Buscar

Português 4 fase

Prévia do material em texto

Português 4 fase
	terça, 17 abril 2018, 21:22
	Tempo empregado
	1 segundo
	Avaliar
	6,50 de um máximo de 10,00(65%)
Questão 1
Correto
Marcado 1,00 de 1,00
Texto da questão
A respeito da relação entre professor, aluno e conhecimento, assinale a opção correta.
Selecione um:
a. Quanto mais os alunos se comportem e pensem como o professor, mais positivo e harmônico será o relacionamento entre eles em sala de aula.
b. Nos anos iniciais do ensino fundamental, a relação entre professor e aluno torna-se positiva à medida que este se reconhece como independente daquele para a construção do conhecimento, cabendo ao professor o papel de mediador. 
c. O professor deve evitar envolver-se afetivamente com os alunos, para que estes efetivamente exerçam a autonomia no processo de aprendizagem.
d. O professor que valoriza os erros do aluno para corrigi-los em uma próxima ocasião adota uma prática pedagógica progressista, que aproxima o aluno e o professor.
e. Atividades pedagógicas voltadas para as habilidades de classificação, comparação ou dedução são incapazes de despertar interesse no estudante do ensino fundamental.
Feedback
A resposta correta é:
Nos anos iniciais do ensino fundamental, a relação entre professor e aluno torna-se positiva à medida que este se reconhece como independente daquele para a construção do conhecimento, cabendo ao professor o papel de mediador.
.
Questão 2
Correto
Marcado 1,00 de 1,00
Texto da questão
Leia atentamente o texto a seguir.
Texto 1-  UM EM CADA 4 BRASILEIROS CONSEGUE COMPREENDER O TEXTO QUE LÊ  
Apenas 26% da população brasileira com mais de 15 anos têm domínio pleno das habilidades de leitura e escrita. Isso significa que somente um em cada quatro jovens e adultos consegue compreender totalmente as informações contidas em um texto e relacioná-las com outros dados.
O restante são os chamados analfabetos funcionais, que “mal conseguem identificar enunciados simples, sendo incapazes de interpretar texto mais longo ou com alguma complexidade”, aponta estudo Inaf (Indicador Nacional de Analfabetismo Funcional), feito pelo Instituto Paulo Montenegro, que é ligado ao Ibope. Segundo o trabalho, o Brasil possui 16 milhões de analfabetos com mais de 15 anos (9% da população).
Em contraponto, a pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil” diz que 67% dos brasileiros têm interesse pela leitura. O Plano Nacional do Livro, Leitura e Biblioteca – Fome de Livro, do governo federal, considera que as pessoas têm vontade de ler e, para estimular o hábito, agirá em várias frentes.
Uma delas é zerar o número de cidades brasileiras sem uma biblioteca. A outra é criar uma polí- tica federal centralizada para aumentar a leitura. A democratização do acesso ao livro se dará por meio das bibliotecas públicas, da revitalização das 5.000 bibliotecas existentes, construção de acervos básicos infanto-juvenis, proliferação de centros de inclusão digital, livrarias e realização de campanhas de distribuição de livros.
[...] Segundo pesquisa encomendada pela Câmara Brasileira do Livro e pelo Sindicato Nacional de Editores de Livros em 2001, 61% dos brasileiros adultos alfabetizados têm muito pouco ou nenhum contato com os livros, não existem livrarias em 89% dos municípios brasileiros e 6,5 milhões de pessoas não têm condições financeiras de comprar um livro. De acordo com o Mapa do Analfabetismo no Brasil, produzido pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), 35% dos analfabetos brasileiros já frequentaram a escola.
O título do projeto é uma homenagem a um de seus idealizadores, o poeta Waly Salomão, que costumava dizer: o povo tem fome de comida e de livros. “O governo criou o Fome Zero para combater a fome e a miséria que têm, como eixos estruturantes, a educação e a cultura”. [...]
UOL – EDUCAÇÃO, 30 set. 2004. (Adaptado) As informações são da Agência Brasil.
Nos três primeiros parágrafos do Texto I, a matéria contrapõe duas pesquisas sobre a relação do povo brasileiro e a leitura com o objetivo de _______________________. 
Selecione um:
a. evidenciar a ideia de que o analfabetismo não é consequência da falta de interesse na leitura.
b. criticar a inoperância do Governo no combate ao analfabetismo no país. 
c. valorizar as pessoas que realmente lutaram pelo ideal da leitura, como o poeta Wally Salomão.
d. apontar as deficiências do sistema educacional brasileiro em determinadas regiões do país. 
e. reconhecer a importância de se ter uma livraria em cada um dos municípios brasileiros.
Feedback
A resposta correta é:
criticar a inoperância do Governo no combate ao analfabetismo no país.
.
Questão 3
Completar
Marcado 0,50 de 3,00
Texto da questão
Desenvolva um texto reflexivo confrontando o ensino de língua materna pela gramática tradicional e a análise linguística.
Antes de entrarmos definitivamente em nosso estudo a respeito do ensino da língua materna, precisamos esclarecer que, ao assumirmos o ensino da língua portuguesa como língua materna no Brasil, partimos do pressuposto de que todo brasileiro tem como língua materna o português, o que nem sempre é verdade, como visto no livro didático. Uma criança que nasce surda não terá o português como língua materna. Uma criança que nasce em uma comunidade indígena Kaingang terá como língua materna o kaingang, não o português ( a não ser em casos de miscigenações, que leva ao bilinguismo ou a aquisição de outra língua). 
Cometários
Comentário:
Não era essa a proposta de discussão. O objetivo central era discutir o ensino de lingua materna confrontando a gramática tradicional e a análise linguística.
Questão 4
Correto
Marcado 1,00 de 1,00
Texto da questão
Analise as afirmativas a seguir considerando o que você estudou em relação à apropriação da linguagem.
              I.        O domínio da língua, oral ou escrita, é fundamental para a participação social efetiva, pois é por meio dela que o homem se comunica, tem acesso à informação, expressa e defende pontos de vista, partilha ou constrói visões de mundo, produz conhecimento. Por isso ao ensiná-la, a escola tem responsabilidade parcial de garantir a todos os seus alunos o acesso aos saberes linguísticos, necessários para o exercício de cidadania.
            II.        A voz, o diálogo e a articulação constituem os aspectos que caracterizam a linguagem humana.
           III.        A finalidade do ensino de Língua Portuguesa é a expansão das possibilidades do uso da linguagem e, portanto, as capacidades a serem desenvolvidas estão relacionadas às quatro habilidades básicas: falar, escutar, ler e escrever.
          IV.       O significado de linguagem não se limita à capacidade humana de comunicar-se entre os seus semelhantes, trata-se de um conceito mais abrangente. É através da linguagem que as pessoas comunicam seus sentimentos e pensamentos, trocam informações, criam arte e ciência. 
Selecione um:
Selecione um:
a. Apenas as alternativas I e II estão corretas.  
b. Apenas as alternativas II,  III e IV estão corretas.   
c. Apenas as alternativas I e III estão corretas. 
d. Todas as alternativas estão corretas.  
e. Apenas as alternativas II e III estão corretas. 
Feedback
A resposta correta é:
Apenas as alternativas II,  III e IV estão corretas.  
.
Questão 5
Correto
Marcado 1,00 de 1,00
Texto da questão
Considerando o que você aprendeu em nossa Unidade 2 sobre o conceito de professor mediador, identifique a característica que não se vincula ao perfil desse professor:
Selecione um:
a. Não considera as diferenças individuais dos alunos. 
b. Intermediário entre o sujeito e a realidade, entre o aluno e o saber.
c. Leva o aluno a pensar, a buscar caminhos para aprender.
d. Parceiro no processo de aprendizagem.
e. Favorece o progresso do aluno e compartilha as experiências de aprendizagem, desenvolvendo aprendizagens significativas.
Feedback
A resposta correta é:
Não considera as diferenças individuais dos alunos.
.
Questão 6
Correto
Marcado 1,00 de 1,00
Texto da questãoResponda V para verdadeiro e F para falso:
(     ) A linguagem verbal é aquela que se utiliza da palavra na transmissão da mensagem.
(     ) As histórias em quadrinhos, geralmente, apresentam linguagem verbal e não-verbal.
(     ) As placas de trânsito se utilizam de linguagem verbal.
(     ) Linguagem verbal é aquela que transmite mensagens através de palavras e gestos.
(     ) Os gestos, os símbolos, os desenhos, as placas são exemplos de linguagem não-verbal.
 
Selecione um:
a. V, F, F, F, V
b. F, V, V, F, F
c. V, V, F, F, V 
d. F, V, F, F, V
e. V, V, F, V, V
Feedback
A resposta correta é:
V, V, F, F, V
.
Questão 7
Correto
Marcado 1,00 de 1,00
Texto da questão
Leia o texto a seguir.
O ensino de Língua Portuguesa tem sido, desde os anos 70, o centro da discussão acerca da necessidade de melhorar a qualidade de ensino no país. O eixo dessa discussão no ensino fundamental centra-se, principalmente, no domínio da leitura e da escrita pelos alunos, responsável pelo fracasso escolar que se expressa com clareza nos dois funis em que se concentra a maior parte da repetência: na primeira série (ou nas duas primeiras) e na quinta série. No primeiro, pela dificuldade de alfabetizar; no segundo, por não se conseguir levar os alunos ao uso apropriado de padrões da linguagem escrita, condição primordial para que continuem a progredir.
Na década de 60 e início da de 70, as propostas de reformulação do ensino de Língua Portuguesa indicavam, fundamentalmente, mudanças no modo de ensinar, pouco considerando os conteúdos de ensino. Acreditava-se que valorizar a criatividade seria condição suficiente para desenvolver a eficiência da comunicação e expressão do aluno. O ensino de Língua Portuguesa orientado pela perspectiva gramatical ainda parecia adequado, dado que os alunos que frequentavam a escola falavam uma variedade linguística bastante próxima da chamada variedade padrão e traziam representações de mundo e de língua semelhantes às que ofereciam livros e textos didáticos.
A nova crítica do ensino de Língua Portuguesa, no entanto, só se estabeleceria mais consistentemente no início dos anos 80, quando as pesquisas produzidas por uma linguística independente da tradição normativa e filológica e os estudos desenvolvidos em variação linguística e psicolinguística, entre outras, possibilitaram avanços nas áreas de educação e psicologia da aprendizagem, principalmente no que se refere à aquisição da escrita. Este novo quadro permitiu a emersão de um corpo relativamente coeso de reflexões sobre a finalidade e os conteúdos do ensino de língua materna. Identifique as críticas que se aplicam ao ensino tradicional de português.
I - a consideração da realidade e dos interesses dos alunos;
II-  a excessiva escolarização das atividades de leitura e de produção de texto; 
III-  o uso do texto como expediente para ensinar valores morais e como pretexto para o tratamento de aspectos gramaticais; 
IV-  a excessiva valorização da gramática normativa e a insistência nas regras de exceção, com o consequente preconceito contra as formas de oralidade e as variedades não-padrão;
V-   o ensino descontextualizado da metalinguagem, normalmente associado a exercícios mecânicos de identificação de fragmentos linguísticos em frases soltas; 
VI-  valorizar a língua falada pelo aluno, considerando que a gramática não deve ser tida como uma verdade única, absoluta e acabada antes, porém seus conceitos devem ser relativizados, para que alcance o educando do século XXI.
Selecione um:
a. I, III e V
b. II, III, IV, VI
c. I e VI
d. II, III, IV, V 
e. I, III, IV, VI
Feedback
A resposta correta é:
II, III, IV, V
.
Questão 8
Incorreto
Marcado 0,00 de 1,00
Texto da questão
Leia os textos a seguir:
Com base nos textos 1 e 2, é correto afirmar que o tempo de recepção típico da televisão como veículo de comunicação estimula a ____________________.
Selecione um:
a. atenção concentrada do telespectador em determinado assunto, uma vez que os recursos expressivos próprios do meio garantem a motivação necessária para o foco em determinado assunto.
b. contemplação das imagens animadas como meio de reflexão acerca do estado de coisas do mundo contemporâneo, traduzido em forma de espetáculo. 
c. especialização do conhecimento, com vistas a promover uma difusão de valores e princípios amplos, com espaço garantido para a diferença cultural como capital simbólico valorizado.
d. fragmentação e o excesso de informação, que evidenciam a opacidade do mundo contemporâneo, cada vez mais impregnado de imagens e informações superficiais.
e. reflexão crítica do telespectador, uma vez que permite o acesso a uma sequência de assuntos de interesse público que são apresentados de forma justaposta, o que permite o estabelecimento de comparações.
Feedback
A resposta correta é:
fragmentação e o excesso de informação, que evidenciam a opacidade do mundo contemporâneo, cada vez mais impregnado de imagens e informações superficiais.
.
D2
	Avaliar
	8,80 de um máximo de 10,00(88%)
Questão 1
Correto
Marcado 1,00 de 1,00
Texto da questão
A produção escrita, assim como a leitura, também pode ser estudada como um processamento cognitivo e como tal exige um planejamento para garantir a proficiência dessa atividade.  Identifique a alternativa que corrobora com os passos que devem ser considerados durante o planejamento da produção escrita segundo Garcez.
Selecione um:
a. Sinalizar os objetivos; definir o assunto; definir o gênero mais adequado aos objetivos; identificar o receptor do texto; identificar o idioma a ser utilizado; e apropriar-se das condições de produção do texto: tempo, apresentação e formato. 
b. Sinalizar os objetivos; definir o assunto; definir o gênero mais adequado aos objetivos; identificar o receptor do texto; identificar a linguagem a ser utilizada; apropriar-se das condições de produção do texto: tempo, apresentação e formato; e definir o grau de subjetividade ou de impessoalidade a ser atingido. 
c. Sinalizar os objetivos; definir o assunto; definir o gênero mais adequado aos objetivos; identificar o emissor do texto; identificar a linguagem a ser utilizada; apropriar-se das condições de produção do texto: tempo, apresentação e formato; e definir o grau de subjetividade ou de impessoalidade a ser atingido.
d. Aumentar o conhecimento sobre os usos da linguagem da língua materna, entendendo não tratar-se apenas em um exercício intelectual, mas acima de tudo de uma experiência de vida. Nossa língua faz parte de nosso contexto de mundo.
e. Sinalizar os objetivos; definir o assunto; definir o gênero mais adequado aos objetivos; identificar o emissor do texto; identificar o idioma a ser utilizado; apropriar-se das condições de produção do texto: tempo, apresentação e formato; e definir o grau de subjetividade ou de impessoalidade a ser atingido.
Feedback
A resposta correta é:
Sinalizar os objetivos; definir o assunto; definir o gênero mais adequado aos objetivos; identificar o receptor do texto; identificar a linguagem a ser utilizada; apropriar-se das condições de produção do texto: tempo, apresentação e formato; e definir o grau de subjetividade ou de impessoalidade a ser atingido.
.
Questão 2
Correto
Marcado 1,00 de 1,00
Texto da questão
Novas demandas no ensino de Língua Portuguesa conferem à leitura e à escrita importância nunca antes alcançada; todavia, em um mundo no qual a aquisição de informação torna-se um diferencial significativo, não basta mais somente aprender a ler e a escrever, é preciso ir além, fazer uso da língua como prática social, um “instrumento” que nos permite interagir e nos situar em nossa vida cotidiana. Para tanto, faz-se necessário que os referenciais pedagógicos visualizem o ensino escolar como um processo contínuo de apropriação das práticas sociais, as quais se manifestam através de textos (verbais e não-verbais) que transitam nos diversos espaços públicos e formais. Com base no que você estudou em nossa Unidade 3, analise as afirmativas a seguir considerandoaspectos relacionados à apropriação da linguagem.
 
              I.        O domínio da língua, oral ou escrita, é fundamental para a participação social efetiva, pois é por meio dela que o homem se comunica, tem acesso à informação, expressa e defende pontos de vista, partilha ou constrói visões de mundo, produz conhecimento. Por isso ao ensiná-la, a escola se exime da responsabilidade de garantir a todos os seus alunos o acesso aos saberes linguísticos, necessários para o exercício de cidadania, direito inalienável de todos.
            II.        Expandir o uso da linguagem constitui um dos objetivos do ensino da língua materna.
           III.        A finalidade do ensino de Língua Portuguesa é a expansão das possibilidades do uso da linguagem e portanto, as capacidades a serem desenvolvidas estão relacionadas às quatro habilidades básicas: falar, escutar, ler e escrever.
          IV.        O professor não deve ser mero transmissor do conhecimento, contribuindo para que diferentes linguagens sejam exploradas em sala de aula.
Selecione um:
a. Todas as alternativas estão corretas. 
b. As alternativas II , III e IV estão corretas.  
c. Apenas as alternativas I e II estão corretas. 
d. Apenas as alternativas I e IV estão corretas. 
e. Apenas a alternativa IV está correta. 
Feedback
A resposta correta é:
As alternativas II , III e IV estão corretas. 
.
Questão 3
Correto
Marcado 1,00 de 1,00
Texto da questão
Leia o anúncio a seguir.
Na parte superior do anúncio, há um comentário escrito à mão que aborda a questão das atividades linguísticas e sua relação com as modalidades oral e escrita da língua. Esse comentário deixa evidente uma posição crítica quanto a usos que se fazem da linguagem, enfatizando ser necessário ______________________.  
Selecione um:
a. conhecer gêneros mais formais da modalidade oral para a obtenção de clareza na comunicação oral e escrita. 
b. dominar as diferentes variedades do registro oral da língua portuguesa para escrever com adequação, eficiência e correção.
c. utilizar recursos mais expressivos e menos desgastados da variedade padrão da língua para se expressar com alguma segurança e sucesso. 
 
d. implementar a fala, tendo em vista maior desenvoltura, naturalidade e segurança no uso da língua.
e. empregar vocabulário adequado e usar regras da norma padrão da língua em se tratando da modalidade escrita.  
Feedback
A resposta correta é:
empregar vocabulário adequado e usar regras da norma padrão da língua em se tratando da modalidade escrita. 
.
Questão 4
Incorreto
Marcado 0,00 de 1,00
Texto da questão
Analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.
I-             Busca-se no ensino de língua portuguesa como língua materna a valorização de práticas discursivas e o aprimoramento do conhecimento gramatical como recurso de análise linguística, não como objeto de ensino, mas, principalmente, na formação de um sujeito crítico que utiliza suas competências comunicativas com adequação aos diferentes discurso/textos que produz.
II-            A ação do professor deve se restringir ao espaço da sala de aula.
III-           A educação, como processo de aquisição e/ou construção de conhecimentos que contribui para o desenvolvimento cognitivo e comportamental, pode ocorrer em diferentes circunstâncias, sendo que a forma como ela se processa e a sua qualidade é inerente ao espaço onde ela se dá. As salas de aulas são consideradas como ambientes convencionais de ensino, o que significa dizer que os espaços fora de sala de aula podem ser classificados, de acordo como propõem Xavier e Fernandes (2008), como espaços não-convencionais de ensino. A sala de aula, como afirmam esses autores, é um espaço físico dinamizado pela relação pedagógica, mas não é o único espaço da ação educativa. A utilização de diferentes espaços culturais permite que o mundo faça parte da sala de aula, transformando-se em um poderoso recurso didático.
IV-          As práticas de reflexão sobre a língua, a linguagem, o texto e o discurso não deve se restringir a resolução de exercícios gramaticais.
V-           A leitura deve ser encarada como uma atividade de interlocução entre leitor e autor, situando-se num uso social. As atividades devem se restringir à localização de informações no texto. O ensino de leitura não deve permitir que o leitor desenvolva habilidades de análise do texto, conhecimento sobre a estrutura da língua e do vocabulário, e possa fazer inferências e conviver com palavras desconhecidas ou cujo significado é vago durante a leitura.
 
Selecione um:
a. V, F, V, F, V 
b. V, F, V, V, F
c. F, V, F, V, F
d. F, F, V, F, V
e. V, V, V, V, F
Feedback
A resposta correta é:
V, F, V, V, F
.
Questão 5
Correto
Marcado 1,00 de 1,00
Texto da questão
O hipertexto permite – ou, de certo modo, em alguns casos, até mesmo exige – a participação de diversos autores na sua construção, a redefinição dos papéis de autor e leitor e a revisão dos modelos tradicionais de leitura e de escrita. Por seu enorme potencial para se estabelecerem conexões, ele facilita o desenvolvimento de trabalhos coletivamente, o estabelecimento da comunicação e a aquisição de informação de maneira cooperativa.
Embora haja quem identifique o hipertexto exclusivamente com os textos eletrônicos, produzidos em determinado tipo de meio ou de tecnologia, ele não deve ser limitado a isso, já que consiste numa forma organizacional que tanto pode ser concebida para o papel como para os ambientes digitais. É claro que o texto virtual permite concretizar certos aspectos que, no papel, são praticamente inviáveis: a conexão imediata, a comparação de trechos de textos na mesma tela, o “mergulho” nos diversos aprofundamentos de um tema, como se o texto tivesse camadas, dimensões ou planos.
RAMAL, A. C. Educação na cibercultura: hipertextualidade, leitura, escrita e aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002.
Considerando-se a linguagem específica de cada sistema de comunicação, como rádio, jornal, TV, internet, segundo o texto, a hipertextualidade configura-se como um(a)
 
Selecione um:
a. elemento originário dos textos eletrônicos.
b. conexão imediata e reduzida ao texto digital.
c.
modelo de leitura baseado nas informações da superfície do texto.
d. novo modo de leitura e de organização da escrita. 
e. estratégia de manutenção do papel do leitor com perfil definido.
Feedback
A resposta correta é:
novo modo de leitura e de organização da escrita.
.
Questão 6
Completar
Marcado 2,80 de 3,00
Texto da questão
A charge é um tipo de ilustração que geralmente apresenta um discurso humorístico e está presente em revistas e principalmente jornais. Trata-se de desenhos elaborados por cartunistas que captam de maneira perspicaz as diversas situações do cotidiano, transpondo para o desenho algum tipo de crítica, geralmente permeada por fina ironia.
Mas o que tem a charge a ver com a linguagem? A resposta para essa pergunta é: Tudo! A charge não se resume a uma imagem, engana-se quem acha que ela nada mais é do que uma piada gráfica. Não é por acaso que elas são normalmente publicadas em meio a artigos de opinião e cartas de leitores. A charge constitui um gênero textual interessante, que combina a linguagem verbal e a não verbal, e pode indicar opiniões e juízos de valores por parte do chargista.
Ao analisarmos uma charge, podemos perceber que nela estão inscritas diversas informações construídas a partir de um interessante processo intertextual que obriga o interlocutor a fazer inferências e a construir analogias, elementos sem os quais a compreensão textual ficaria comprometida. 
 A partir da leitura da charge a seguir e desenvolva um parágrafo crítico em relação ao uso de diferentes linguagens no ambiente escolar. Lembre-se que você deverá desenvolver um texto pessoal. Não serão aceitas cópias de internet.
 
Sabemos que tudo começa pela linguagem materna com suas quatro habilidades básicas:  a leitura, a escrita, compreesão oral( escrita) e prdução orala (fala).Mesmo sendo fundamental isso se torna um pouco mecanicista. Por isso  As Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil, sugerem que uma ampla competência comunicariva se torna mais viável se forem devidademtes exploradas, mas como isso pode ser feito? Através de diversas atividades tanto ao ar livre ou em laboratórios, individuais ou em gupos, mas que essas atividades possam ser escohidas tanto pelo professor quanto pelo aluno para que desenvolva a curiosidade, a imaginação a sua capacidade de expressão através de gestos, linguagens corporal, plástica, verbal, musical, escrita, oral ou por desenhos, etc.. mas isso só será possível com o rompimento daquee universo limitado a exploração as folhas aos livros, sendo assim comseguimos enxergar toda a diferença para a aprendizagem da língua materna, que em sua plenitude necessita de espaços e recursos mais abrangetes. Ainda nos dias atuais é muito comum, encontraros pessoas com dificuldades em falar em público, não desenham, não dançam, não cantam pois alegam não saber. Talvez essas situações aconteceriam com menos frequência , se na infância fosse rompido aquele universo limitado aos cadernos e livros, etc.  A visão que eu tive da charge, foi de um professor "autoritário", onde só ele fala e os alunos escutam, limitando o ensino a linguagem mater, foi isso que a charge me trasmitiu.
Cometários
Comentário:
Você captou bem a ideia central da charge. Sugiro rever alguns aspectos ortográficos de seu texto.
Questão 7
Correto
Marcado 1,00 de 1,00
Texto da questão
Não se pode discutir o ensino da língua sem levar em conta, no caso do Brasil, uma variável fundamental: a classe social. Esta é responsável pela presença na escola de uma multilplicidade de variedades linguísticas com predominância dos dialetos populares. Dell Hymes criou o conceito citado no título a partir da necessidade do falante de entender e usar as variedades de acordo com o contexto linguístico e social. A modalidade popular de Língua Portuguesa não está sendo bem trabalhada na escola, que se baseia na norma culta e no dialeto de prestígio como objetivo. E não consegue realizar este objetivo. O estudo das variedades da Língua Portuguesa, com a ajuda das teorias sociolinguísticas, é necessário para conhecer as distâncias e divergências entre o dialeto popular e de prestígio. Aliás, o comportamento da escola reforça a estigmatização dos dialetos populares. O cerne do problemas do ensino de Língua Portuguesa não seriam os métodos e técnicas e não estaria afeito a planejadores e pedagogos. Manipular técnicas sem ter conteúdo é operar no vazio. Este tema é do âmbito dos linguistas e professores de Língua Portuguesa, que não devem apenas se indagar o que fazer mas procurar entender o que está acontecendo, aplicando seu instrumento teórico para resolver o problema prático. A partir dessas considerações, analise as afirmativas a seguir considerando o que você estudou em relação às habilidades linguísticas exploradas no desenvolvimento da competência comunicativa.
I- A competência comunicativa é a capacidade do usuário da língua de produzir e compreender textos adequados à produção de efeitos de sentido desejados em situações específicas e concretas de interação comunicativa.
II- A competência comunicativa  é a capacidade de utilizar os enunciados da língua em situações concretas de comunicação oral e escrita.
III- A competência comunicativa envolve a competência linguística ou gramatical para produzir frases que sejam vistas não só como pertencentes à língua, mas apropriadas ao que se quer dizer em dada circunstância.
IV- A competência comunicativa envolve habilidades que exploram atividades como a   leitura, a  escrita, a compreensão oral, a produção oral, as tecnologias de informação e comunicação (TIC), além de explorar diferentes formas de comunicação como dança, teatro, linguagem plástica, música, imagens entendendo que a leitura de mundo passa também pela interpretação de outras formas de linguagens. 
 
Selecione um:
a. Todas as alternativas estão corretas.  
b. Apenas as alternativas I e IV estão corretas. 
c. Apenas a alternativa IV está correta. 
d. Apenas as alternativas II e III estão corretas.
e. Apenas as alternativas I e II estão corretas. 
Feedback
A resposta correta é:
Todas as alternativas estão corretas. 
.
Questão 8
Correto
Marcado 1,00 de 1,00
Texto da questão
Com base nos conhecimentos que você tem sobre os critérios que garantirão que o livro didático figure no Guia dos Livros Didáticos, identifique a alternativa que melhor aponta os critérios apresentados pelo MEC:
Selecione um:
a. Correção dos conceitos, informações e procedimentos propostos; coerência e adequação da abordagem teórico-metodológica; adequação do projeto gráfico e da estrutura editorial aos objetivos da coleção; adequação das especificidades do manual do professor; respeito a princípios éticos necessários à construção da cidadania e de preceitos legais e jurídicos; atendimento às especificidades da disciplina; não utilização de material escolar como veículo de publicidade ou de difusão de marcas; fazer doutrinação religiosa ou política; não veicular qualquer forma de preconceito ou discriminação.
b. Correção dos conceitos, informações e procedimentos propostos; coerência e inadequação da abordagem teórico-metodológica; adequação do projeto gráfico e da estrutura editorial aos objetivos da coleção; adequação das especificidades do manual do professor; respeito a princípios éticos necessários à construção da cidadania e de preceitos legais e jurídicos; atendimento às especificidades da disciplina; não utilização de material escolar como veículo de publicidade ou de difusão de marcas; não fazer doutrinação religiosa ou política; não veicular qualquer forma de preconceito ou discriminação.
c. Correção dos conceitos, informações e procedimentos propostos; coerência e adequação da abordagem teórico-metodológica; adequação do projeto gráfico e da estrutura editorial aos objetivos da coleção; adequação das especificidades do manual do professor; respeito a princípios éticos necessários à construção da cidadania e de preceitos legais e jurídicos; atendimento às especificidades da disciplina; não utilização de material escolar como veículo de publicidade ou de difusão de marcas; não fazer doutrinação religiosa ou política; corroborar com qualquer forma de preconceito ou discriminação.
d. Correção dos conceitos, informações e procedimentos propostos; coerência e adequação da abordagem teórico-metodológica; adequação do projeto gráfico e da estrutura editorial aos objetivos da coleção; adequação das especificidades do manual do professor; respeito a princípios éticos necessários à construção da cidadania e de preceitos legais e jurídicos; atendimento às especificidades da disciplina; não utilização de material escolar como veículo de publicidade ou de difusão de marcas; não fazer doutrinação religiosa ou política; não veicular qualquer forma de preconceito ou discriminação. 
e. Correção dos conceitos, informações e procedimentos propostos; coerência e adequação da abordagem teórico-metodológica; adequação do projeto gráfico e da estrutura editorial aos objetivos da coleção; adequação das especificidades do manual do professor; respeito a princípios éticos necessários à construção da cidadania e de preceitos legais e jurídicos; atendimento às especificidades da disciplina; utilização de material escolar como veículo de publicidade ou de difusão de marcas; não fazer doutrinação religiosa ou política; não veicular qualquer forma de preconceito ou discriminação.
Feedback
A resposta correta é:
Correção dos conceitos, informações e procedimentos propostos; coerência e adequação da abordagem teórico-metodológica; adequação do projeto gráfico e da estrutura editorial aos objetivos da coleção; adequação das especificidades do manual do professor; respeito a princípios éticos necessários à construção da cidadania e de preceitos legais e jurídicos; atendimento às especificidades dadisciplina; não utilização de material escolar como veículo de publicidade ou de difusão de marcas; não fazer doutrinação religiosa ou política; não veicular qualquer forma de preconceito ou discriminação.
.

Continue navegando