook e Apple – o consumo e o empreendedorismo digital são reflexo de ideias e estudos realizados por essas empresas. Esses grupos de marketing, são hoje os maiores criadores e mantenedores das vendas digitais, trazem fluidez e dinamicidade ao usuário. Não substituem shopping centers ou lojas físicas, mas auxiliam e abrem possibilidades novas. 
3

Continue navegando

Outros materiais