A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
Primeira Aula Liderança  e Empreendedorismo

Pré-visualização | Página 1 de 1

PRIMEIRA AULA – DIA 21/02 
LIDERANÇA E EMPREENDEDORISMO
LIDERANÇA
O QUE É LIDERANÇA?
Liderança é a condução de um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe que gera resultados. É a habilidade de motivar, e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização.
COMO MOTIVAR AS PESSOAS? 
Atualmente liderar é saber construir uma equipe, com foco no desenvolvimento de pessoas. 
Não se pode ignorar mais o impacto ou a influência que as pessoas trazem ao negócio, seja para o bem ou para mal. Se as pessoas estão se sentido satisfeitas, desafiadas e se compartilham com você seus interesses e objetivos, a probabilidade de êxito é certa. Do contrário, se não estão engajadas, se estão desmotivadas, se não conhecem o destino e os caminhos que o seu negócio irá trilhar, o risco de fracasso é alto. 
É necessário ter pensamentos positivos, reconhecer que os erros aparecem para se aprender e se amadurecer na vida. Fale às pessoas o quanto elas são importantes para a empresa. Dissemine os valores e a cultura da sua organização como forma do seu colaborador se sentir pertencente à organização. 
Têm a ver com a capacidade de o líder despertar em você aquele sentimento de pertencimento, de fazer parte de algo maior dentro da instituição, ou seja, você não é mais um simples colaborador apenas cumprindo ordens, você é parte fundamental da empresa. 
TEORIAS MOTIVACIONAIS 
HIERARQUIAS DAS NECESSIDADES - MASLOW 
A teoria de Maslow é conhecida como uma das mais importantes teorias de motivação. Para ele, as necessidades dos seres humanos obedecem a uma hierarquia, ou seja, no momento em que o indivíduo realiza uma necessidade, surge outra em seu lugar, exigindo sempre que as pessoas busquem meios para satisfazê-la. Poucas pessoas, ou até mesmo nenhuma, buscam auto-realização se suas necessidades básicas, fisiológicas e de segurança, não estiverem satisfeitas. 
Necessidades Fisiológicas, tais como a fome, sede, sono, abrigo, tudo aquilo considerado básico e fundamental para a vida do ser humano;
Necessidade de Segurança, que vão da simples necessidade de se sentir seguro dentro de uma casa a formas mais elaboradas de segurança como um emprego estável, um plano de saúde ou um seguro de vida; 
Necessidades Sociais ou de amor, feição, afeição e sentimentos tais como os de pertencer a um grupo ou fazer parte de um clube; 
Necessidades de Estima, que passam por duas vertentes, o reconhecimento das nossas capacidades pessoas e o reconhecimento dos outros face à nossa capacidade de adequação às funções que desempenhamos. 
Necessidades de Auto-Realização, em que o indivíduo procura se tornar aquilo que ele pode ser: “What humans can be, they must to be: they must to be true to their own nature!” (Tradução: O que humanos podem ser, eles devem ser: eles devem ser verdadeiros com sua própria natureza).
TEORIA DE HERZBERG 
Herzberg formula sua teoria, frequentemente chamada de higiene-motivação, sobre os motivos que influenciam o trabalho dos colaboradores nas empresas. A teoria inclui muitos elementos comentados na teoria de Maslow, já que propõem 2 tipos de fatores que influenciam na motivação – os fatores de higiene e os fatores motivadores. Ambos afetam a satisfação das necessidades de hierarquia inferior (higiênicos) ou superior (motivadores).
Entre os fatores de higiene, temos: Salário, relação com o supervisor, relação com seus colegas de trabalho, segurança, política da empresa e condições de trabalho. Nos motivadores aparecem elementos como: Crescimento profissional, reconhecimento pelo êxito, participação nas decisões, realização e responsabilidade. 
OS FATORES HIGIÊNICOS PRODUZEM 
Insatisfação ou não-insatisfação 
OS FATORES MOTIVACIONAIS PRODUZEM
Satisfação ou não-satisfação

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.