Buscar

fisiologia da oclusão normal e função do sistema estomatognatico

Prévia do material em texto

FISIOLOGIA DA OCLUSÃO NORMAL
	Tem uma referência de normalidade estática e uma dinâmica para conferir normalidade. Refere-se à sobremordida, sobresaliência, chave de oclusão, pontos de contato, inclinações axiais e arco formados corretos.
- Equilíbrio = ocorre quando a força resultante que atua no sistema é nula, ou seja, quando o somatório de força é igual a zero. (WIKIPÉDIA)
- Equilíbrio bucal = quando a força resultante do somatória no sistema é nula.
-Forças que atuam de modo a anular-se: ver...
-Fatores essenciais ao equilíbrio=
-> equilíbrio vertical = contatos oclusais devem existir e ser equilibrados.
-> equílibro mésio-distal = contatos proximais devem estar estabelecidos.
-> equilíbrio vestíbulo-lingual = entre os dentes anteriores, lábios e língua. Também existe entre dentes posterioes, bochechas e lingua. Mantém a forma do arco e resultam o equilíbrio muscular.
	O "mecanismo do bucinador" é um envolvimento muscular que mantém os dentes contidos numa cinta musucular com a rafe pterigomandibular, m. contritores da faringe, tubérculo faríngeo, m. labiais (ver os demais músculos).
- Guia anterior = testar movimentos protrusivos - linha média sem desvios/contatos em ICs/sem contato nos dentes posteriores.
- Lateralidade = existem dois padrões de deslocação, o guia canino e a função em grupo (no lado de trabalho, quem está desocluído é canino e os PM) e os demais posteriores e todos os de não trabalho desocluem. As mais importante interferências são do lado de não trabalho (piores).
- Resumo oclusal:
	-> características ideais = estando os côndilos em RC. Contatos bem distribuídos em todos os dentes posteriores ( sem contato prematuro), guia anterior em harmonia, durante a protrusão presença de desoclusçao dos dentes posteriores do lado de balanceio, durante o fechamento há desoclusão são dos dentes anteriores (25Mm).
	-> Situações importantes = interferências no lado de balanceio, interferências na protrusiva, contatos intensos em relação cêntrica que dificultam contatos simultâneos.
Oclusão normal - função do sistema estomatognático
- Funções = mastigação, deglutição, respiração e fonação.
	* Função de deglutição = é o ato de engolir alimentos, processo fundamental de propusão de alimento já preparado no trato digestivo superior para o estômago, sem permitir a entrada de nenhuma substância na via aérea (resultado da interação complexa entre músculos e nervos).
	Existem 2 padrões de deglutição normais, a visceral ou infantil e a madura ou somática. A persistência do padrão de deglutição infantil quebra o equilíbrio bucal. 
	a) Visceral ou infantil = separação dos maxilares (deglute sem contato oclusal e com a lingua interposta), a estabilização da mandíbula dá-se pelos músuclos faciais, o movimento de deglutoção é controlado pelo intercâmbio sensorial entre lábios e língua. É normal até em torno dos 5 anos de idade.
	b) Madura ou somática = dentes em oclusão, mandíbula estabilizada pelos músuclos da mastigação, ponta da língua toca na papila incisiva, sucção da língua no palato, músculos periorais não participam ativamente.
	-> Fisiologia da deglutição = há as fases. a) preparatório = alimento mastigado e misturado com a saliva, os lábios fecham para vedar a cavidade oral, a língua junto o aimento, o acomoda e prepara para ser deglutido, palato mole em posição mais baixa ( impede que o bolo alimentar caia na faringe), via aérea aberta e respiração nasal contínua.
b) fase oral = propulsão do bolo para posterior com o bolo, termina com a deglutição, quando a ponta da língua toca na papila incisiva e o dorso da língua adquite uma forma côncava, a língua ondula e o bolo alimentar é levado para posterir, o palato toca na parede posterior da orofaringe e os lábios se mantém em contato. c) fase faríngea = produção do reflexo de deglutição propriamente dito, quando o bolo alimentar e o dorso da língua tocam os pilares palatoglosso, ocorre o fechamento da glote e pregas vocais e elevação da laringe, encaminhando o bolo alimentar para o esôfago. d) fase esofágica = ondas peristásticas automáticas, levando o bolo para o estômago, baixo risco de refluxo.
	* Função de respiração = a respiração normal utiliza os tratos nasal e nasofaríngeo, sem requerer mm. extrínsecos a este processo.
	A respiração é uma função reflexo-vegetativa, um estímulo no crescimento do 1/3 médio da face dos jovens. Existem três padrões de respiração: a) nasal = é a normal, importante no crescimento craniofacil (mantém a postura dos tecidos moles, selamento adequado dos tecidos moles e o correto posicionamento da língua), influenciar em todas as funções do aparelho estomatognático. Fatores etiológicos que dificultam a passagem de ar pelas fossas nasais alteram esse padrão, tais como hipertrofia da adenóide, desvio de septo nasal, pólipo nasal, rinite alérgica ou hábito. b) Bucal. c) Mista.
	* Função de fonação = diafragma, pulmões e traquéia impulsionam o ar para a pronúncia das palavras; laringe e as cordas vocais produzem o som que será articulado na cavidade bucal pelo sistema de válvulas. O aparelho digestivo se faz presente por meio dos lábios, dentes, língua, palato duro e faringe; O aparelho respiratório, por meio das cavidade nasais, faringe, laringe, traqueia, pulmões, mm respiratórios.
	Obs.: pesquisar a função fonatória do ap. respiratório e disgestivo. 
	O aparelho fonador tem componentes produtores, ressonadores, articuladores e sensor/coordenador (colocar foto tabela)
	Para que haja a formação do som, é necessária a presença de estruturas anatômicas que formam o aparelho fonador. O sistema de válvulas é composto de dentes, lábios, língua, palato mole e palato duro.
	{ lábios -> articulado de sons bilabiais (B,P,M) e labiodentais (F, V)
	{ dentes = escoamento do som.

Continue navegando