Buscar

revisão de ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Cite dois tipos de conhecimento?
MÍTICO- linguagem fantasiosa, sem reflexão crítica, sem apresentar lógica.
RELIGIOSO- Baseia-se na fé, sem discussão; aceita ou nega o sobrenatural pela fé; crença no divino.
FILOSÓFICO - Filosofia é a base da ciência, nela as perguntas importam mais do que as respostas; Questiona o óbvio; É racional.
EMPÍRICO/ SENSO COMUM- baseado na vivência cotidiana, em experiências pessoais, na livre observação, assistemático, acrítico, superficial, ingênuo.
CIENTÍFICO- metódico, sistemático, crítico, rigoroso, comprovatório etc.
Quais as principais características do conhecimento cientifico?
Verificável, Sistemático, Racional, Replicável, Se baseia em fatos e Pode ser contestado por novos fatos.
Diferencie Behavorismo Metologico e Behavorismo Radical?
BEHAVIORISMO METODOLÓGICO
O objeto de estudo se restringe ao comportamento observável. Neste sentido na medida em que os aspectos do ambiente interno (consciência) não podem ser observados por observadores externos, e não poderiam, segundo essa abordagem, ser objeto de uma ciência. Watson não nega a existência da consciência, porém defende que a análise da mesma só pode interessar ao sujeito no âmbito de sua vida pessoal.
BEHAVIORISMO RADICAL
Se propõe a estudar eventos não observáveis, pois em uma visão behaviorista radical, esses fenômenos têm a mesma natureza que os demais fenômenos que constituem o homem: são fenômenos físicos, materiais. Em uma visão mentalista (psicologia introspectiva ou behaviorismo metodológico), ao contrário, esses fenômenos são encarados como tendo uma natureza diferente, não são de natureza física, são de natureza mental ou psíquica. Neste sentido é que o “behaviorismo” é considerado radical, não de extremo, mas de ir até a “raiz” dos eventos para buscar a ordem entre os eventos.
Diferencie Analise experimental do comportamento e Analise do comportamento?
Analise do comportamento É uma ciência com base nos fundamentos e princípios do behaviorismo skinneriano. Seu objeto é o estudo de interações organismo-ambiente. Interessa-se especialmente pelo homem, mas estuda também interações envolvendo outros animais sempre que houver algum motivo para supor que tais estudos possam ajudar no esclarecimento de interações homem-ambiente. Se divide em três subáreas, que são interdependentes entre si.
Analise experimental do comportamento é a área de pesquisa e produção empírica da análise do comportamento. Encarregada de conduzir a produção e validação de dados empíricos. Os principais métodos científicos utilizados pela AEC são a observação científica e a experimentação. A análise experimental do comportamento busca relações funcionais entre variáveis, controlando condições experimentais , manipulando variáveis independentes (mudanças no ambiente) e observando os efeitos em variáveis dependentes (mudanças no comportamento). 
Análise- objetivo de acessar o todo pela investigação minuciosa de suas partes
Experimental- produção do conhecimento de forma empírica, planejada e objetiva
Comportamento - relação interativa de transformação mútua entre o organismo e o ambiente.
Quais são os principais métodos científicos utilizados pela analise experimental do comportamento? 
O que é? E qual é a classificação dos eventos ambientais e comportamentais? 
EVENTOS AMBIENTAIS - Os eventos ambientais são as alterações que ocorrem no ambiente e antecedem e/ou seguem os eventos comportamentais no tempo e no espaço, por isso, são chamados de eventos ambientais antecedentes ou consequentes.
EVENTOS COMPORTAMENTAIS - Os eventos comportamentais são as ações promovidas pelo organismo cujo comportamento estamos analisando/observando; são os eventos comportamentais que os analistas do comportamento querem explicar.
da sua localização
 Neste caso podem ser chamado de eventos externos ou internos, conforme ocorram dentro ou fora do corpo do indivíduo cujo comportamento está em estudo.
da sua disponibilidade à observação
Eventos Público: quando mais de um observador pode ter acesso a eles
Evento privado- quando não pode ser observados por outros, apenas pelo próprio sujeito
quanto à sua natureza os eventos podem ser 
Eventos físicos - a função destes eventos sobre o comportamento decorre estritamente de suas características físicas 
eventos sociais - são uma categoria de eventos físicos que são produzidos pelo comportamento de outras pessoas (que não o sujeito sob análise) e cujo efeito sobre o comportamento do sujeito não resulta apenas de suas propriedades físicas, mas de convenções estabelecidas pelos grupos sociais. Os eventos sociais são, portanto um tipo especial de eventos físicos.
Descreva o condicionamento clássico? 
é um processo que descreve a gênese e a modificação de alguns comportamentos com base nos efeitos do binômio estímulo-resposta sobre o sistema nervoso central dos seres vivos.
Quais são as leis relacionadas na propriedade do reflexo? 
Lei da intensidade-magnitude: estabelece que a intensidade do estímulo é uma medida diretamente proporcional à magnitude da resposta. Estímulo com menor intensidade terá resposta com menor magnitude.
Lei do Limiar: esta estabelece que, para todo reflexo, existe uma intensidade mínima de estímulo necessária para que a resposta seja eliciada. Ou seja, é a intensidade mínima do estímulo para que a resposta ocorra.
Lei da latência- latência: é o tempo decorrido entre a apresentação do estímulo e a ocorrência da resposta. A lei da latência estabelece que, quanto maior a intensidade do estímulo, menor a latência entre a apresentação desse estímulo e a ocorrência da resposta. Ou seja, o tempo desorrido entre a apresentação do estímulo e a ocorrência da resposta é inversamente proporcional à intensidade do estímulo.
O que é recuperação espontânea?
A recuperação espontânea refere-se ao reaparecimento da resposta condicionada depois de um período de repouso ou período de menos respostas. Se estímulo condicionado e estímulo incondicionado não estão associados, a extinção irá ocorrer muito rapidamente após uma recuperação espontânea.

Continue navegando