Buscar

Questões de Ergonomia, Higiene e Seg

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ERGONOMIA, HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO - AV
1. Defina o que é falha humana? Cite 01 exemplo.
A falha humana, também chamada de Ato Inseguro, é definida como sendo aquela que decorre da execução de tarefas de forma contrária às normas de segurança. São os fatores pessoais que contribuem para a ocorrência de acidentes.
2. O que são fatores ambientais? 
A falha humana, também chamada de Ato Inseguro, é definida como sendo aquela que decorre da execução de tarefas de forma contrária às normas de segurança. São os fatores pessoais que contribuem para a ocorrência de acidentes.
3. Marcelo trabalha em uma indústria madeireira e será enviado junto a uma equipe para ajudar na extração de madeira no interior da Floresta Amazônica. Cite e explique 3 medidas preventivas para que sejam evitados acidentes/ doenças relacionadas ao trabalho. 
Uma das medidas preventivas seria ele tomar vacinas contra a malária, hepatite e anti-tetânica para não ficar doente. Outra medida muito importante é o uso de EPI (óculos, luva e capacete, por exemplo). E por último, manter a atenção no serviço, ou seja, não se distrair para não dar chances de um acidente acontecer.
4. Para a NR4, que rege o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), as empresas são obrigadas a exigir, para formação desta equipe, quais profissionais?
Engenheiro de Segurança do Trabalho; Médico do Trabalho; Enfermeiro do Trabalho e Auxiliar ou Técnico de Enfermagem.
5. Qual a relação do PDCA com a OHSAS 18001?
 A estratégia para implementação de ambos os conceitos possuem características semelhantes no que diz respeito a sua essência: planejar, executar, verificar e agir.
6. Defina 3 atribuições das Delegacias Regionais do Trabalho(DRTs).
Fiscalizar o cumprimento das leis trabalhistas Verificar o cumprimento das NRs Fiscalizar, multar, suspender, embargar se os empreendimentos não possuírem SESMT, PCMSO, CIPA bem como adulteração ou falsificação de laudos.
7. Descreva sobre o objetivo principal da PPRA.
O programa de preservação de riscos ambientais está diretamente relacionado à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes, ou que venham a existir no ambiente de trabalho.
8. Defina com clareza o objetivo e atribuições da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) em uma empresa e como se dá a sua composição.
A CIPA tem como objetivo a prevenção e redução de acidentes no local de trabalho. Ela é composta por um engenheiro de segurança do trabalho, um técnico de segurança do trabalho, componente do CIPA e um médico.
9. A Norma Regulamentadora 9 estabeleceu o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. Defina seu principal objetivo e dê exemplos de riscos à saúde que podem ser ocasionados pelo ambiente de trabalho.
Riscos químicos, físicos, biológicos e ergométricos são considerados riscos ambientais. O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais é para diminuir as possibilidades de acidentes deste tipo.
10. Defina as condições e a importância do auxílio-acidente para os trabalhadores: 
Auxílio-acidente é o benefício concedido como indenização, ao paciente quando, após a consolidação das lesões decorrentes de acidente de qualquer natureza, resultar sequelas que impliquem redução da capacidade laboral. Isso significa em dinheiro, 50% do salário-de-benefício, mensal e vitalício.
11. Qual a finalidade da implantação da OHSAS 18001 por uma empresa?
A implantação da OHSAS 18001 retrata a preocupação da empresa com a integridade física de seus colaboradores e parceiros. O envolvimento e participação dos funcionários no processo de implantação desse sistema de qualidade é, assim como outros sistemas, de fundamental importância.
12. Cite algumas atribuições da cipa (NR5):
Identificar os riscos do processo de trabalho, e elaborar o mapa de risco; elaborar plano de trabalho que possibilite a ação preventiva na solução de problemas de segurança e saúde no trabalho; divulgar aos trabalhadores informações relativas à segurança e saúde no trabalho.
13. O que se entende por OH SAS 18001? 
É uma norma sobre sistema de gestão de Segurança e Saúde no trabalho.
14. O Programa de Controle e Saúde Ocupacional (PCMSO) elaborado pela Norma Regulamentadora 7 (NR7) estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de todos os em pregadores e instituições que admitam trabalhadores com o empregados, e portanto o seu objetivo é:
O objetivo do PCMSO é de promoção e preservação da saúde do conjunto dos seus trabalhadores (colaboradores). 
15. O que é um mapa de risco?
Representação gráfica de um conjunto de fatores presentes nos locais de trabalho, capazes de acarretar prejuízos à saúde dos trabalhadores.
16. Explique e exemplifique "riscos ergonômicos”.
São elementos físicos e organizacionais que interferem no conforto e saúde. Ex: Postura inadequada no trabalho, iluminação e ventilação inadequados, jornada de trabalho prolongada e até mesmo lesões. 
17. Qual a diferença entre doença profis ional e doença do trabalho? 
DOENÇAS PROFISSIONAIS: são produzidas ou desencadeadas pelo exercício profissional peculiar a determinada atividade. Devido a sua tipicidade, não precisa de comprovação do nexo de causalidade com o trabalho. Os trabalhadores da mineração que estão expostos ao pó de sílica e, portanto, com chances de contrair a silicose, sendo essa então considerada uma doença profissional. 
DOENÇAS DO TRABALHO: são aquelas desencadeadas em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacionem diretamente, por serem atípicas exigem a comprovação do nexo de causalidade com o trabalho através de vistoria no ambiente laboral.
18. De acordo com Norma Regulamentado 06 o Equipamento Conjugado de Proteção Individual pode ser entendido como? Cite 01 exemplo.
Entende-se como todo aquele com posto por vários dispositivos, que o fabricante tenha associado contra um ou mais riscos que possam ocorrer simultaneamente e que sejam suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho. Exemplo: Máscara de solda para proteção dos olhos e da face.
19. Dentro das Normas Regulamentadoras (NRs) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) visa: 
A preservação da saúde e da integridade dos trabalha dores através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes, ou que venham a existir no ambiente de trabalho.
20. A CAT precisa ser emitida em acidentes ou doenças em que não houve afastamento do trabalho?
Sim, não só precisa com o deve, pois nem todo acidente ou doença ocupacional leva ao afastamento do trabalho, mas precisam ser notificadas ao INSS. 
21. Qual a finalidade da implantação da OHSAS 18001 por uma empresa?
A implantação da OHSAS 1800 1 retrata a preocupação da em presa com a integridade física de seus colaboradores e parceiros. O envolvimento e participação dos funcionários no processo de implantação desse sistema de qualidade é, assim como outros sistemas, de fundamental importância.
22. Os principais tipos de risco ambiental que afetam os trabalhadores de um a maneira geral são? 
Riscos físicos, riscos biológicos, riscos químicos e riscos ergonômicos. 
23. A saúde dos trabalhadores constitui um a importante área da saúde pública e tem como objetivo principal: 
 A Promoção e a proteção da saúde do trabalhador, por meio do desenvolvimento de ações preventivas de acompanhamento dos riscos presentes nos ambientes e condições de trabalho, dos problemas à saúde do trabalhador. 
24. O Programa de controle médico e de saúde ocupacional PCMSO, pode ser definido pela sua NR 7, como sendo:
O tipo de programa que estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de todos os emprega dores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, com o objetivo de promoção e preservação da saúde do conjuntodos seus trabalhadores.

Outros materiais