Buscar

Avaliando 04 Psicologia Jurídica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201602566238)	Pontos: 0,1 / 0,1
Joana engravidou aos 36 anos de idade e em função de sua profissão, comissária de bordo, deixou sua filha Clarisse com sua amiga: Glória. Clarice foi para a companhia de Glória quando tinha 4 meses, logo após o término da licença maternidade de Joana. A companhia aérea que Joana trabalhava faliu, com isto, a mesma foi morar em Portugal e começou a trabalhar em uma companhia aérea daquele país. Joana não mais procurou Clarisse, nem tampouco enviou notícias a Glória. Glória manteve Clarisse do ponto de vista emocional e material. A mesma esperou o retorno da mãe durante anos. Glória, quando Clarisse completou 12 anos de idade, requereu a guarda da mesma. Diante do pedido formulado por Glória, citaram a mãe, Joana, que se manifestou nos autos com o intuito de intervir no processo de adoção para reivindicar a guarda de sua filha. Na vara da Infância e Juventude e do idoso, Comarca de Niterói, foi prolatada a seguinte sentença: Trata-se de um requerimento de adoção com destituição do poder familiar, formulado por Glória com relação à menor Clarice, filha de Joana (...) Na hipótese sub examem, verifica-se que a menor encontra-se sob os cuidados de Glória desde os quatro meses aproximadamente, sendo entregue a mesma pela própria genitora, conforme relatos colhidos pelos autos. A genitora, por outro lado, apresentou resistência ao pedido sustentando não ter submetido sua filha a situação de abandono, tendo em vista apenas entregar Clarisse aos cuidados da requerente em caráter precário, aduzindo que não visitou a filha pois estava sendo impedida (...) Ressalta-se que a impressão pessoal deste magistrado durante a colheita de provas é no sentido de que a menor está muito bem colhida pela senhora requerente, onde vive perfeitamente adaptada e feliz, o que foi de fácil visão durante a oitiva da adotanda, cujo depoimento encontra acostado nos autos (...) Acrescenta-se, conforme já mencionado, que o presente caso deve também ser regido pelo chamado princípio do melhor interesse da criança (...) Assim, além do vínculo afetivo, que já se faz presente entre adotante e adotada, as condições morais, psicológicas e materiais da autora lhe conferem credenciais para o bom cumprimento da nobre missão de adotar, construindo, assim, um futuro melhor para a adotada. O que foi privilegiado nesta decisão foi:
 a situação econômica de Glória o vínculo afetivo
o interesse de Glória em adotar
 o interesse de Joana para que Glória adote a autorização de Joana para a adoção
 2a Questão (Ref.:201602562100)	Pontos: 0,0 / 0,1
A partir dos conhecimentos adquiridos sobre o trabalho do psicólogo no Judiciário, marque a alternativa correta:
Os procedimentos na adoção são: cadastro e estágio de convivência
Na mediação, o mediador ajuda as partes a entenderem as comunicações feitas no processo judicial A guarda compartilhada pressupõe,em geral, que o ex-casal tenha uma convivência litigiosa.
 A violência cometida contra idosos é predominantemente social O perito psicólogo é o profissional de confiança do juiz
 3a Questão (Ref.:201603366619)	Pontos: 0,1 / 0,1
Qual é a finalidade da abordagem dos traços de personalidade?
 c) São características psicanalíticas do ambiente
 b) São características genéticas que o individuo apresenta para determinadas situações sem necessitar do ambiente para desenvolvê-las
 e) São características imutáveis do indivíduo.
 d) São características de traços que não mudam quando o individuo se apresenta em diferentes situações.
a) Seriam características consistentes do comportamento que podem aparecer em diferentes situações.
 4a Questão (Ref.:201603225707)	Pontos: 0,1 / 0,1
Complete as frases: O	é um tipo de conhecimento precário, leigo, repassado de um individuo
para outro sem maiores explicações ou aprofundamentos. Esse conhecimento é baseado na intuição. O
................................ compoe-se de um conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos da realidade, expresso por meio de uma linguagem precisa e rigorosa. esse conhecimento é obtido de maneira programada, sistemática e controlada.
1. conhecimento do senso comum e 2. conhecimento cientifico
1. conhecimento filosofico e 2. conhecimento do senso comum
 1. conhecimento do senso comum e 2. conhecimento filosofico
 1. conhecimento cientifico e 2. conhecimento do senso comum
 1. conhecimento filosófico e 2. conhecimento científico
 5a Questão (Ref.:201603182051)	Pontos: 0,1 / 0,1
Embora tenha passado por uma fase bastante voltada para a avaliação psicológica (a exemplo dos exames criminológicos), a atuação do psicólogo jurídico hoje tem se ampliado e deve ter como foco:
 Psicoterapia e realização de laudos e pareceres.
 O desenvolvimento de diagnósticos precisos sobre a personalidade dos sujeitos envolvidos, favorecendo assim as decisões do judiciário.
 A realização de psicoterapias, sobretudo com sujeitos que cometeram crimes, visando a elucidação das circunstâncias em que os mesmos ocorreram.
 Procedimentos de recrutamento e seleção para os funcionários do judiciário.
Para além das perícias e pareceres, o trabalho do psicólogo jurídico é o de apoiar, informar e dar orientação a cada caso, se preocupar com a saúde mental dos envolvidos, e criar condições para o fim da opressão e marginalização.

Outros materiais