Buscar

ativ 31835

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 04
Em que consiste a Falência do empresário? Quais são as suas principais características? Explique.
Segundo a doutrina de maneira geral falência é o processo de execução coletiva, em que todo o patrimônio do empresário é arrecada para que se reúna uma universalidade de credores que receberão seus créditos, seguindo os critérios da lei.
São necessário os seguintes requisitos para que se caracteriza a falência:
O devedor deve ser empresário (pessoa física ou jurídica);
Insolvência do empresário;
Sentença judicial decretando a falência. 
02) Quais são as principais características da Recuperação Judicial? Em que consiste o princípio da função social da empresa? Explique.
	A recuperação judicial tem por objetivo viabilizar a superação da situação crise econômica financeira do devedor, afim de permitir a manutenção da fonte produtora, do emprego dos trabalhadores e dos interesses do credores, promovendo, assim, a preservação da empresa, sua função social e o estimulo a atividade economia.
Tendo como características: plano de recuperação com diversas medidas de ordem financeira, jurídica econômica e comercial e intensa participação e fiscalização dos credores.
O princípio da função social incide no conteúdo do direito de propriedade, impondo-lhe novo conceito. Isso implica que as normas de direito privado sobre a propriedade estão conformadas pela disciplina que a Constituição lhes impõe.

Outros materiais