Buscar

PROINTER final SGA

Prévia do material em texto

10
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL
JUNDIAÍ
PROJETO INTERDICIPLINAR APLICADO A
 TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIALII
PROINTER II PARCIAL
SISTEMA DE GERENCIAMENTO AMBIENTAL - SGA
TUTOR(A) A DISTANCIA: TANIA REGINA B. BENITES
EVALDO PEREIRA DIAS - RA: FPJ6092635288 
JUNDIAÍ/SP
 2016.2
SUMÁRIO
	
PROJETO ESTUDO DE VIABILIDADE PARA IMPLANTAR UM SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL (SGA)
Introdução
Existe uma forte tendência demasiada em busca crescimento por parte das empresas, o que é comumente a uma empresa que tem como objetivo ser competitiva e consolidada. Em detrimento disso população podem ser penalizadas com o uso desfavorável dos recursos natural, dos quais vão comprometer gerações futuras. Numa visão preventiva pode-se contornar acelerando o reconhecimento que a questão ambiental trata-se de um equilíbrio entre progresso social e sustentabilidade ambiental econômica. Sendo assim o conceito de desenvolvimento sustentável deve se tornar cada vez mais aplicáveis na maneira de fazer uso dos recursos naturais, a fim de garantir condições adequadas a gerações futuras e atuais. 
Implementação do sistema de gerenciamento ambiental
Com intuito de se posicionar a sua imagem institucional a empresa aqui apresentada devera fazer uma revisão no processo produtivo, um estudo de ciclo de vida dos produtos, uma gestão ambiental no âmbito da empresa a implementação. Que são conjuntos de técnicas e medidas que direcionara na adesão de ações de prevenções na questão de proteção ambiental.
Na implementação do SGA, deverá ser formalizado por parte da direção da empresa, propondo instituição em adotar um SGA, deixando claro suas intenções, e enfatizando os benefícios a serem obtidos com a sua adoção. De forma que a alta administração expande o comprometimento, e até mesmo, gerentes e chefias de suas filiais realizem palestras de conscientização e de esclarecimentos da abrangência pretendida, realização de diagnósticos ambientais, definição formal do grupo coordenador, definição de um cronograma de implantação, e, finalmente, no lançamento oficial do programa de implantação do SGA. 
A Implantação do SGA usa política ambiental que contém as diretrizes básicas para a definição e revisão dos objetivos e metas ambientais da empresa.
	Nesse processo ocorre que, definido o escopo, que a prevenção dos danos ambientais em razão dos processos produtivos e do produto colocados no mercado, é feito um estudo preciso um levantamento real da situação da empresa. Discussões devem ser feitas pela alta administração juntamente com os colaboradores de forma a estabelecer objetivos ambientais estratégicos. A qual vai assumir uma nova proposta de posicionamento no mercado, uma empresa sustentável, para conseguir a certificação ISO 14001. 
	A ISO 14001 trata-se dos principais requisitos para as empresas identificarem, controlarem e monitorarem seus aspectos ambientais através de um sistema de gestão ambiental o tempo de implementação será de acordo proporcionalmente ao tamanho da empresa, dos recursos humanos disponíveis para o trabalho e do grau de envolvimento da alta direção.
	Estabelecendo a Política Ambiental a deve assegurar que seu comprometimento e instigar e promover treinamentos e envolvimento dos colaboradores, fornecedores e parceiros da empresa à conscientização ambiental com intuito de: 
Promover, manter e aperfeiçoar continuamente o SGA, por meio de revisão dos seus objetivos e metas ambientais.
Prevenir a poluição e potencializar a utilização dos recursos materiais, com a redução dos seus impactos ambientais significativos;
Atender aos requisitos legais, normas ambientais aplicáveis e outros requisitos pertinentes.
	A Implantação do SGA usa política ambiental que contém as diretrizes básicas para a definição e revisão dos objetivos e metas ambientais da empresa.
	Adaptando as novas necessidades da empresa, aplicando passos descritos resumidamente abaixo:
	1° Passo – Planejar, comprometimento e definição da politica ambiental da empresa.
	2º Passo – Executar, elaboração do plano de ação.
	3° Passo – Verificar, implantação e operacionalização do SGA.
	4° Passo – Agir, monitorar e medir os processos em conformidade com a política, incluindo objetivos, metas, requisitos legais e compromissos assumidos pela organização.
PLANEJAMENTO 1ª ETAPA
	No levantamento dos seus impactos ambientais consta que as filiais do Grupo DPSP cumpre com as exigências da ANVISA, esse órgão tem por finalidade institucional promover a proteção da saúde da população, por intermédio do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária, inclusive dos ambientes, dos processos, dos insumos e das tecnologias a eles relacionados (Fonte Anvisa). 
	O gerenciamento ambiental consiste em estabelecer normas e parâmetros que devem ser seguidos pela empresa, que garantam um desempenho ambiental adequado, em conformidade com a legislação ambiental vigente, das diversas etapas da atividade desenvolvida pelo empreendimento, envolvendo todas as partes interessadas no processo. Por essa razão se faz necessário o grupo DPSP S/A se enquadre no gerenciamento ambiental dentro das conformidades exigidas, não apenas no cumprimento das leis municipais da ANVISA e sim, se tornar uma empresa com potencial elevado, conquistando vantagens competitivas, redução de custos que é possível através de uma utilização mais racional das matérias-primas e energia, redução dos custos associados ao transporte e tratamento de resíduos sólidos, redução dos custos associados a danos para o ambiente, benefícios na diminuição do risco ambiental e, através da diminuição do risco de acidentes e redução dos custos associados, como por exemplo, limpezas e descontaminações. Como vantagens competitivas destaca-se a melhoria da imagem externa da empresa, a melhor aceitação social pelo público, mais reconhecimento no mercado, clientes, trabalhadores, investidores e meios de comunicação e, ainda, a garantia de benefícios na obtenção de financiamento. 
LEVANTAMENTO DOS ASPECTOS E IMPACTOS
	Para facilitar esse processo o uso de um macro fluxograma permite que visualize e identifique os aspectos e impactos ambientais, relacionando todas as atividades e processos desenvolvidos por cada departamento do grupo DPSP S/A. Dessa forma, tudo o que foi identificado e relevante no processo, o grupo DPSP S/A deve adotar medidas com o proposito de minimizar a ação destes impactos sobre o meio ambiente, através da diminuição de resíduos sólidos gerados, descarte correto de materiais recicláveis utilizados nos setores, reuso de papelões utilizados no transporte de produtos.
REQUISITOS LEGAIS
	“A Organização deve estabelecer, implementar e manter um ou mais procedimentos para:
Identificar e ter acesso aos requisitos legais aplicáveis e a outros requisitos que a Organização subscreva, relacionados com os seus aspectos ambientais; e
Determinar como estes requisitos se aplicam aos seus aspectos ambientais.
“A Organização deve assegurar que estes requisitos legais aplicáveis e outros requisitos que a Organização subscreva são tomados em consideração no estabelecimento, implementação e manutenção do seu sistema de gestão ambiental. ” Fonte: NP EN ISO 14001:2004. 
	O grupo possui um departamento que executa serviços jurídicos que fazendo os levantamentos das leis aplicáveis às atividades, produtos e serviços, identificados através do levantamento dos aspectos e impactos, da licença de operação e os documentos relativos por parte do departamento responsável que devera identificar, acessar e compreender todos os requisitos legais e outros por ela subscritos: 
Licenças de operação 
Autorizações, permissões e licenças. 
Legislação vigente 
Códigos e princípios setoriais, outros códigos compromissos da empresa.
IMPLEMENTAÇÃO E OPERAÇÃO 2ª ETAPA 
	Com objetivo do SGA seja competente, as funções e as responsabilidadesdentro da organização devem ser definidas, documentadas e comunicadas à toda organização. Deve dispor de recursos como tecnologia necessária, recursos financeiros recursos humanos e as qualificações especificas para eficácia dessa implementação e ao controle do sistema.
ESTRUTURA E RESPONSABILIDADE
	A norma ISO14001 recomenda que o comprometimento comece da alta administração definindo a política ambiental fornecendo nível de recursos que possam assegurar que os objetivos e metas sejam alcançados, criando um departamento que responsável por informar sempre o desempenho do sistema à alta administração, para que possam ser efetuados eventuais revisões, visando seu aprimoramento futuro.
TREINAMENTO, CONSCIENTIZAÇÃO E COMPETÊNCIA
Para obter a certificação ambiental a empresa deverá promover treinamento para conscientização dos colaboradores em todos os setores. Como workshops sobre educação ambiental, coleta seletiva, levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais, divulgação da Política Ambiental, treinamento de procedimentos Ambientais, treinamento de Instrução de Trabalhos Ambientais e etc. Esses treinamentos proporcionaram aos colaboradores conhecimento e comportamento necessário diante dos objetivos e metas ambientais que devem ser cumpridos, priorizando os que causam maior impactos no meio ambiente através do desenvolvimento de suas tarefas
COMUNICAÇÃO
A comunicação é importante na divulgação em todos os setores da empresa utilizando cartilhas, jornais de circulação interna, folders garantindo uma eficácia do SGA.
DOCUMENTAÇÃO DO SGA
A ISO 14001, recomenda que o detalhamento da documentação seja suficiente para descrever os elementos principais do S.G.A. e sua interação, fornecendo orientação sobre fontes de informações mais detalhadas, sobre o funcionamento de partes específicas do sistema de gestão ambiental.
CONTROLE OPERACIONAL
O controle operacional consiste em identificar operações e atividades associados aos seus impactos ambientais significativos, conforme estabelecido na política ambiental, e seus objetivos e metas. Esse controle atenta para identificar as situações não atendidas, das quais podem provocar desvio no cumprimento dos objetivos da política ambiental. 
CONTROLES EMERGENCIAIS E RESPONSABILIDADES
 Acidentes e situações de emergência, podem ocorrer, para a isso a norma ISO 14001 propõe que a organização deve estabelecer e manter procedimentos para prevenir e mitigar os impactos ambientais que surgirem. Procedimentos identificam prontamente uma resposta à acidentes, formar uma brigada de emergência onde colaboradores possam atuar devidamente treinados. 
VERIFICAÇÃO DA AÇÃO CORRETIVA
MONITORAMENTO E MEDIÇÃO
		Conforme Gilbert (1995) é necessário estabelecer operações que precisam ser medidas para provar que estão sob controle, certificando dos registros sejam mantidos e revistos periodicamente.
		
NÃO CONFORMIDADE E AÇÃO PREVENTIVA
A não conformidade significa as ocorrências nas quais o desempenho ambiental não cumpre as exigências especificadas. Esse processo é identificado no monitoramento e medição, identificando sinais para correção do problema, são essenciais para manter a confiança no SGA.
Fazendo um diagnóstico e intervenções respectivamente na identificação, definição do problema, a causa e analise de critérios de solução. Fazendo uso de técnicas como coletas de dados, análise de processos, medições, gráfico de pareto e etc.
REGISTROS DO SGA
Os registros comprovam e fornecem indícios necessários para uma avaliação do SGA e o desempenho ambiental da organização. Considerando como registros da empresa, licença de operação, os relatórios de aspectos e impactos associados, os resultados de monitoramento e medição, os registros de treinamentos dos colaboradores, os registros de não conformidade e ações corretivas e preventivas adotadas e etc.
AUDITORIA DO SGA
Gilbert (1995) o objetivo dessa exigência é estabelecer uma avaliação regular e sistemática do SGA e do desempenho ambiental relacionado, a fim de garantir sua conformidade com a BS7750 e eficácia da sua implementação. Instrumento que a empresa possui, auditando informações que demonstre a eficácia e se as disposições planejadas para a gestão ambiental conforme os requisitos da Norma ISO 14001.
 A Norma BS 7750 especifica os requisitos para o desenvolvimento, implantação e manutenção de sistemas de gestão ambiental que visem garantir o cumprimento de políticas e objetivos ambientais definidos e declarados. Fonte JusBrasil.
ANÁLISE CRÍTICA DO SISTEMA PELA ALTA ADMINISTRAÇÃO 4ª ETAPA
A análise crítica do S.G.A pela alta administração efetua-se após a realização da auditoria ambiental, tendo como objetivo de avaliar o progresso do projeto como se comportou o sistema gerenciamento ambiental integrado. Se existe a necessidade de alteração da política ambiental, objetivos e outros elementos estão adequados a empresa, já os critérios de medição foram estabelecidos no início do projeto. Várias questões devem ser analisadas, tais como, se o sistema está em conformidade com o modelo normativos, se o sistema proporciona os benefícios esperados, sendo assim para garantir a busca pela melhoria contínua assegurando o aperfeiçoamento do desempenho ambiental da empresa.
CONCLUSÃO
Nesse trabalho foi apresentado pesquisa de implementação do Sistema de Gerenciamento Ambiental, destacando a importância do comprometimento que a alta administração deve ter, a tomada de decisões que colocara a empresa em um posicionamento de excelência e contribuindo com desenvolvimento sustentável, com intuito de reduzir os impactos significativos causados por suas atividades no ambiente. Permitirá busque a sua melhoria continua, efetivamente a otimização de seus processos, da redução dos custos de desperdício, de distribuição, de consumo de energia e materiais concomitantemente melhorando a sua imagem junto aos clientes, investidores, fornecedores e entidades regulamentadoras. Portanto ao reconhecendo a importância da qualidade ambiental na gestão de seus negócios, a empresa garante não só a melhoria do meio ambiente e a da população, mas também assegura a sua competitividade em um mercado altamente globalizado. A certificação ambiental será a consequência da implementação bem-sucedida de cada etapa do Sistema de Gestão Ambiental, principalmente no que se refere ao cumprimento das metas e objetivos propostos pela política ambiental. Considerando uma empresa consolidada, que demonstra ter potencial para conquistar a certificação ISO 14001.

Continue navegando