Buscar

AVALIANDO METODOLOGIA DA PESQUISA 2

Prévia do material em texto

1.
		Na construção do conhecimento científico há um procedimento metodológico fundamental, sem o qual não é possível iniciar o estudo. Este procedimento denomina-se:
	
	
	
	
	Pesquisa bibliográfica.
	
	
	Pesquisa qualitativa.
	
	
	Pesquisa aplicada.
	
	
	Pesquisa pura.
	
	
	Pesquisa variável.
 
	
	
	
		Quest.: 2
	
		2.
		Do ponto de vista de seus objetivos Gil (1991) classifica as pesquisas em três categorias: exploratória, descritiva e explicativa. A pesquisa descritiva visa:
	
	
	
	
	Proporcionar maior familiaridade com o problema de forma a torná-lo explícito ou a construir hipóteses. Envolve levantamento bibliográfico, entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado e análise de exemplos que estimulem a compreensão.
	
	
	Estabelecer semelhanças e diferenças entre situações, fenômenos e coisas, identificando as relações históricas entre os fenômenos investigados para poder compreender o presente.
	
	
	Investigar de forma empírica a ocorrência de um fenômeno, sempre no local onde ocorreu, podendo incluir entrevistas, aplicação de questionários, testes e técnicas de observação.
	
	
	Descrever as características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis. Envolve o uso de técnicas padronizadas de coleta de dados como questionários e observação sistemática.
	
	
	Identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos fenômenos, aprofundando o conhecimento da realidade porque explica a razão, o "porquê" das coisas. Quando realizada nas ciências naturais, requer o uso do método experimental, e nas ciências sociais requer o uso do método observacional.
	
	
	
		Quest.: 3
	
		3.
		Do tema ao objeto de pesquisa, estabelecemos um recorte específico que orienta nossos passos na realização da pesquisa. Nesse sentido, transformamos:
	
	
	
	
	tema em assunto
	
	
	ação em discurso
	
	
	discurso em ação
	
	
	projeto em pré-projeto
	
	
	assunto em tema
	
	
	
		Quest.: 4
	
		4.
		O conhecimento produzido pode tornar-se uma ferramenta às práticas profissionais, no sentido de qualificá-las enquanto expressões de uma totalidade mais ampla. Em relação às estratégias para a escolha e melhor delimitação de um tema para a pesquisa é necessário levar em conta o caráter da pesquisa voltado para finalidades práticas. Em relação à escolha do tema, o que significa delimitar?
	
	
	
	
	restringir
	
	
	alterar
	
	
	modificar
	
	
	riscar
	
	
	aumentar
	
	
	
		Quest.: 5
	
		5.
		Fontes primárias e fontes secundárias possuem diferentes significações em termos conceituais e diferentes papéis numa pesquisa acadêmica. Dentre as opções abaixo, marque a que melhor condiz com essa perspectiva:
	
	
	
	
	Fontes primárias não são fontes prioritárias e fontes secundárias são elaboradas como estruturas que debatem indiretamente essas fontes primárias.
	
	
	Fontes primárias são fontes indicativas e fontes secundárias não são elaboradas como textos e sim como gráficos.
	
	
	Fontes primárias são fontes primitivas e fontes secundárias não são elaboradas como textos científicos.
	
	
	Fontes primárias são fontes primitivas e fontes secundárias são elaboradas como estruturas aprimoradas
	
	
	Fontes primárias são fontes prioritárias e fontes secundárias são elaboradas como textos que debatem e ou comentam essas fontes primárias.
	
	
	
		Quest.: 6
	
		6.
		Logo que a internet nasceu, o sociólogo Umberto Eco teve um visão pessimista que no futuro os homens em vez de estarem mais aptos a desfrutar de todo o conhecimento adquirido, iriam estar soterrados por inúmeras informações que não conseguiriam absorver, daí a importância em desenvolver a consciência crítica diante da quantidade de informações disponíveis nas redes. Diante disso, em relação a pesquisa na internet, devemos sempre:
	
	
	
	
	descobrir informações básicas
	
	
	promover debates entre amigos
	
	
	consultar apenas uma única de fonte
	
	
	estabelecer critérios próprios
	
	
	consultar somente sites confiáveis
	
	
	
		Quest.: 7
	
		7.
		Um problema de natureza científica possui certos atributos muito específicos. Dentre as opções abaixo qual é aquela que NÃO corresponde a esses atributos?
	
	
	
	
	Terminologia não adequada quanto aos critérios acadêmicos
	
	
	Apresentar-se dentro de um contexto investigável e aberto a soluções em nível teórico
	
	
	Objetividade
	
	
	Não condução a julgamentos morais
	
	
	Boa formulação temática
	
	
	
		Quest.: 8
	
		8.
		Quando realizamos uma pesquisa, não basta delimitar o tema a um objeto de pesquisa, mas deve-se identificar em seguida um problema específico que será analisado no trabalho. Problematizar não é fácil requer muita leitura. Nesse sentido, leia as alternativas ( I a IV) abaixo e verifique o que realmente poderá ser classificado corretamente como um problema científico e, em seguida, marque a opção correta.
I - Problematização: Como acontece a corrupção?
II - Problematização: Em que medida uma liderança autoritária interfere no rendimento profissional de colaboradores?
III - Problematização: O que é violência?
IV - Problematização: A classe social interfere na escolha político-partidária?
	
	
	
	
	Os itens II e IV estão corretos.
	
	
	Os itens I e IV estão corretos.
	
	
	Os itens II e III estão corretos.
	
	
	Os itens II e I estão corretos.
	
	
	Todos os itens estão corretos.
	
	
	
		Quest.: 9
	
		9.
		Uma pesquisa científica é um empreendimento social, exigindo-se dela uma contribuição não só para a área de conhecimento na qual o projeto se insere, mas também para a sociedade de um modo mais amplo. Desta forma, ao elaborar o projeto, precisamos elencar as razões pelas quais nossa pesquisa deve ser desenvolvida, apresentando à relevância do estudo. Tais razões constituem o que chamamos, no projeto, de:
	
	
	
	
	Delimitação do Tema
	
	
	Hipótese
	
	
	Justificativa
	
	
	Problema
	
	
	Objetivos
	
	
	
		Quest.: 10
	
		10.
		Justificar uma pesquisa científica significa explicar as razões de um trabalho acadêmico que o legitimam cientificamente. Dentre as opções abaixo, qual é a que melhor condiz com uma justificativa adequada para um TCC.
	
	
	
	
	Nossa pesquisa científica se justifica, portanto, a partir de soluções hipotéticas sem um fundo cientifico adequado.
	
	
	Nossa pesquisa se justifica, portanto, a partir de vários recorte temáticos diferentes sem focar o problema e que servem de alinhamento de nossa pesquisa.
	
	
	Nossa pesquisa se justifica, portanto, a partir de um embasamento teórico amplo e delineado somente pela percepção única de um assunto.
	
	
	Nossa pesquisa científica se justifica, portanto, por conta do apelo emocional de nosso tema e de seu fundo religioso que justifica sua realização.
	
	
	Nossa pesquisa científica se justifica, portanto, a partir de um embasamento teórico adequado, hipóteses bem formuladas e um delineamento preciso do recorte temático.

Continue navegando