Buscar

desafio para enviar

Prévia do material em texto

11
ANHANGUERA EDUCACIONAL
nome dA UNIDADE
pedagogia
 
Élida Nascimento RA 2712129681
Queli Pereira RA 2639719469
Tainá Guimarães RA 2717142539
Thalia Roberta Wommer RA 271220879
Desafio profissional 
 
Tutora 
à D
istância: Letícia Cristina Nunes dos Santos.TAQUARA
2017
ÉLIDA NASCIMENTO RA 2712129681
QUELI PEREIRA RA 2639719469
TAINÁ GUIMARÃES RA 2717142539
THALIA ROBERTA WOMMER RA 271220879
Desafio profissional 
Desafio Profissional - 
apresentado à 
Anhanguera Educacional
, como requisito parcial para a obtenção de média 
semestral
 na
s
 disciplina
s
 de
: História Da Educação e da Pedagogia, Didática da Alfabetização e do Letramento, Aprendizagem e Desenvolvimento Social da Criança, Introdução à Educação Virtual, Direitos Humanos. 
Tutor
a
 
à distância:
 
Letícia Cristina Nunes dos Santos.
TAQUARA
2017
SUMÁRIO
1	INTRODUÇÃO	3
2	REVISÃO DE LITERATURA (REFERENCIAIS TEÓRICOS)	4
3	JUSTIFICATIVA	5
4	OBJETIVO GERAL	6
4.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS	6
5	METODOLOGIA	7
6	CRONOGRAMA	8
8	REFERÊNCIAS	10
INTRODUÇÃO
O presente trabalho é sobre a elaboração de um projeto de formação para os professores do 1º ao 3º ano, em conjunto com a supervisora Cristiane será feito um trabalho de formação em que abrangera durante todo semestre, onde será apresentado proposta de mudanças no método de ensino, onde a tecnologia, brincadeiras e lúdico estejam ativamente presente nas aulas dos professores. Respeitando a idade das crianças e seus processos de aprendizagem. 
O trabalho está organizado em 8 partes. No primeiro capítulo apresentamos a necessidade de formação dos professores com referências teóricas. Na segunda parte justificamos o porquê é necessário a formação dos professores. No terceiro capitulo especificamos nossos objetivos em relação a esse projeto. Seguindo quarto onde apresentamos objetivos específicos. No que quinto apresentamos o método, como vai ser trabalhado com os professores. Na parte sexta optamos por fazer um cronograma com atividades propostas. No penúltimo capitulo apresentamos essas considerações finais sobre o trabalho. Última apresentamos PowerPoint com detalhes da reunião com os professores.
 
Revisão de literatura (Referenciais TEÓRICOS)
O professor tem um papel importante na sala como mediador, em tempos em que a tecnologia tem sido cada vez constante em nossas vidas, o professor a necessidade de estar atualizado, buscar novos métodos onde a tecnologia esteja presente, junto brincadeiras e lúdico. 
 É necessário que o professor esteja em constante processo de formação, buscando sempre se qualificar. Ele deve formar-se com a capacidade de refletir sobre sua prática educacional, sobre sua docência, já que, é através do processo reflexo que irá se tornar um profissional capaz de construir sua identidade profissional docente. Dessa forma, ele será capaz de se adaptar as diversas e rápidas mudanças no campo educacional, enfrentando assim as dificuldades encontradas a realidade da sala de aula. 
Os professores devem rever seus conceitos, sua prática pedagógica e até mesmo sua insegurança diante da possibilidade de aceitação do trabalho pedagógico ser organizado a partir do auxílio de instrumentos tecnológicos avançados. O professor deve se atualizar e se apropriar do uso das tecnologias, não somente para contentar o sistema educacional no qual está inserido, mas sim para o seu próprio crescimento pessoal e profissional. Kátia Giovana Viegas Angrezani
Nessa perspectiva, a formação continuada possibilita ao docente a aquisição de conhecimentos específicos da profissão, se tornando assim seres mais capacitados a atender as exigências impostas pela sociedade, exigências estas que se modificam com o passar dos tempos, tendo então o educador que estar constantemente atualizado. 
 Ser professor, hoje, significa não somente ensinar determinados conteúdos, mas sobretudo um ser educador comprometido com as transformações da sociedade, oportunizando aos alunos o exercício dos direitos básicos à cidadania. Sousa (2008, p.42):
Sendo a educação infantil a base da formação sócio educacional de todo cidadão, a tecnologia, brincadeiras e lúdico se constituem num recurso pedagógico eficaz que envolve o aluno nas atividades, permitindo a criança se desenvolver cognitivamente. 
Valorizando o trabalho com jogos e brinquedos, os professores terão uma ferramenta indispensável para o trabalho cotidiano na aprendizagem de seus alunos.
JUSTIFICATIVA 
Como relatado pela supervisora Cristina a dificuldade dos professores em adaptar a novas tecnologias e a resistência de incluir tanto a tecnologia como brincadeiras na sala de aula.
 Para que a proposta pedagógica pensada para a educação infantil atinja seus objetivos de maneira precisa, é necessário, além de um ambiente agradável e acolhedor para a criança, a presença de um profissional capacitado, seguro nas suas atitudes, responsável, cordial e sensível. O professor participando das atividades que propomos para formação continuada com certeza analisara sua forma de apresentar a sua aula, tornando mais dinâmica e de interesse do aluno.
 A criança aprende melhor e com maior rapidez quando aula é interessante, a tecnologia, brincadeiras predem atenção do aluno. Desde cedo lhes são oferecidos brinquedos que emitem sons, imagens e jogos eletrônicos que deixam os pequenos fascinados por seus movimentos, aos profissionais educadores é necessária mudança frente a esta nova realidade escolar professor pedagogo, que cabe a missão. 
"O educar, ensinar a ler, interpretar, comunicar, relacionar, debater, posicionar-se, dar elementos para opções das mais diversas ordens, tudo isto não se faz apenas com conteúdos trabalhados, mas também através das formas de educação" (ALMEIDA, 1987, p. 50)
A educação de nossos alunos é muito mais do que teorias é pratica, a inclusão de novos métodos, cabe a nós professores estarmos buscando sempre novas maneiras de ensinar. 
 "Antigamente, a educação era composta por um professor ativo e alunos passivos, ou seja, o docente era o mentor do conhecimento, detentor de todo o saber" (LIMA; AITA, 2007, p.1 )
 É importante disponibilizar este contato do aluno com a tecnologia desde cedo, mantendo-o ao longo de sua formação. Qualquer disciplina, matéria ou conteúdo pode ter atividades preparadas, construídas e realizadas com recursos tecnológicos.  Se os professores souberem combinar as atividades lúdicas com os recursos tecnológicos, as aulas não se tornarão rotineiras e maçantes, conforme alguns professores relatam para supervisora, mas despertarão nos alunos o interesse pelo conteúdo das matérias, mesmo daquelas consideradas mais “antipáticas”, facilitando enormemente o aprendizado da garotada e desenvolvendo nela o gosto pelos estudos.
OBJETIVO Geral 
Objetivo geral é de fornecer aos professores novos ferramentas de ensino através da formação continuada aos professores com assunto específico envolvendo novas tecnologias, brincadeiras e lúdico na sala de aula. 
OBJETIVOS ESPECÍFICO
- formação continuada dos professores 
- propor mudanças na matriz curricular
- incluir atividades lúdicas no ensino semanal 
- a formação dos professores ainda não adaptados com tecnologia 
- apresentar a tecnologia como aliado ao professor 
-propor momentos de reflexão sobre novas maneiras de alfabetização 
METODOLOGIA
Iniciaremos com uma reunião geral com os professores do 1º ao 3º ano, onde com slides serão apresentados os motivos, objetivos da formação continuada. Esclarecendo duvidas, propondo uma conversa aberta com os professores e envolvidos. 
Será 24 reuniões semanais onde por 2 horas serão apresentadas palestras com especialistas nos diferentes assuntos. Será também oferecido um curso de 10 aulas de informática, onde o professor terá contato com diferentes maneiras de usar tecnologias. Não ficara só básico da informática, professorque ministrara o curso apresentara junta novas formas de empregar a informática no dia a dia da sala de aula.
Os palestrantes serão de várias formações, mas todas envolvem a educação, com objetivo de trazer nova formação para nossos professores.
Haverá 2 reuniões durante esse semestre será discutido aquilo que tem aprendido, como tem sido utilizado na pratica na sala de aula. 
Será também desafiado a nossos professores a se juntarem em pequenos grupos, que no final da formação continuada, apresentarão projetos pedagógicos para futuro, envolvendo tecnologia, brincadeiras na alfabetização. 
No final teremos uma confraternização onde haverá uma conversa, como foi experiência pessoal de cada professor, o que aprendeu e expectativas para futuro. 
	
CRONOGRAMA
	
	ATIVIDADES
	DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
	
	DATA/MÊS/ANO
	
	1
	 07/02/2017
	Reunião geral
	2
	14/02/2017
	Palestra com especialista em TI Ricardo almeida
	3
	21/02/2017
	Construindo projeto pedagógico
	4
	07/03/2017
	Curso informática
	5
	14/07/2017
	Palestra novas tecnologias na educação 
	6
	21/03/2017
	Incluindo o lúdico na sala de aula 
	7
	31/03/2017
	Incluindo o lúdico na sala de aula
	8
	07/04/2017
	Curso de informática
	9
	14/04/2017
	Reunião com professores 
	10
	21/04/2017
	Tecnologia na sala de aula 
	11
	30/07/2017
	Curso de informática
	12
	07/05/217
	Tecnologia da sala de aula 
	13
	14/05/2017
	A importância de brincar 
	14
	21/05/2017
	Alfabetização e tecnologia 
	15
	31/05/2017
	Curso de informática
	16
	07/06/2017
	Palestra a nova escola 
	17
	14/06/2017
	Inclusão na sala de aula 
	18
	21/06/2017
	Reunião com professores 
	19
	30/06/2017
	Curso de informática 
	20
	07/07/2017
	Metas futuras 
	21
	14/07/2017
	Apresentações dos projetos 
	22
	21/07/2017
	Curso de informática 
	23
	31/07/2017
	Apresentações dos projetos 
	24
	07/08/2017
	Confraternização 
7 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Ao observar as dificuldades, com os professores em relação ao uso das tecnologias e a utilização de brincadeiras no cotidiano escolar, tais como leituras, escrita e a fala, proporcionando a eles um projeto, que tem como objetivo despertar no aluno interesse no aprender e no saber, fazendo uso dos recursos tecnológicos e também do uso dos lúdicos para que esse processo de ensino seja eficaz e prazeroso ao aluno. 
Foi definido ações e atividades lúdicas tendo por base as competências necessárias para garantir o processo inicial da alfabetização. 
A formação continuada é importante para o desenvolvimento escolar, pois atualiza o professor sobre a realidade atual, principalmente por a tecnologia estar muito presente na vida das pessoas.
Desta forma contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento profissional do professor, tendo em vista facilitar as capacidades reflexivas do professor. A formação continuada de professor conquista um espaço privilegiado por permitir a aproximação entre os processos de mudança e ensino aprendizagem.
A formação continuada trouxe novos métodos e também um novo ânimo aos professores, que já estão aplicando na sala de aula. Tivemos relatos de que alunos estavam mais interessados, o que deixou os professores com mais interesse em aplicar os novos conhecimentos adquiridos a o longo desse semestre, na formação continuada. 
REFERÊNCIAS
fazdecontaquesei.blogspot.com/2012/08/a-inclusao-da-tecnologia-na-educacao.html 05/05 
formacaodocente.autenticaeditora.com.br/artigo/exibir/ 05/05
GUERREIRO, Jackeline R. G. Desafio Profissional de História da Educação e da Pedagogia, Didática da Alfabetização e do Letramento, Aprendizagem e Desenvolvimento Social da Criança, Introdução à Educação Virtual, Direitos Humanos. [On-line]. Londrina, 2016, p.01 a 9. Disponível em <www.anhanguera.edu.br/cead>. Colocar a data em que você acessou. 
https://mariaaugustaclimadasneves.jusbrasil.com.br/.../a-importancia-das-atividades-ludicas 22/04
periodicos.uesb.br/index.php/praxis/article/view/741/71 22/04
w2.iffarroupilha.edu.br/.../201157111343296formacao_continuada_de_professores 05/05
www.bib.unesc.net/biblioteca/sumario/000037/00003797.pdf 05/05 
www.cult.ufba.br/wordpress/24368.pdf 05/05
www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/39549/000825104.pdf 05/05
www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=1724 05/05
www.ppge.ufpr.br/teses/M10_Lorena%20de%20Fátima%20Nadolny.24/04
www.psicologia.pt/artigos/textos/A0839.pdf 22/04
www.todospelaeducacao.org.br/educacao.../opiniao-atividades-ludicas-e-o-uso-da-tec... 22/04
ANEXOS

Continue navegando