Buscar

PISTÃO - matéria Motores - Estacio de Sá

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE ENGENHARIA
MOTORES E COMBUSTÃO
PISTÃO
Professora: Mila
Aluno: 
Anderson Sá Silva Santos 201401048528 Turma: 3010
PISTÃO
1- Introdução
 O pistão tem a forma de um copo cilíndrico invertida sendo a superfície direcionada para a câmara de combustão denominada, fundo ou cabeça do pistão. A parte média, é normalmente chamada de corpo, onde existem dois orifícios circulares para alojar o eixo do pistão que o une à biela. A parte mais afastada da cabeça é denominada a saia do pistão.
2-Estrutura do Pistão
 O pistão é fechado na parte superior e aberto na inferior. Apresenta ranhuras na parte superior para fixação dos anéis de segmento
 Pistões possuem nove partes e seções. O seu topo propriamente dito é chamado de coroa; abaixo dele há as ranhuras em que são montados os seus anéis. As áreas altas entre as ranhuras são chamadas segmentos. Abaixo do conjunto dos anéis fica o orifício de encaixe do pino do pistão. Este pino - chamado de "pino de punho" no jargão da indústria - passa pelo orifício e pela biela. Em volta do pistão há pinos mestres que sustentam suas extremidades. A parte inferior do pistão é chamada de saia.
3- Pistões Fundidos
 O pistão fundido é moldado a partir de liga de alumínio fundida, que é preenchida a vácuo em moldes de aço; apenas um mínimo de usinagem é necessária para finalizar o pistão resultante desse processo. Ele é chamado de "fundição por gravidade". O formato e espessura da parede podem ser inteiramente controlados, mas é um processo de custo elevado.
4-Pistões Forjados
 O pistão forjado é feito primeiramente colocando-se um lingote de liga de alumínio aquecida dentro de uma matriz fêmea; em seguida, um êmbolo macho é forçado para o interior da matriz, prensando o metal e fazendo-o tomar o formato do pistão. Esse molde de pistão então é submetido a diversas usinagens; uma matriz simples de forja produz um molde de pistão que pode ser usinado em diferentes tamanhos, para servir a uma grande variedade de veículos.
5- Comparação
 A fundição era o método original de fabricação de pistões; a forja surgiu posteriormente, como uma alternativa. O processo de forja comprime as moléculas da liga na coroa, tornando o metal mais denso e, consequentemente, mais resistente a temperaturas extremas. Isso é um benefício substancial, porque a coroa fica exposta a mais calor do que qualquer outra parte do motor, com exceção da vela de ignição.

Outros materiais