Buscar

ATIVIDADE COLABORATIVA 123

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Atividade Colaborativa
Disciplina: Ética e Relações Humanas no Trabalho
NOME:ILDETE BARRETO DA SILVA RA:8075858080
Na antiguidade o trabalho escravo era dito como essencial para a maioria dos povos, os gregos, romanos e egípcios, por exemplo, construíram impérios a base da mão de obra escrava. Neste tempo a cultura deles era assim, a política permitia que isso fosse feito, diferentemente de como é hoje em dia, mas muitas coisas não mudaram.
Apesar de estar sendo cada vez mais levado em conta a o combate a escravidão ainda é muito pouco comparado ao que poderia ser. Hoje em dia à impunidade é algo que deixa esses crimes acontecerem. A desigualdade como antigamente é um dos fatores agravantes. 
Podemos ver que não existe nenhum movimento a um nível mundial extremamente grande contra a escravidão, após uma forte educação vinda por parte dos governos o tema ganharia força, vivemos em uma época tecnológica, onde as redes sociais e a internet como um todo tem um poder incontestável, e deviam ser mais exploradas no combate a escravidão.
Também deveria haver um maior investimento não só em divulgação. Canais que cuidam das denuncias, por exemplo, deveriam ter um melhor treinamento para atender e para quem vai ver o que está acontecendo quando ocorre uma denuncia, deveria haver um maior cuidado 
 
Trabalho escravo no século XXI: agentes causadores. A escravidão chegou ao Brasil, logo após o seu descobrimento. O trabalho escravo foi uma realidade social amparada pela legislação e pelos acordos comerciais. A sociedade, no entanto foi se unindo contra e para acabar com a escravidão tanto como crianças, homens e mulheres, cor e etc. isso passou a ser condenada e cada vez mais repudiada, evoluindo para uma exigência antes tímida na caracterização do delito. Hoje no Código Penal Art.: 149 mostra uma série de condutas que caracterizam o crime do trabalho forçado.
Nasceu com o Brasil a utilização do trabalho escravo, assim permanecendo por muitos anos até o fim da escravatura. Os portugueses recrutaram a mão de obra indígena, só que eles foram se revoltando e assim com o passar do tempo não aceitavam mais as oferendas que eram trocadas por mão de obra. Eram obrigados e forçados a trabalhar sem qualquer benefício garantido. Rapidamente a mão de obra indígena se dissipou, seja pela a morte dos nativos, ou pela a proteção dos Jesuítas. Começa então o tráfico de negros vindos principalmente da África para o litoral norte brasileiro
No Brasil, 95% das pessoas submetidas ao trabalho escravo rural são homens. Em geral, as atividades para as quais esse tipo de mão-de-obra é utilizado exigem força física, por isso os aliciadores buscam principalmente homens e jovens. Os dados oficiais do Programa Seguro-Desemprego de 2003 a 2014 indicam que, entre os trabalhadores libertados, 72,1% são analfabetos ou não concluíram o quinto ano do Ensino Fundamental.
Para que esse ciclo vicioso seja rompido, são necessárias ações que incidam na vida do trabalhador para além do âmbito da repressão do crime. Por isso, a erradicação do problema passa também pela adoção de políticas públicas de assistência à vítima e prevenção para reverter a situação de pobreza e de vulnerabilidade de comunidades. Dentre essas políticas, estão as ações formativas no âmbito da educação, como aquelas propostas pelo programa Escravo, nem pensar!.
INTRODUÇÃO
A função dos princípios do direito do Trabalho no século XXI é a de informar todo o sistema jurídico permitindo ao trabalhador aclamá-los e invocá-los em meio ao sistema neoliberal globalizado adotado pelo país, de modo a influenciar as relações de trabalho em suas varias modalidades e proteger o hipossuficiente qual seja: o trabalhador.
As garantias mínimas de proteção ao trabalhador estão previstas na constituição Federal Brasileira, de 1988 que tem como um dos princípios a dignidade humana e a valorização do trabalho. A Consolidação das leis Trabalhistas existe desde 1943; o Código Penal Brasileiro dede 1940 o qual prevê como crime a escravidão ou situação análoga a esta, porém acentuadamente tem se demonstrado no seio da sociedade a realidade cruel da escravidão. 
No direito do trabalho há uma preocupação com o direito ao trabalho, cujo fundamento é o próprio direito à vida. 
. Referências bibliográficas utilizadas.
BOSCATTO, Eli. A vergonha da escravidão contemporânea. Disponível em: http://lounge.obviousmag.org/por_tras_do_espelho/2014/01/a-vergonha-da-escravidao-contemporanea.html#ixzz3L1jCKSCd. Acesso em: 25/05/2015.
Chinesa em situação de escravidão não quer voltar ao país. G1, 24 set. 2014. Disponível em:http://g1.globo.com/sao-paulo/sao-jose-do-rio-preto-aracatuba/noticia/2014/09/chinesa-em-situacao-de-escravidao-nao-quer-voltar-ao-pais-diz-mpt.html. Acesso em: 25/05/2015

Continue navegando