Buscar

Exercício Fixação Endomarketing Aula9b

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercício: GST1790_EX_A9_201701001608_V3 
	22/05/2018 22:00:05 (Finalizada)
	Aluno(a): JOSE ANTONIO PEREIRA
	2018.1 EAD
	Disciplina: GST1790 - ENDOMARKETING 
	201701001608
	Ref.: 201701902801
		
	 1a Questão
	
	A Pesquisa em Endomarketing permite o acesso a informações acerca do ambiente global da empresa, detectando o que os colaboradores pensam a respeito da empresa. Por isso podemos dizer que:
	
	A identificação dos segmentos de clientes externos é auxiliada por uma pesquisa de Endomarketing que trata da relação com os stakeholders.
	
	O pesquisador da empresa, deve abordar os funcionários com o propósito de agrupá-los a outros funcionários da mesma área.
	 
	Todo programa de Endomarketing deve ser norteado pela análise das informações obtidas com os clientes internos, e a Pesquisa é a forma mais objetiva e segura de obtê-las.
	
	O Gerente de Recursos Humanos deve entender o papel do cliente interno e enxerga-lo como um segmento de mercado.
	
	Se o profissional fez um curso ou já estudou esse assunto em uma determinada empresa ele certamente sabe o que é segmentação de mercado.
	
	Ref.: 201701618634
		
	 2a Questão
	
	Clara identificou em recente pesquisa de avaliação institucional, que os funcionários assimilam as mudanças introduzidas na empresa, mas com o passar do tempo apresentam desinteresse. Nesse caso, a verificação periódica de seus desejos e anseios por meio  de novas pesquisas de Endomarketing é altamente recomendável. Este é um típico caso de demanda de endomarketing:
	
	Latente
	
	Negativa
	 
	Declinante
	
	Irregular
	
	Excessiva
	
	Ref.: 201701576677
		
	 3a Questão
	
	Pensando no seu desempenho no mercado, a empresa TecPro investe continuamente na capacitação dos funcionários, sendo que 90% destes possui nível superior na área de TI, já que esta é a área de atuação da empresa. E, para enfrentar o desafio da retenção de seus talentos, a empresa realizou pesquisa e identificou que ações deveria implementar para fidelização dos funcionários, entre elas está o investimento contínuo em capacitações, cursos de MBA e pós-graduação, além do plano de carreira. No que tange a segmentação interna, podemos afirmar que a situação acima retrata um exemplo de:
	
	Demanda negativa.
	
	Preferências conglomeradas.
	
	Preferências difusas.
	 
	Preferências homogêneas.
	
	Demanda declinante.
	
	Ref.: 201701254497
		
	 4a Questão
	
	Se a função do marketing não é vender, e sim identificar desejos e necessidades, gerar produtos e serviços e criar estímulos à compra, podemos afirmar, então, que o Endomarketing tem como principal tarefa:
	
	A redução da motivação dos clientes externos
	 
	A ampliação da demanda do produto-empresa para os clientes internos.
	
	A redução dos índices de insatisfação dos clientes internos
	
	A ampliação da oferta de produtos e serviços para os clientes externos
	
	A ampliação do produto-empresa para os clientes externos
	
	Ref.: 201701254493
		
	 5a Questão
	
	A proposta do Endomarketing é a assimilação do conceito do funcionário como "cliente", em seu sentido primordial de consumidor de bens e serviços oferecidos pela empresa. Isso implica em que:
	
	Para os clientes externos, é muito importante saber como os funcionários se sentem como clientes.
	 
	Para o cliente interno, a própria empresa é o produto: o produto-empresa.
	
	Para os clientes internos, o foco deve ser a venda para os clientes externos, independentemente do grau de motivação que tenham alcançado.
	
	Para os clientes externos o que interessa é um processo eficaz durante o ato da venda.
	
	Para satisfazer o cliente interno eficaz e eficientemente, deve-se estimular o treinamento intensivo sobre os atributos da empresa.
	
	Ref.: 201701254495
		
	 6a Questão
	
	Para a segmentação do mercado interno, devem ser observadas três fases diferentes e complementares. I - O acesso aos dados para levantar atitudes, comportamentos e motivações dos funcionários. II - A compilação dos dados, onde se analisa e interpreta os dados coletados e identifica-se as variáveis correlacionadas. III - A avaliação ou controle, em que se detalha o perfil de cada segmento de funcionários, seus hábitos e comportamentos. Estão corretas:
	
	Somente III
	
	Somente I
	
	II e III
	 
	I, II e III
	
	I e II
	
	Ref.: 201701672782
		
	 7a Questão
	
	Assim como ocorre com o cliente externo, os clientes internos em uma organização também são diferentes e podem ser agrupados por interesses que lhes sejam comuns. Por isso, da mesma maneira que o Marketing, o Endomarketing precisa segmentar o público (cliente) interno buscando identificar claramente suas necessidades criando um direcionamento mais efetivo das suas ferramentas e ações. Qual instrumento auxilia na identificação dos segmentos dos clientes internos?
	
	Composto de Marketing
	
	Público-alvo
	 
	Pesquisa
	
	Demanda
	
	Cotação
	
Explicação: A demanda em Endomarketing pode ser determinada pela identificação dos segmentos de clientes internos, auxiliada por uma pesquisa de Endomarketing. A segmentação do público interno busca identificar grupos com interesses comuns, para um direcionamento mais efetivo das ferramentas e ações de Endomarketing.
 
	
	Ref.: 201701229378
		
	 8a Questão
	
	Uma situação característica de mudança na demanda do produto-empresa, que ocorre quando os clientes internos são estimulados com premiações e demonstram interesse apenas para a consecução de objetivos imediatos. Esta é uma típica situação de demanda de endomarketing:
	
	Latente
	
	Declinante
	
	Negativa
	
	Excessiva
	 
	Irregular

Outros materiais