Buscar

A polarização da Luz

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A polarização.
É uma característica de todas as ondas eletromagnéticas. Para estudá-las, vamos abordar alguns conceitos sobre ondas. 
Quando uma onda possui apenas uma componente, dizemos que ela é linearmente polarizada, temos como exemplo as ondas eletromagnéticas transmitidas por um canal de televisão. Em contra partida, quando temos uma onda na qual a direção do campo magnético muda aleatoriamente com o tempo, mesmo sendo perpendiculares à direção de propagação, dizemos que a onda é não polarizada; temos como exemplos uma fonte de luz comum, uma vela, uma lâmpada e a luz do sol.
Diagramas. 
Temos que a luz é uma onda eletromagnética e qualquer onda desse tipo é considerada como uma onda transversal; onde os campos elétrico () e o campo magnético () flutuam em direções perpendiculares à direção de propagação da onda e em direções perpendiculares entre si.
Sempre definimos a direção de polarização de uma onda eletromagnética como sendo a direção do vetor campo elétrico , uma vez que ele é mais intenso e porque quase todos os detectores de ondas eletromagnéticas funcionam pela ação da força elétrica sobre os elétrons do material.

Outros materiais