Buscar

PARASITOLOGIA(1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PARASITOLOGIA
QUAL O CICLO DE VIDA PARASITORIO? DEFINA TERMOS COMO MONOXENO E HETEROXENO.
Ciclo de vida=>Conjunto de transformações sofridas pelo parasita, que se sucedem no mesmo hospedeiro ou em vários, com ou sem passagem pelo meio exterior e que permitem ao parasita atingir a forma adulta da geração seguinte.
Ciclo monoxénico ou ciclo de vida directo Quando um só hospedeiro está envolvido no ciclo de vida
Ciclo heteroxénico ou ciclo de vida indirecto Quando é necessário a passagem por dois ou mais hospedeiros.... ambos podem ser eurixeno *(ampla gama de hospedeiros.....estenoxeno (parasita hospedado em um único hospedeiro,,,
 QUAIS AS FORMAS DE TRYPANOSSOMA CRUZI PODE SER ENCONTRADO AO LONGO DO CICLO DE VIDA? EXPLIQUE O CICLO. 
O ciclo de vida do Trypanosoma cruzi se inicia quando o barbeiro, ao se alimentar do sangue do hospedeiro vertebrado, elimina, em suas fezes e urina, o parasito em sua forma alongada (tripomastigotas). Através de mucosas ou por ferimentos na pele, estes infectam células do hospedeiro.. No interior destas, o parasito ganha forma arredondada (amastigotas), multiplicando-se por divisão binária. Quando as células estão repletas de parasitos, eles novamente mudam de forma.e com a ruptura da célula hospedeira disseminam-se pela corrente sanguínea, sendo capazes de infectar novos tecidos e órgãos. Se o indivíduo ou animal infectado serem picado pelo barbeiro, os parasitos em seu sangue podem ser transmitidos ao inseto. No intestino deste, mudam mais uma vez de forma (epimastigotas), multiplicam-se e tornam-se, novamente, formas infectantes, que são eliminadas junto com as fezes e a urina do inseto. Fecha-se, assim, o ciclo.
QUAIS AS FORMAS DE TRANMISSAO DA TRICOMONIASE? A tricomoníase é uma doença de transmissão sexual da vagina e da uretra causada por Trichomonas vaginalis, um organismo unicelular com um flagelo semelhante a um chicote.,,,,monóxeno,,,,acidental ( vestes ,,higiene,,,) relação sexual.
 QUAIS AS FORMAS QUE A LISHOMANIOSE PODE MANIFESTAR EM HUMANOS? QUAIS AS MEDIDAS PARA EVITAR ESTA ENFERMIDADE? A leishmaniose é uma doença não contagiosa causada por parasitas ( protozoário Leishmania) que invadem e se reproduzem dentro das células que fazem parte do sistema imunológico (macrófagos) da pessoa infectada.,,,,(AMASTIGOTA E PROMASTIGOTA)
Esta doença pode se manifestar de duas formas: leishmaniose( tegumentar ou cutânea) e a leishmaniose( visceral ou calazar.)  A leishmaniose tegumentar ou cutânea é caracterizada por lesões na pele, podendo também afetar nariz, boca e garganta (esta forma é conhecida como “ferida brava”). A visceral ou calazar, é uma doença sistêmica, pois afeta vários órgãos, sendo que os mais acometidos são o fígado, baço e medula óssea. Sua evolução é longa podendo, em alguns casos, até ultrapassar o período de um ano. MEDIDAS P EVITAR A DOENÇA É....tratamento dos doentes,,,,controle dos vetores flebotomineos e dos reservatórios.... telas e cortinas nas janelas.
 
EXPLIQUE AS MEDIDAS PROFILATICAS PARA GIARDIASE RELACIONE COM O CICLO DE VIDA DESTE PROTOZOARIO PARASITA? ingerir alimentos bem lavados e/ou cozidos; Lavar as mãos antes das refeições e após o uso de sanitários;  higiene pessoal, ,Construção de fossas e redes de esgotos;  beber água filtrada e/ou fervida; Tratar as pessoas doentes..
No intestino delgado os trofozoitos sofrem divisão binária e chegam a luz do intestinos onde ficam livres e aderidos a mucosa intestinal pó mecanismo de sucção,a formação do parasita ocorre quando o parasita transita o colon e nesse stagio o cisto são encontrados nas fezes,,,,,,no ambiente pode sobreviver meses na água fria, através de sua espessa camada.
6. QUAIS OS SINTOMAS DE UMA DESINTERIA AMEBIANA? QUAIS OS PRINCIPAIS ORGAOS QUA PODEM SER INFECTADO? sintomas frequentes são as dores intestinais, náuseas e vômitos,,,, No fígado no baço ou cérebro.
7. DEFINA A BALANTDIASE? A balantidíase é uma zoonose que também acomete o ser humano. O homem é muito resistente a essa infecção e a maioria das pessoas infectadas permanecem assintomáticas. Por isso, a manifestação da doença é rara, embora os portadores da infecção possam ser em número muito maior.
A balantidíase é causada por um protozoário intestinal denominado Balantidium coli, cujo hospedeiro natural é o porco, sendo o homem um hospedeiro acidental. Esse germe tem a forma oval, vive especialmente nas regiões cecal e sigmoidea do intestino grosso e desloca-se graças ao movimento de cílios. A forma cística raramente está presente nas fezes humanas, mas pode ser encontrada na evacuação de porcos parasitados. A balantidíase ocorre pela ingestão de líquidos ou alimentos contaminados com cistos do protozoário. Geralmente o homem se contamina quando ingere carne de porco mal cozida, mas eventualmente pode ocorrer contaminação por meio da água ingerida pelo homem por fezes de porcos infectados. Por isso, indivíduos que têm contato com porcos (criadores, trabalhadores em matadouros, açougueiros, etc.) constituem o grupo de maior risco.
8. EXISTEM SEMMEHANÇAS ENTRE OS MEIOS DE PREVENIR A GIARDIASE AMEBIASE E A BALANTIDIASE? ARGUMENTE COM BASE NO CICLO DE VIDA? Sim,,
QUAIS OS SINTOMAS DA MALARIA E A PRINCIPAL FORMA DE CONTAMINAÇÃO?
 Febre e calafrios, sudorese, ,calor, Dores no corpo, de cabeça, abdominais e musculares , fraqueza, mal estar,,,, Geral: Náuseas , Vômitos, Tremores fortes que podem durar de 15 minutos a 1 hora. Compartilhamento de seringas,,,transmissão congênita,,,acidentes de trabalho.contaminaçao de funcionários hospitais e laboratórios,
A transmissão da malária é feita pela picada do mosquito Anopheles .
10. EXPLIQUE O CICLO DE VIDA DO PLASMODIUM SP.MENCIONANDO AS FORMAS NOS HOSPEDEIROS DEFINITIVO OU iNTERMEDIARIOS?
Cciclo esquizogônico:: assexuado ( homem ),,,portadores de gametócitos, possibilitam a transmissão da doença,,
Ciclo esporogonico: sexuado (inseto) ,,,,ingestão de gametocitos

Continue navegando