Buscar

CIÊNCIAS SOCIAIS

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201608292875)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	 A observação participante é utilizada quando o pesquisador deseja ampliar o nível de apreensão do objeto social, o que permite dizer que: (SEPLAG 2010)
		
	
	Essa metodologia é recomendada em pesquisas de caráter econômico.
	
	A construção de diferentes discursos ideológicos isenta o pesquisador de um posicionamento político.
	
	A obsessão pela veracidade do discurso do pesquisador permite ampliar o nível de apreensão da pesquisa.
	
	O nível de apreensão do objeto da pesquisa decorre de um discurso puramente objetivo e absolutamente neutro.
	
	Tal método possibilita um mergulho na realidade com a valorização da entrevista.
		
	
	
	2a Questão (Ref.: 201608095193)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No que diz respeito às relações entre sociologia e mudanças sociais pode-se dizer que:
		
	
	A sociologia é uma ciência que visa apreender cada sociedade em um dado momento sem poder explicar suas transformações, que são objeto da História.
	
	A sociologia só e capaz de explicar as transformações derivadas das lutas entre as classes
	
	A questão das mudanças sociais é um tema que se tornou objeto de reflexão sociológica a partir do que se convencionou chamar ¿era pós-industrial¿ e globalização.
	
	A sociologia busca captar os fenômenos produzidos pelas ações de atores sociais que visam defender seus interesses e os fatos associados às reações e resistências àquelas ações
	
	Os estudos aos quais a sociologia se dedica fundamentam-se no princípio de que mudanças e transformações só podem ocorrer quando os vários segmentos ou estratos de uma sociedade se unem para promover ou viabilizar tais mudanças.
		
	
	
	3a Questão (Ref.: 201608290958)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	 Marque o conceito que melhor identifica a técnica pesquisa dos antropólogos que vão a campo vivenciar com o grupo a cultura pesquisada:
		
	
	Imaginação sociológica.
	
	Empirismo
	
	Relativismo cultural
	
	Etnografia
	
	Socialização
		 Gabarito Comentado.
	
	
	4a Questão (Ref.: 201608279044)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	 O ambiente exerce a sua influência mais direta sobre a cultura material ou tecnológica, mas não nos aspectos imateriais da cultura. Assim, podemos dizer que o ambiente não determina quais aspectos culturais?
		
	
	culinária, utensílios
	
	valores, costumes, crenças
	
	ferramentas, habitação
	
	máquinas, técnicas
	
	os objetos em geral
		 Gabarito Comentado.
	
	
	5a Questão (Ref.: 201608061797)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	 Para a questão que segue, leia as assertivas abaixo: I. É reflexivo, mas, estando limitado pela familiaridade com o objeto, não pode ser reduzido a uma formulação geral. A característica de assistemático baseia-se na "organização" particular das experiências próprias do sujeito cognoscente, e não em uma sistematização das idéias, na procura de uma formulação geral que explique os fenômenos observados, aspecto que dificulta a transmissão de pessoa a pessoa, desse modo de conhecer. É verificável, visto que está limitado ao âmbito da vida diária e diz respeito àquilo que se pode perceber no dia-a-dia. II. É sistemático, já que se trata de um saber ordenado logicamente, formando um sistema de idéias (teoria) e não conhecimentos dispersos e desconexos. Possui a característica da verificabilidade, a tal ponto que as afirmações (hipóteses) que não podem ser comprovadas não pertencem ao seu âmbito de análise e reflexão. Constitui-se em conhecimento falível, em virtude de não ser definitivo, absoluto ou final e, por este motivo, é aproximadamente exato: novas proposições e o desenvolvimento de técnicas podem reformular o acervo de teoria existente. III. Parte do princípio de que as "verdades" tratadas são infalíveis e indiscutíveis, por consistirem em "revelações" da divindade (sobrenatural). A adesão das pessoas passa a ser um ato de fé, pois a visão sistemática do mundo é interpretada como decorrente do ato de um criador divino, cujas evidências, não são postas em dúvida nem sequer verificáveis. Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, os tipos de conhecimentos ilustrados acima:
		
	
	I - Senso comum / II ¿ Marxista / III - Religioso
	
	I - Senso comum / II ¿ Científico / III - Religioso
	
	I - Senso comum / II - Religioso / III - Científico
	
	I ¿ Religioso / II - Religioso / III - Científico
	
	I - Senso comum / II - Filosófico / III ¿ Científico
		
	
	Simulado: CCJ0001_SM_201607419017 V.1 
	Aluno(a): SALIZA DEBORAH SILVA BARROS
	Matrícula: 201607419017
	Desempenho: 0,4 de 0,5
	Data: 07/10/2016 14:03:09 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201608095119)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Diferente do pensamento religioso e do mitológico, o pensamento filosófico procura explicar a vida a partir de características próprias. A filosofia explica a experiência humana a partir de duas características. Marque a alternativa que representa essas características.
		
	
	o uso da teologia e o do senso comum.
	 
	o uso da razão e de fenômenos naturais.
	
	o emprego da razão e o de teses míticas.
	
	o uso de lendas e mitos.
	
	o uso de mitos e de eventos sobrenaturais.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201608059363)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	(Unioeste 2011) Os discursos ou as teorias científicas são desenvolvidos através de um conjunto de técnicas e de experimentos no intuito de compreender ou resolver um problema anteriormente apresentado. As Ciências Sociais, por exemplo, possuem entre as suas diferentes missões o objetivo de investigar os problemas sociais que vivenciamos durante o nosso cotidiano. Levando isso em consideração, qual das respostas abaixo é a correta?
		
	
	O senso comum corresponde à popularização e à massificação das descobertas científicas após uma ampla divulgação.
	 
	O senso comum e o conhecimento científico correspondem a duas formas de entendimento excludentes e possuidoras de fronteiras intransponíveis
	
	O senso comum corresponde aos conhecimentos produzidos individualmente e que ainda não passaram por uma validação científica.
	
	O senso comum pode ser considerado um sinônimo da ignorância da população e uma justificativa para o atraso econômico.
	 
	O senso comum corresponde a um conhecimento não científico utilizado como solução para os problemas cotidianos, geralmente ele é pouco elaborado e sem um conhecimento profundo.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201608053453)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Apesar das inegáveis diferenças, as ciências sociais procuraram se firmar a partir do uso das metodologias das ciências naturais que tiveram grande avanço a partir do século XVIII. Sobre essas diferenças, podemos afirmar:
		
	
	Assim como nas ciências naturais, nas ciências sociais, dois pesquisadores em lugares distintos, em lugares distintos terão que chegar ao mesmo resultado, desde que seja usado o método científico correto.
	 
	As ciências sociais tratam de objetos complexos que mudam rapidamente e não podem ser isolados em laboratórios
	
	Não existem diferenças substanciais entre ciências sociais e ciências naturais.
	
	As ciências sociais tratam de objetos simples que mudam rapidamente e que não podem ser isolados em laboratório.
	
	As ciências sociais tratam de objetos simples que demoram a ser modificados e não podem ser isolados em laboratório
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201608331602)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	1) São pressupostos do Modo de Produção Capitalista, na análise de Karl Marx (HUNT, 2005):
I ¿ Na dinâmica do Capitalismo podem ocorrer crises cíclicas, algumas delas podem ser observadas na história recente, inclusive, porém, essas crises, não são um fenômeno inerente ao capitalismo.II ¿ Os Economistas clássicos, além do próprio Marx, reconheciam o papel fundamental da distribuição de renda para o equilíbrio da economia e como fator determinante dos preços das mercadorias.
III ¿ As FORÇAS PRODUTIVAS, segundo Marx, são as tecnologias de produção que envolvem conhecimento técnico, ferramentas, prédios e também as  matérias primas.
Somente é CORRETO o que se afirma nas afirmativas:
 
		
	
	I e II são falsas
	
	II e III são falsas
	
	I e III são verdadeiras
	 
	II e III são verdadeiras
	
	Todas são verdadeiras.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201607666299)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	¿Alguns índios que vivem no Parque Nacional do Xingu, como os Kamayurá, os Kalapalo, Trumai, Waurá etc, desprezam toda a reserva de proteínas existentes nos grandes mamíferos, cuja caça lhes é indeterminada por motivos culturais, e se dedicam mais intensamente à pesca e caça de aves. Os Kayabi, que habitam o Norte do mesmo Parque, são excelentes caçadores e preferem justamente os mamíferos de grande porte, com a anta, o veado, o caititu etc. ¿ (Roque Laraia). A descrição acima evidencia um tipo de pensamento típico do século XIX, no qual características mesológicas (clima, vegetação, etc.) determinariam comportamentos sociais. Como ficou conhecido, na Antropologia, esse tipo de pensamento?
		
	
	Determinismo biológico
	
	Determinismo social
	
	Determinismo econômico
	
	Determinismo cultural
	 
	Determinismo geográfico
		
	
1a Questão (Ref.: 201608103614)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em uma passagem de As aventuras do Barão de Munchausem, personagem do folclore alemão, ele e seu cavalo encontram-se atolados em um pantanal e, para sair dessa situação, o Barão puxa a si mesmo pelo cabelo, levantando-se, com sua montaria, do terreno movediço. Em mais de uma ocasião, os sociólogos usaram essa metáfora para aludir ao modo pelo qual os positivistas procuravam um método objetivo, neutro, livre das ideologias. Em oposição a essa suposta objetividade, Marx criticou veementemente os positivistas, uma vez que, para o autor,
		
	 
	o método deve contribuir não só para a interpretação, mas igualmente para a transformação social.
	
	a análise social, a partir da perspectiva do operariado, deve contribuir para a harmonia das relações sociais de produção.
	
	a análise das condições de vida do proletariado europeu do século XIX deve incidir sobre a crítica social, com vistas à reforma da sociedade burguesa.
	
	A neutralidade do pesquisador não se configura em um elemento importante no contexto da pesquisa;
	
	o método possui uma objetividade parcial, pois na escolha do objeto entra em ação a ideologia do autor, que não interfere, entretanto, na análise dos acontecimentos.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201608127814)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A luta de classes cumpre uma função importante: é ela que faz as mudanças sociais acontecerem. É portanto, o motor da história. Esta afirmação se refere ao pensamento de que autor?
		
	
	Auguste Comte.
	
	Charles Darwin.
	
	Émile Durkheim.
	 
	Karl Marx.
	
	Max Weber.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201607478880)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Marque a única alternativa certa. De acordo com a teoria de Karl Marx, a desigualdade social se explica pela(s)
		
	
	distribuição de riqueza de acordo com esforço de cada um no desempenho de seu trabalho.
	
	enriquecimento decorrente de intervenções de entidades divinas e/ou sobrenaturais.
	
	apropriação das condições de trabalho pelos homens mais capazes em contexto histórico, marcado pela igualdade de oportunidades
	
	diferenças de inteligência e habilidades inatas dos indivíduos, determinadas biologicamente.
	 
	divisão da sociedade em classes sociais, decorrente da separação entre proprietários e não proprietários dos meios de produção.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201608036094)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Um tema corrente na Sociologia, no tocante às relações trabalhistas, refere-se ao acúmulo desigual do capital e à luta existentes entre as diferentes classes sociais. Um dos autores clássicos da Sociologia acompanhou as mudanças causadas pela produção industrial, as desigualdades que dela resultaram e escreveu sobre o desenvolvimento do capitalismo. Estamos nos referindo à (adaptado de UNICENTRO 2012):
		
	 
	Karl Marx.
	
	Émile Durkheim.
	
	Augusto Comte.
	
	) Max Weber.
	
	Herbert Spencer.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201607472493)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Leia atentamente o texto abaixo:
"Os proprietários da simples força de trabalho e os proprietários do capital, cujas respectivas fontes de rendimento são o salário e o lucro, isto é, os trabalhadores assalariados e os capitalistas formam as duas grandes classes da sociedade moderna, baseada no regime capitalista de produção."
Quem é o autor da afirmativa acima?
		
	
	Max Weber
	
	Auguste Comte
	 
	Karl Marx
	
	Emile Durkheim
	
	Saint Simon
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	  FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
	
	Simulado: CCJ0001_SM_201607419017 V.1 
	Aluno(a): SALIZA DEBORAH SILVA BARROS
	Matrícula: 201607419017
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 14/11/2016 14:12:09 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201607469848)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Atualmente, uma jovem pode fumar em público, ceder um beijo ao namorado em plena luz do dia e usar calças compridas sem que sua reputação seja maculada. Em épocas passadas, uma jovem que fosse flagrada praticando uma dessas ações era estigmatizada e posta à margem da sociedade. Ao longo dos anos, percebemos uma mudança de ideias e comportamentos entre brasileiros. Podemos, portanto, afirmar que a cultura é:
		
	
	dinâmica porque os padrões de comportamento de uma sociedade são iguais a todas as outras.
	
	dinâmica porque é regida pela natureza e pelos seres divinos.
	 
	dinâmica porque os padrões de comportamento de uma sociedade podem mudar a partir de reflexões desenvolvidas dentro da própria cultura.
	
	dinâmica porque os governantes da sociedade impuseram novos comportamentos às mulheres.
	
	dinâmica porque as gerações passadas determinam comportamentos iguais da cultura.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201608292967)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Ueg 2013) A sociologia nasce no séc. XIX após as revoluções burguesas sob o signo do positivismo elaborado por Augusto Comte. As características do pensamento comtiano são:
		
	
	a sociedade humana atravessa três estágios sucessivos de evolução: o metafísico, o empírico e o teológico, no qual predomina a religião positivista.
	
	nenhuma das questões acima.
	
	a sociologia como ciência da sociedade, ao contrário das ciências naturais, não pode ser neutra porque tanto o sujeito quanto o objeto são sociais e estão envolvidos reciprocamente.
	 
	a sociedade é regida por leis sociais tal como a natureza é regida por leis naturais; as ciências humanas devem utilizar os mesmos métodos das ciências naturais e a ciência deve ser neutra.
	
	o processo de evolução social ocorre por meio da unidade entre ordem e progresso, o que necessariamente levaria a uma sociedade comunista.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201608199439)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Numa passagem do livro "Relativizando: uma introdução à AntropologiaSocial", de Roberto da Matta, o autor diz que "[...] cada sociedade humana conhecida é um espelho onde a nossa própria existência se reflete". Isto significa que precisamos adotar, em relação aos fenômenos culturais, o seguinte posicionamento:
		
	 
	Relativizador
	
	Evolucionista
	
	Positivista
	
	Determinista
	
	Organicista
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201608157424)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Nossas vivências pessoais estão em estreita conexão com as experiências de outros tantos indivíduos; isto porque nascemos e vivemos em sociedade, Entretanto, diferente de formigas, abelhas e outros animais em que tal processo é reduzido ao mais ínfimo pormenor por instintos hereditários rígidos, a relação indivíduo e sociedade depende de um aprendizado ao qual chamamos socialização. (MELLO, p. 24, grifos da autora). Marque o item CORRETO no que se refere ao processo de socialização:
		
	
	É a possibilidade de vivermos em total isolamento, uma vez que há como nos tornarmos seres humanos interagindo tão-somente com outros animais.
	 
	Na medida em que vamos crescendo e tomamos consciência de nós e dos outros, interagimos com um mundo que já existia antes de nós, e aqueles instintos, tão necessários nos primeiros anos de nossa vida, vão sendo moldados em função das exigências culturais presentes no interior de nossas sociedades.
	
	Amala e Kamala, as meninas lobo, são exemplo de que podemos nos tornar humanos apenas no convívio com animais.
	
	É a adoção de padrões de comportamento, normas, regras e valores do nosso mundo social. Eles começam na infância e prosseguem até a meia idade.
	
	Quando nascemos somos apenas um corpo biológico equipado de uma complexa e diversa capacidade de instintos necessários à nossa sobrevivência.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201608218202)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Dentre as ciências sociais, a que estuda o homem e o universo sociocultural analisando as inter-relações entre os diversos fenômenos sociais a partir de diferentes perspectivas teóricas, em especial notadamente as que têm como matriz conceitual as obras de Durkheim, Marx e Weber, é a:
		
	
	História
	
	Psicologia
	
	Ciência Política
	
	Antropologia
	 
	Sociologia

Continue navegando