Buscar

Esquema - Sartre

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade do Estado da Bahia – Campus X
Departamento de Educação
Docente: Celso Silva
Esquema para leitura e análise de obra
	1
	Título:
	Que é a Literatura?
	2
	Teses: 
a) principal (uma)
b) secundária (três)
	Sartre explica o que é realmente literatura, segundo seus conceitos e análises.
Enfatizar a importância de sempre de preocupar em capturar a realidade, para assim, criar uma linha a partir da opinião do leitor.
Explicar o motivo da escrita, pois a escrita é um ato incompleto, o criador é parte da criação, mas quem termina a criação é sempre o leitor.
Responder a pergunta para quem se escreve, porque à primeira vista, seria o leitor, mas a análise é bem maior que isso, o público é muito mais limitado do que imaginamos.
	3
	Argumentos:
	
1. Segundo as opiniões de Sartre, os intelectuais têm um desempenho ativo na sociedade e a natureza da Literatura está nesse pensamento organizando-se em seu texto “O Que é Literatura?”
2. Analisando o primeiro capítulo, é possível notar que no momento de escrever, não basta ao escritor te escrito certas coisas, é preciso ter escolhido escrevê-las de um modo determinado, expondo seu mundo, de criação literária.
3. No segundo capítulo, Sartre deixa claro que, ao escrever, o escritor transfere para a obra uma certa realidade, tornando-se essencial a ela, que não existiria sem seu ato criador. 
4. Sartre, no terceiro capítulo, mostra que o escritor dirige à liberdade de seus leitores, podendo ser exibida para a sociedade, e com isso, mudar e transformar o mundo.
5. No último capítulo do livro, podemos ver a situação do escritor em 1947, mostrando como a sociedade encarava seus pensamentos e que tipos de reformas foram feitas, tudo mudando o aspecto atual da sociedade.
	4
	Como a tese principal é apresentada (como ela aparece) na introdução e na conclusão? Há coerência entre esses dois elementos? 
	Nos dois elementos, tanto na introdução quanto conclusão, mostra-se como o homem é utilizado dentre a criação até análise, estando sempre como mesmo papel na sociedade, dentre no século passado até os dias de hoje, podendo se expressar e determinando o mundo. Sendo assim, há coerência.
	5
	Destaque de três a cinco palavras-chaves (palavras específicas através das quais é possível identificar a natureza ou a tese da obra).
	Autor, leitor, escrever.
	6
	Retire da obra de cinco a dez conceitos principais explicando-os.
	1. Escritor de hoje: Sartre explica que escritores não devem se ocupar as coisas temporais, nem tão pouco alinhar palavras sem nenhum tipo de significado e nem procurar beleza das frases e imagens, sua função está somente em passar uma mensagem para seus leitores. 
2. Atitudes do espectador: Ocorrem mesmo, diferenças voltadas ao espectador de obra literária em face das outras obras de arte (quadros, sinfonias, estátuas...). 
3. Poesia X Prosa: Com analise de Sartre é feita engajamento de prosador que se dar com o leitor, que vive sobre sua época de escrita, pois o escritor engajado não escreve para posteridade, suas exigências estão com o tempo. Por esse motivo, ele considera a prosa mais pela atitude, não pela beleza, o que se distingue da poesia.
4. Desvelaste: Sartre considera o papel desvelante do leitor sendo superior que o trabalho do autor. Sendo assim, o leitor passa a condição de essencial na criação no uso de sua imaginação. 
5. Parceria: Em pensamento sartriano, a obra literária precisa tanto do engajamento do autor, quanto da liberdade do leitor, gerando assim, a obra de arte. Portanto, há uma parceria implícita entre autor e leitor.
	
	
	
Aluno (a): Rafaela Brito da Silva 
Letras – Língua Portuguesa e Literatura – 2014.1 - 27/04/2014

Outros materiais